Robin_
Olá, pessoal do fórum,
antes de começar, vou me apresentar rapidamente. Sou o Robin, tenho 23 anos e, há quase um ano, também sou “revelador amador”.
Agora, vamos à minha pergunta. Na primavera, tirei algumas fotos de família e as dei de presente para minha sogra. Ontem, quando fui
visitá-la, dei uma olhada nas fotos novamente. Descobri que a borda da foto, ou seja, logo antes de a imagem passar para a margem branca,
está levemente acastanhada (cerca de 1 mm). Mas apenas na borda. No centro da imagem não se vê nada. Será que fixei por tempo insuficiente? Uso Tetenal Superfix 1+9 e fico com um tempo de fixação de cerca de 2 minutos. Também faço o teste de tempo de fixação em intervalos regulares. Isso normalmente deveria ser suficiente. As cópias mencionadas são em papel PE.
Ainda não tinha visto nada parecido nas minhas fotos. (Mas elas também não estão penduradas na parede).
Desde já, muito obrigado. Atenciosamente,
Robin
piu58
Que tipo de papel é esse? Foma? Parece que sim. Não dá para usar em cópias que vão ficar penduradas na parede, atrás de um vidro, por muito tempo.
Provavelmente, a Foma usa o substrato de papel para papel colorido, que contém TiO₂. Esse componente — conhecido há muito tempo — causa degradação da imagem. (Isso vem de uma conversa com o Mirko, que conhece todos os fabricantes de PE: na verdade, existe apenas um em todo o mundo.)
Robin_
Ah, que interessante. Sim, essa cópia é definitivamente Fomaspeed, mas a outra talvez seja Ilford. Não sei dizer com certeza.
Será que todos os papéis Foma se comportam assim ou apenas certos tipos de PE?
A única maneira de evitar isso é colocar as fotos no álbum e não pendurá-las na parede, certo?
Atenciosamente
Olivinyl
Olá a todos,
Isso é bem interessante. Eu pretendia comprar um estoque de papel PE novo no final do ano.
Mas eu teria optado pelo MCP nos tamanhos 10x15, 13x18 e 18x24.
Qual é a função do dióxido de titânio no papel de suporte para impressão colorida?