Caros amigos da fotografia, publiquei mais um teste de filme no meu site. Até agora, no formato 4x5, tenho trabalhado com os filmes Fomapan 100 e Efke (como CHS 50 ou Rollei Tonal). Em grande parte, também por uma questão de custo. Como iniciante no grande formato, acabo produzindo bastante material descartado e preciso poder me dar ao luxo de fazer experiências e cometer erros. Com o fim da Efke, testei agora o Fomapan 200. As pesquisas nos fóruns não deram uma boa impressão desse filme. Muitos usuários tiveram problemas, reclamaram de defeitos na emulsão e não conseguiram um bom contraste nos negativos. Por isso, quis saber por mim mesmo e testei o filme primeiro em termos de exposição e revelação. Com essa base, fotografei alguns motivos e os revelei de maneiras diferentes. Em seguida, fiz cópias em papel baritado e as avaliei. Para mim, pessoalmente, o Foma 200 se saiu muito bem. As imagens ficam bonitas, com muitos tons. Os negativos podem ser bem impressos. O grão é extremamente fino e tem uma estrutura agradável. A relação custo-benefício é, portanto, adequada. Estou feliz por ter encontrado novamente um filme com o qual posso fotografar em 4x5 sem preocupações. Para todos que se interessam pelos valores iniciais de exposição e revelação: exponha entre 125 e 160 ASA (no caso da revelação N+ 1 1/2, até mesmo com 200 ASA). Revelado em XTOL 1+2, a 20 graus, em um tambor de papel em um equipamento rotativo Durst. O teste detalhado e as fotos correspondentes podem ser encontrados no meu site:
www.gilbert-mayer.ch, na galeria de fotos. Desejo a todos belos dias de neve com muitos motivos incríveis.