pierods
A FOTOIMPEX não conseguiu vender o filme Orwo?
Ouvi dizer que vocês vão tentar de novo.
AchimBauer
Olá, Pierods,
Não sei se a FOTOIMPEX vende esses rolos.
Mas existem vários filmes da Orwo. Um deles é o NP, ainda da produção da antiga Orwo. Eles são oferecidos no eBay em vários formatos, e a data de validade já passou, muitas vezes, há mais de 10 anos. Há opiniões divergentes sobre se faz sentido usá-los.
Os outros são os filmes da Filmotec em Wolfen. São filmes especiais para vigilância, adequados também para infravermelho; pelo menos um deles pode ser encontrado em cartuchos 35 mm comuns na Lomos, ou filmes cinematográficos como o UN 54 com 100 ASA ou o UN 76 com 400 ASA, e dizem que não têm nada a ver com os antigos.
Eles só estão disponíveis em rolos, mas também como filme de 30,5 metros que cabe em carregadores de filme comuns, se for a versão com núcleo.
Comprei um UN 54 no eBay e revelei dois rolos em RODINAL 1:50 por 9,5 minutos, com ótimos resultados. Mas ainda não o testei em comparação direta com outros filmes.
Se você quiser experimentar, basta perguntar na Filmotec ou na Wephota.
Atenciosamente, Achim
pierods
Obrigado, Achim!
Estou interessado no filme de 400 ISO, UN 74; talvez ele dê aquele “toque vintage”.
Vou ligar para a Wephota.
Wolf_XL
...não sei exatamente o que você entende por “vintage look”, mas o N74 é um filme versátil e sem pontos fracos. Como ele é produzido originalmente como material cinematográfico, pode-se presumir que variações nas propriedades da emulsão praticamente não influenciam o resultado. Em termos de granulação e nitidez, o filme consegue, sem dúvida, competir com os filmes comuns no mercado, como o HP5 ou o Tri-X. Aqui estão alguns dados de revelação:
http://www.digitaltruth.com/devchart.php?Film=Orwo&Developer=&mdc=Search
pierods
Obrigado, Wolf!
Tenho certeza disso, mas você só consegue comprar 200 metros da Orwo. Mesmo que queira fabricar seus próprios cartuchos, essa quantidade é um pouco exagerada...
Nos EUA, existem empresas que colocam isso em cartuchos. Então, pensei que a FOTOIMPEX também pudesse fazer isso...
Wolf_XL
...se desejar, também pode adquirir o rolo em uma bobina de 30,5 m...
pierods
Você está se referindo à própria Orwo? Vou perguntar, então.
Wolf_XL
...você pode até encomendá-lo diretamente nos EUA — há uma representação da ORWO lá. Eles oferecem até a bobina de 30 metros...
http://www.orwona.com/b-w-motion-picture-camera-films/
AchimBauer
Bem,
conseguir o rolo sobre os EUA, se é que existe por aqui, é um pouco complicado.
Não conheço o UN 76, mas comprei o meu UN 54 em um rolo de 30,5 metros pelo eBay; porém, quem o vendeu também o adquiriu de algum outro lugar. A Wephota oferece outros tamanhos sob encomenda e, pelo que ouvi dizer, também é possível encontrá-lo na Orwo em rolos de 30,5 metros. Nos EUA, aparentemente, é mais comum usar filmes cinematográficos para fotos estáticas, existem sites na internet onde são publicadas fotos disso, onde também são usados filmes cinematográficos Kodak em preto e branco, e há anos também foi oferecido aqui na Alemanha um filme colorido que produzia negativos com fotos em papel e diapositivos, que também se baseava em filme cinematográfico, mas foi um fracasso, pois, em primeiro lugar, era caro, tinha problemas de qualidade e só podia ser revelado nos EUA.
Não dá para falar em problemas de qualidade com base nos meus dois filmes de teste com o UN 54, ele é excelente.
Mas vou testá-lo em breve em comparação direta com outros filmes.
Atenciosamente, Achim
KPA40
Não é necessário fazer um pedido nos EUA. Também é possível encontrar rolos de 30 metros aqui na Alemanha:
http://www.wittner-k...m/kleinbild.php
Atenciosamente, Olaf
pierods
Ótimo, obrigado!