ruhrlichter
Olá a todos,
Como iniciante, estou prestes a revelar meu primeiro filme sozinho.
Tenho o tanque de revelação da AP para dois filmes 35mm (e os produtos químicos, é claro). Já estava quase preparando o revelador quando me veio à cabeça uma pergunta de iniciante:
Quanto líquido revelador se coloca na lata? Enche-se a lata até a borda? Ou apenas até a metade?
Não encontrei nada no manual da AP e, sobre o filme (APX100), só encontrei diluições e ritmos de agitação, mas nenhuma quantidade de líquido.
Então, quanto revelador/fixador etc. deve-se colocar no recipiente?
Saudações da região do Ruhr
Christoph
alias Ruhrlichter
ThomasPauly
As capacidades de enchimento estão indicadas na parte de baixo da lata; para dois rolos de 2 KB, pelo que sei, são 630 ml.
ruhrlichter
Presumo que não faça diferença se eu revelar um ou dois filmes, certo? A quantidade de líquido é sempre a mesma?
Depois desse começo, só pode melhorar…
TR
Quando a lata estiver em pé, o filme ou os filmes devem estar totalmente cobertos pela solução reveladora. Você pode verificar isso previamente com os carretéis em uma determinada quantidade de água. É melhor colocar um pouco a mais do que a menos — alguns reveladores produzem espuma.
Exceção: se você estiver realizando o chamado “revelamento por rotação”, o que certamente não é o seu caso. Nesse caso, basta uma quantidade menor de solução reveladora.
TiMo
Os tanques AP têm as especificações de revelação impressas na parte inferior. O seu deve ter os dados para 1x135 (135 corresponde ao formato 35 mm), 2x 135 e 120/220 impressos.
Se for a primeira vez que você faz isso, não recomendo revelar dois rolos de uma vez. Se você errar, os dois vão para o lixo.
Saudações, Tim
ruhrlichter
Obrigado pela ajuda de vocês,
Acabei de revelar meu primeiro APX em ADONAL 1:50 por 13 minutos e, pelo menos até agora, deu certo: consegui reconhecer os motivos
:-)
Amanhã vou tentar o processo positivo…