TR
Olá a todos,
Desde ontem tenho um lavador de fotos da Kaiser: na parte superior há uma barra com pequenos orifícios, por onde a água chega ao papel. Na parte inferior fica o ralo, por onde a água com os resíduos químicos pode escoar. A Impex também oferece um aparelho semelhante (apenas em formato de bandeja — o meu tem formato semicircular, como uma calha). No entanto, o lavador é anunciado aqui para “papel PE”. Sugere-se, portanto, que o “poder de lavagem” é relativamente baixo e não é suficiente para papéis baritados. O que vocês acham? Eu também lavaria meu papel baritado com um dispositivo desses — com um tempo de lavagem prolongado, é claro, e com um banho acelerador de drenagem antes.
Thomas
MirkoBoeddecker
Olá, Thomas,
não queremos sugerir nada de negativo ;-)
O aparelho em forma de concha difere do semicircular. O semicircular é um lavador de barita, que vendíamos antigamente, mas que já não é mais fabricado.
Por que um é agora um lavador de barita e o outro um lavador de PE?
Isso se deve ao fato de que os papéis PE precisam e podem ser lavados rapidamente e com alta pressão.
Depois disso, eles estão suficientemente lavados e o processo é rápido o suficiente para que a água não penetre pelas laterais e cause ondulações.
Os papéis baritados, por outro lado, precisam ser lavados por um longo tempo. Isso também seria possível sob pressão na cuba, mas consumiria uma quantidade desproporcional de água.
Por isso, constroem-se essas cubas de lavagem para papel baritado (ou, hoje em dia, as de plexiglas). É importante que o ralo esteja localizado no ponto mais baixo da cuba e, assim como na sua lavadora, seja conduzido por um transbordamento de forma que a lavadora não esvazie mesmo com pouco fluxo de água.
Um fluxo reduzido é suficiente para drenar a água impregnada de sal fixador, enquanto o sal continua a se difundir lentamente do suporte de papel do papel baritado.
Atenciosamente,
Mirko