bernhardmangelsgmxde
Até há pouco tempo, os papéis mencionados também estavam disponíveis na região de língua alemã como material padrão de baixo custo. Alguém sabe, por acaso, por que esse papel foi “eliminado” como opção econômica na Alemanha e na Áustria? Na Inglaterra, ele ainda está disponível a preços relativamente moderados, de modo que, mesmo fazendo um pedido pequeno, eu acabaria pagando bem menos em uma compra internacional, embora tivesse que arcar com 22 euros de frete. De alguma forma, não gosto de nenhuma das duas opções: pagar significativamente mais do que o necessário em um pedido da Alemanha ou da Áustria, ou pagar 15 libras + IVA em um pedido do Reino Unido... nesse caso, a DHL seria a principal beneficiária, o que não é o objetivo da coisa.
Gast
O Easy Print está disponível no anfitrião, não está?
bernhardmangelsgmxde
não quis dizer que ele foi retirado do mercado, mas sim que deixou de ser considerado um “papel de qualidade muito acessível de produção inglesa” e, portanto, uma alternativa barata, mas relativamente de alta qualidade ao MGIV e ao MCP, uma vez que os preços foram ajustados há algum tempo (parece que em 50-70%, dependendo do tamanho; os outros (MGIV, MCP, Fomaspeed VIII) tiveram um aumento de apenas cerca de 25% nessa ocasião, se bem me lembro).
Em princípio, não é problema. Não preciso comprar esse papel, e se quiser comprá-lo em Berlim, ele ainda está disponível. Se ficarmos nos formatos menores, dificilmente vamos nos endividar com isso... como papel “de uso diário”, seria bom ter alternativas baratas. (agora só existe o Foma, que já foi mais barato). Na Inglaterra, esse papel (ou um semelhante?) ainda está disponível como VC Select a um preço acessível; hoje em dia, também não é um grande problema fazer pedidos no exterior. Mas, claro, eu preferiria poder simplesmente fazer o pedido junto com outros itens, por exemplo, na Impex, mas sem ter que pagar 20-40% (dependendo da quantidade) a mais do que pagaria em um pedido separado pela Inglaterra, embora isso implicasse em cerca de 22 € de custos de envio.
TR
Há algum tempo, comprei — acho que na Impex — um pacote de Kentmere Vario-Baryt, porque custava exatamente o mesmo que o Fomabrom. Também fiquei surpreso com o rápido aumento de preço. A propósito, o papel em si não é melhor do que o da Foma — a menos que se insista em um tom de imagem P&B realmente neutro.