Olivinyl
Olá a todos
Gostaria de tirar algumas fotos em infravermelho num futuro distante (quando o sol voltar a brilhar e a grama e as folhas das árvores estiverem verdes novamente).
Como se sabe, o efeito Wood não é tão forte nesse filme, já que a resposta termina aos 720 nm.
Mas dá para “brincar e testar”, né?
Tenho um filtro de 720 nm.
Quem tem experiência com esses filmes?
Gostaria de saber um pouco sobre o tempo de revelação ou o ajuste de revelação em comparação com a revelação de um filme de 200 ASA (ADONAL & Xtol).
Qual configuração de ASA na câmera proporciona resultados razoáveis e um efeito legal?
Abraços, Oliver
da1nee
Minha última consulta à Maco revelou que o Rollei Retro 400S é o mesmo filme que o Superpan 200.
Citação do Sr. Barth, da Maco:
[font=Verdana][size=2]O Retro 400S sempre contou com o AVIPAN 200, que a Agfa Gevaert cortou para nós em rolos de 35 mm e 61,5 mm. Usamos o mesmo filme para o Superpan 200.[/size][size=2]
[font="Verdana"]Por quê? Porque, na época, lançamos no mercado o Superpan 200 como uma alternativa ao Agfa SCALA 200 no processo de inversão. Os estoques do Agfa SCALA são finitos e não podem ser repostos. O Retro 400S é oferecido por nós como um filme pancromático “normal”.[/size]
[size=2]
[font=Verdana][size=2]O que, pessoalmente, ainda não me faz sentido: por que a Maco coloca na sua página inicial a ficha técnica do Avipan 400, se o Retro 400S nem sequer é esse filme, e por que esses dois filmes têm preços diferentes, já que são obviamente a mesma coisa.[/size][/size][size=2]
[font=Verdana][size=2]Pela minha parte, estou extremamente cético em relação aos filmes da Rollei.[/size][/size]
bernhardmangelsgmxde
Então... parece que o Retro 400S já foi o Avipan 400 / ASP 400. Pelo menos é o que diz um tal de Hartmuth Schröder no fórum aphog...
http://www.aphog.de/...=22639&start=15
Assim, com o Retro 400S e o Infrarot 400S, foram oferecidos dois filmes baseados no AviPan 400.
wosis123
...com base em... pode significar tudo (ou nada)!
Maco foi/é bastante criativo nesse aspecto...
Olivinyl
Olá a todos,
Sem querer ofender, mas eu não queria saber quais filmes são idênticos!
É sabido que a Maco gosta de ser extremamente criativa, trocando de fornecedores de filme ou de emulsões, mas não altera as fichas técnicas.
Infelizmente, isso não tem nada a ver com o assunto ou com a pergunta!
Perguntei sobre o uso dos filmes mencionados acima para fotografia infravermelha, especialmente o revelamento adaptado (tempo de revelação em relação à exposição e revelamento de 200 ASA) e a configuração ASA/Din na medição TTL com filtro de 720 nm.
Gostaria de ver fotos de exemplo e, de preferência, experiências pessoais.
Atenciosamente, Oliver
michael-kielgmxnet
Olá, Oliver,
Esquece a medição TTL se estiveres usando um filtro infravermelho. A única solução é medir com um exposímetro externo (ou sem filtro) e ajustar a sensibilidade do filme. Dependendo da nebulosidade e da posição do sol, eu recomendaria ajustar para algo entre 12 e 25 ASA com este filme. O melhor é fazer uma série de exposições e tomar as notas correspondentes. Assim, mais tarde você terá referências sobre qual configuração funcionou em cada situação.
O revelamento ocorre então como de costume, já que o filme foi exposto corretamente, levando em conta o fator de filtro.
Olivinyl
Olá,
Então, se o filme for exposto a 12 ASA com um filtro de 720, ele será revelado pelo mesmo tempo que a 200 ASA sem filtro?
Atenciosamente, Oliver
piu58
Minha experiência com o SP 200 e o filtro de 720: é preciso realizar a superexposição em 3 a 4 pontos de luz em relação à indicação normal. Em dias ensolarados, chega-se a valores de 1/30 a f/5,6–f/8.
Wolf_XL
...o Superpan 200 é bem adequado para infravermelho. Com um filtro Hoya R72, eu o submeto a uma exposição de 25 ASA e revelo o filme em A49, seguindo as instruções da bula. A propósito, as fotos IR são mais fáceis de tirar com uma câmera de visor — pois com uma SLR e o filtro IR na frente, fica muito impraticável em termos de foco e composição da imagem...
O Superpan é um filme sem complicações, que também me agrada bastante em "uso normal" — com uma exceção: no Rollei RHS, ainda não consegui revelar um único filme que fosse utilizável... Testados e aprovados por mim como "bons" estão o A49, o D76 e — caso se goste de reveladores que mancham — o Märsch Tanol Speed
Olivinyl
Olá a todos,
Muito obrigado!
michael-kielgmxnet
Sim, no ATOMAL, o Superpan 200 tem um bom desempenho; chega a atingir quase 200 ASA na exposição sem filtro. Em termos de aparência, ele se assemelha um pouco ao Foma 200, mas tem mais contraste.
Olivinyl
Testei o Superpan 200 / ASP 400S / Retro 400S com ADONAL/RODINAL.
Usei uma diluição de 1+25, revelei por 6 minutos e 30 segundos a 20 °C. Agitei continuamente por 30 segundos e, depois, agitei suavemente duas vezes a cada 30 segundos.
O filme atinge 160 ASA / 23 DIN e tem uma gama média de 0,74.
Nas zonas 3 a 7, o filme fica ligeiramente abaixo da linha ideal e, a partir da zona 7, a curva se torna mais acentuada.
Zona 8: 1,65
Zona 9: 2,21
Zona 10: 2,58
Aos 7 minutos, ele fica na linha ideal das zonas 1 a 6,0, depois sobe vertiginosamente! Gama 0,81
Para a diluição 1+50, já tenho um rolo pendurado no varal para secar.
O Xtol 1+2 será feito na próxima semana. Estou seguindo os valores de Jörg Bergs.
Mas obtive resultados bem legais com o revelador de mesa, durante a exposição do filme em 800-1600 ASA.
500 ml de água + 3 ml de ADONAL + 50 ml de Xtol. 18 °C.
30 seg. de inclinação contínua, 5 inclinações suaves a cada 30 minutos. Tempo total: 120 minutos.
Pouco grão, nitidez elevada, cópias de grau 2 e digitalização sem problemas.
Atenciosamente, Oliver
ultra8
Olá, Oliver,
Faça uma boa exposição, com bastante luz, e vai dar certo. Aposto na Kodak!
A propósito, o texto sobre o XTOL já está disponível aqui:
http://blog.joerg-be...weiter-auflage/
Atenciosamente,
Jörg
piu58
> O filme tem sensibilidade de 160 ASA / 23 DIN e um gama médio de 0,74.
Isso já é bastante intenso. Não se deve tentar fazer retratos com ele.
> Nas zonas 3 a 7, o filme fica um pouco abaixo da linha ideal e, a partir da zona 7, a curva se torna mais acentuada.
Essa também é a minha experiência. O A49 é o revelador que melhor atenua esse efeito, de todos os que experimentei.
Olivinyl
Olá a todos,
Os valores para a ASP 400S em RODINAL 1+50 já estão prontos.
RODINAL / ADONAL 1+50 a 20 °C: agitação por 30 segundos / 2 agitações suaves a cada 30 segundos.
10:30 minutos
A curva fica ligeiramente abaixo da linha ideal da Zona 1 à 7, e se torna mais acentuada a partir da Zona 7.
Zona 4: 0,40
Zona 5: 0,55
Zona 6: 0,76
Zona 7: 1,10
Zona 8: 1,50
Zona 9: 1,90
Zona 10: 2,20
125 ASA / 22 DIN - Gama 0,73
Atenciosamente, Oliver
EDIT: Valores ASA / DIN e gama alterados!
TiMo
Olá, Oliver,
obrigado por publicar os resultados dos seus testes.
Atenciosamente, Tim
Olivinyl
Vamos em frente,
ASP 400S em Xtol 1+1 a 20 °C por 12:30 min.
Agitação contínua por 30 segundos; a cada 30 segundos, agitar rapidamente 5 vezes em 5 segundos.
100 ASA / 21 Din - Gama 0,66
Zona 1 - Zona 8 abaixo da linha padrão; a partir da Zona 8, ligeiramente acima da linha padrão
Zona 2: 0,12
Zona 3: 0,26
Zona 4: 0,39
Zona 5: 0,55
Zona 6: 0,75
Zona 7: 1,00
Zona 8: 1,30
Zona 9: 1,55
Zona 10: 1,68
LG Oliver
EDIT: ASA e gama alterados!