TiMo
Tive uma experiência bastante positiva com o filme mencionado acima, no formato 120. Eu realizo a exposição em ASA 6 ou 3, dependendo da situação, e geralmente obtenho resultados muito satisfatórios.
Ontem experimentei o filme no formato 4x5. Segui o mesmo procedimento do 120. O filme foi guardado na geladeira e ainda tem validade de um ano. Todas as fotos, exceto uma, ficaram como no anexo (a mancha clara circular é a lâmpada do teto, não um objeto no filme). A única foto que ficou melhor eu tinha tirado há algumas semanas. No entanto, ela também tem muito pouco contraste.
Ontem também fotografei com CHS 50 e ficou impecável. Portanto, o problema não está na lente.
Alguém sabe qual poderia ser o motivo?
Atenciosamente, Tim
piu58
> Alguém sabe qual poderia ser o motivo?
Filmes com sobreposições muito intensas (estamos falando de décadas) ficam assim. Ou material que sofreu danos químicos, principalmente por causa do sulfeto de hidrogênio.
TiMo
Recebi o filme há cerca de 8 semanas. Desde então, ele foi mantido em local fresco e, obviamente, não foi exposto a nenhum tipo de hidrogênio sulfureto. E, como já disse: a data de validade é até outubro de 2013.
Tandemfahren
Oi, só para descartar logo o erro mais bobo possível: é o mesmo filtro usado na MF, ou um igual ou semelhante?
Parece quase que o deslizador da cartucho foi exposto / a tampa ainda está colocada / o obturador está quebrado!
Em seguida, eu tentaria realizar a exposição de um filme IR sem filtro IR, para ver se acontece alguma coisa.
Atenciosamente, Frank
TiMo
Olá, Frank.
Usei o mesmo filtro. Posso descartar qualquer falha nas lentes. Utilizei quatro diferentes e as fotos tiradas com a CHS50 ficaram boas.
Acabei de fazer outro teste. Realizei a exposição de mais dois rolos. Sem filtro, em ASA 100. Um rolo da embalagem antiga e outro de uma que ainda não tinha sido aberta.
Ambos os rolos foram revelados junto com o CHS 50. O tempo de revelação foi 1 minuto mais curto para o IR, mas, naturalmente, deveria ser possível ver alguma coisa. No entanto, ambos os rolos apresentam o mesmo tom cinza da foto acima. Não é possível distinguir o menor detalhe do motivo.
A menos que haja algo muito importante no manuseio de filmes planos IR que eu não saiba, posso presumir que os filmes estão estragados.
Saudações, Tim
piu58
Por que não revela uma folha de filme não exposta? Os filmes infravermelhos são sensíveis; quem sabe o que aconteceu.
TiMo
Olá, Uwe,
O resultado da sua sugestão pode ser visto abaixo.
As folhas foram carregadas, como sempre, à noite, em uma sala sem iluminação, dentro de um saco opaco. Armazenadas na geladeira, na embalagem original e dentro de outro saco opaco.
A folha à esquerda é da embalagem que abri especialmente para esses testes. Essa embalagem está comigo há alguns meses.
A folha à direita é a primeira de uma embalagem que recebi anteontem.
Curiosamente, as folhas separadoras também são diferentes. Na embalagem boa, elas são pretas; na ruim, brancas.
Obrigado e um abraço,
Tim
TiMo
A equipe da Impex se mostrou muito compreensiva neste caso.
Agradecemos muito por isso.