Gast
Tenho este aqui:
www.soehnle.de/produkte/kuechenwaagen/digitale-kuechenwaagen.html?sy_produkt[id]=146&cHash=8049c42b07
Pesa em incrementos de 0,1 g. Funciona perfeitamente!
Atenciosamente,
Wolfgang
Bonderer
[sub][size=4]Por que preparar soluções fotoquímicas por conta própria, se me permitem a pergunta.[/size][/sub]
[sub][size=4]Existem [/size][/sub][sub][size=4]casos assim com produtos fotoquímicos: fórmulas antigas, muito antigas, mas também novas, todas elas já bem desenvolvidas. Não existe uma solução milagrosa, mas se fosse possível, já a teríamos. Para isso, são necessárias as substâncias básicas na forma mais pura e anidra. Depois, o valor do pH, a qualidade da água e muitas outras coisas que influenciam o resultado. Produtos fotoquímicos são e sempre serão apenas compromissos: além dos riscos à saúde, da durabilidade e coisas do tipo, o material também precisa ser acessível e fácil de manusear. Eu lido profissionalmente
com produtos químicos e, nesse caso, quanto maior a quantidade, melhor e mais preciso eu consigo fazer minha preparação e ajustar determinados parâmetros
. Os fabricantes fazem preparações de 1.000 litros (ou mais) e, com uma quantidade dessas, um grama não faz diferença. Se você mesmo fizer...
Aliás, 0,1 g exato na balança não significa que isso esteja correto. As balanças simplesmente têm certas imprecisões de medição que não devem ser ignoradas, razão pela qual existem órgãos de calibração para que não sejamos enganados nas compras.
Balanças de farmácia ou balanças de barra são mais precisas e estão calibradas. A loja especializada em balanças tem pesos. Fica ainda mais difícil na hora de adquirir
substâncias de base. O livro de substâncias tóxicas da farmácia é, afinal, o menor obstáculo na preparação caseira... Mas se eu quiser ter matérias-primas de boa a muito boa qualidade,
quem me garante que o que recebo é realmente bom? Talvez esteja sujeito a contaminação, não tenho como saber. Se eu, como empresa, encomendar a quantidade X
na forma mais pura, recebo um certificado do que estou recebendo; pelo menos deveria ser assim. Quem puder, porém, deve verificar o que compra — controle de recebimento de mercadorias, por via das dúvidas.[/size][/sub]
[sub][size=4]Fabricar um revelador é algo muito complexo, cada detalhe é importante, é preciso trabalhar com a máxima precisão de acordo com a receita. [/size][/sub]
[sub][size=4]Existem reveladores prontos para uso, seja para filme ou papel, de diversos fabricantes; qual é então o sentido de fabricá-los por conta própria?[/size][/sub]
pierods
Obrigado, Analoger,
mas nesses [size=4]casos de reveladores experientes, não consigo encontrar o D-23...[/size]
Wolfgg
Na fotoquímica, não é necessária grande precisão, mas é preciso saber pesar quantidades mínimas. Nunca precisei de uma precisão superior a +/-5%, mas já tive que pesar quantidades tão pequenas quanto 1 mg. Quem quiser economizar o dinheiro de uma balança de laboratório pode fazer assim (link original inativo, acessível apenas via Wayback Machine):
http://web.archive.org/web/20091026231823/http://geocities.com/ResearchTriangle/Thinktank/5693/waage2.html
Seria bem adequado para um “químico amador”.
Com um cantoneira de alumínio de 10 mm x 10 mm e 50 cm de comprimento, comprada em loja de materiais de construção, habilmente posicionada como uma barra, é possível pesar 1 mg com precisão de 10%. Testado por mim mesmo.
Atenciosamente, Wolfgang