Não. O diluente de Farmer é um clareador e fixador em um só produto. Mas você pode primeiro clarear e, após uma breve lavagem, fixar a prata retro-revelada. Isso tem a vantagem de que, caso você tenha exagerado no clareamento, basta retro-revelar novamente e recomeçar do início. Com o diluente de Farmer, a prata retro-revelada é removida imediatamente.
É possível ver um resultado já na primeira etapa — o clareamento — ou isso só aconteceria na fixação? Nesse caso, seria possível trabalhar diretamente com o atenuante.
Costumo tratar pontos específicos das minhas fotos com o atenuante de Farmer. Há muito tempo uso duas garrafas da marca Spur que comprei na Impex: dissolvo 1,5 ml de A + 1,5 ml de B em 100 ml de água (dura cerca de 1 hora). Se aplicar isso com uma esponja sobre um tom cinza médio, logo se notará um clareamento. Para tons mais claros, eu faria uma diluição maior.
Trato assim, por exemplo, a pele em retratos, quando quero deixá-la um pouco mais clara. As áreas escuras da imagem são extremamente difíceis de tratar com isso — surge então o tom amarelado mencionado por Uwe, se se forçar o papel com isso. Aqui, porém, também é possível criar efeitos “pictorialistas”, se se exagerar com uma solução mais forte. O fato de as áreas mais escuras reagirem pior ao atenuante do que as mais claras também é uma vantagem: assim, há uma certa “máscara” e é possível tratar as áreas mais claras sem que o entorno mais escuro seja afetado. Aumenta-se parcialmente o contraste.
Eu atenuei os positivos da seguinte forma: Após a fixação, trate a folha molhada à luz do dia com uma esponja sobre uma superfície lisa apenas por um breve momento e enxágue sempre imediatamente com água. Aqui é preciso trabalhar gradualmente. É muito fácil que uma parte da imagem fique repentinamente totalmente corroída se não se tomar cuidado. Nesse caso, a folha terá que ser descartada. Por precaução, coloco o papel novamente no fixador por um breve momento após o enfraquecimento.