Robin_
Olá, pessoal do fórum,
antes de começar, vou me apresentar rapidamente. Sou o Robin, tenho 23 anos e, há quase um ano, também sou “revelador amador”.
Agora, vamos à minha pergunta. Na primavera, tirei algumas fotos de família e as dei de presente para minha sogra. Ontem, quando fui
visitá-la, dei uma olhada nas fotos novamente. Descobri que a borda da foto, ou seja, logo antes de a imagem passar para a margem branca,
está levemente acastanhada (cerca de 1 mm). Mas apenas na borda. No centro da imagem não se vê nada. Será que fixei por tempo insuficiente? Uso Tetenal Superfix 1+9 e fico com um tempo de fixação de cerca de 2 minutos. Também faço o teste de tempo de fixação em intervalos regulares. Isso normalmente deveria ser suficiente. As cópias mencionadas são em papel PE.
Ainda não tinha visto nada parecido nas minhas fotos. (Mas elas também não estão penduradas na parede).
Desde já, muito obrigado. Atenciosamente,
Robin
piu58
Que tipo de papel é esse? Foma? Parece que sim. Não dá para usar em cópias que vão ficar penduradas na parede, atrás de um vidro, por muito tempo.
Provavelmente, a Foma usa o substrato de papel para papel colorido, que contém TiO₂. Esse componente — conhecido há muito tempo — causa degradação da imagem. (Isso vem de uma conversa com o Mirko, que conhece todos os fabricantes de PE: na verdade, existe apenas um em todo o mundo.)
Robin_
Ah, que interessante. Sim, essa cópia é definitivamente Fomaspeed, mas a outra talvez seja Ilford. Não sei dizer com certeza.
Será que todos os papéis Foma se comportam assim ou apenas certos tipos de PE?
A única maneira de evitar isso é colocar as fotos no álbum e não pendurá-las na parede, certo?
Atenciosamente
Olivinyl
Olá a todos,
Isso é bem interessante. Eu pretendia comprar um estoque de papel PE novo no final do ano.
Mas eu teria optado pelo MCP nos tamanhos 10x15, 13x18 e 18x24.
Qual é a função do dióxido de titânio no papel de suporte para impressão colorida?
Será que o suporte PE “mais barato” do papel colorido é o que explica a diferença de preço?
Atenciosamente, Oli
piu58
> Será que o suporte de PE do papel colorido "barato" é o que explica a diferença de preço?
Provavelmente. Afinal, o papel colorido é produzido em quantidades muito maiores.
> Dióxido de titânio para uma função
Como base branca, em vez do sulfato de bário ("Bayt").
Eu também observei o comportamento que você mencionou com o papel Foma. É comum que “fotos de família” fiquem guardadas atrás de um vidro por anos. Isso foi descrito em detalhes por Ctein em seu livro “Post Exposure”, de 2000. Nos anos 90, Ctein realizou experimentos em grande escala sobre esse tema. A revelação com selênio evita o problema, aliás, provavelmente até mesmo o Sistan.
A Agfa (que ainda existia na época) também realizou experimentos, confirmou as observações de Ctein e alterou a composição do papel. A Ilford substituiu o TiO₂ em 2004. Não sei nada sobre a Kodak, mas isso já é história. O problema “foi considerado resolvido”.
A Foma provavelmente usa suportes coloridos. Como o TiO₂ reage com a prata, mas não com os corantes, ele não causa problemas no papel colorido. Como já foi dito, existe apenas um único fabricante de substrato sem TiO₂ (Schüller, em Weißenborn), e o papel dele é um pouco mais espesso que o da Foma. Isso pode ser facilmente verificado comparando-se o Foma-MCC ou, se preferirem, o Foma-Ilford. O Mirko pesquisou o mercado e não encontrou nenhum outro fabricante de papel. Isso sugere que a Foma usa suportes coloridos. É claro que isso não está comprovado.
Robin_
Desde já, obrigado pelas muitas informações. Agora já estou um pouco mais informado. É que eu já queria
pendurar alguns dos meus quadros. Depois vou ver quanto tempo eles duram :spudnikwinky: .
Atenciosamente,
Robin
bernhardmangelsgmxde
O Foma atual não usa a mesma plataforma que todos os outros? (Acho que li algo nesse sentido em algum lugar)
piu58
> O Foma atual não tem o mesmo suporte que todos os outros?
Basta você comparar — ele é um pouco mais fino.
bernhardmangelsgmxde
Meus estoques estão bem mais reduzidos... S. Junghans falou sobre uma mudança:
http://www.aphog.de/forum/viewtopic.php?f=2&t=17527&p=171695
O Fomaspeed também pode ser processado à máquina com excelentes resultados,
especialmente o tipo Vintage 314 (grão fino, brilhante), que funciona muito bem na Thermaphot.
Com a variedade 310, talvez eu fosse um pouco mais cauteloso,
porque a Foma está passando por um processo de transição de um suporte de papel comparativamente
muito (demais) fino em relação à Ilford para uma variedade comparável à da Ilford.
Renate
Em qual camada se encontra o titânio? Se eu conseguir expor a camada, farei uma análise dela.
Em experiências anteriores, constatei que o oxigênio livre altera a prata. No entanto, o efeito também dependia da duração da lavagem. Por isso, lavo meu papel de forma bem mais minuciosa do que o indicado na literatura. Minhas fotos em papel Foma-PE em molduras estão ficando lentamente acinzentadas. Não se observam descolorações acastanhadas.
Atenciosamente,
Renate
Robin_
Já que estamos falando nisso, tenho outra dúvida sobre papel. Recentemente, ganhei de uma conhecida três caixas de
Agfa Record Rapid. Duas delas ainda estavam fechadas. É claro que eu quis testar o papel imediatamente. Mas, depois da exposição, o papel fica sempre
cinza. Ou seja, já tem uma imagem impressa, mas o resto não fica mais branco. Isso nunca aconteceu comigo antes com nenhum outro papel. Quando tiro a lâmpada Duka moderna
e deixo acesa apenas a lâmpada antiga de filamento de carbono, melhora um pouco. Mas o problema não desaparece totalmente. A que se deve isso? É muito antigo? Luz difusa? Mas nunca notei luz difusa em nenhum
outro papel até agora.
Atenciosamente,
Robin
ThomasPauly
O efeito de difusão é típico de materiais sobrepostos. Pelo que me lembro, o Record Rapid foi descontinuado há mais de 15 anos. Nesse sentido, o resultado não é surpreendente.
Robin_
Tudo bem, então já estou a par da situação.
piu58
> Em qual emulsão se encontra o titânio
No papel, sob a gelatina. Como camada de branqueamento óptico.
Robin_
Olá, pessoal do fórum
Tenho uma pergunta importante que já foi feita de várias maneiras, mas que nem sempre fica clara.
Fiz a exposição, revelei e fixei um Ilford Delta 3200. Quando tirei da lata, vi que estava bem “acinzentado” (o suporte do filme).
Revelei-o em RODINAL 1+25 (sei que muitos dizem que fica muito granulado, etc...), parei o processo e fixei por 4 minutos em Tetenal Superfix Plus 1+4 bem fresco. O tempo de clarificação foi de 1 minuto, então 4 minutos deveriam ser suficientes. Em seguida, lavei por 15 minutos no Jobo Cascade. É normal que tenha ficado tão cinza? Fiz algumas cópias hoje e não houve problema.
Mas ficaria muito grato por um conselho.
Atenciosamente, Robin
k-g
Pela minha experiência, isso é bem normal no Delta 3200.
Atenciosamente,
Karl-Gustaf
TR
De que época é esse filme? É normal que haja um tom acinzentado em materiais muito antigos (filme e papel).
piu58
(Postagem duplicada)
Robin_
Bem, comprei há uma semana e já me apaixonei. Não olhei a data de validade.
piu58
> Em que emulsão está o titânio… vou fazer uma análise disso.
Debaixo da gelatina, em cima do papel.