Brille
Olá a todos.
Primeira postagem e já com uma pergunta ;)
Posso deixar meus reveladores na Duka dentro das bandejas (talvez cobertos) e usá-los novamente na próxima vez? Eles deveriam, na verdade, mudar de cor quando não puderem mais ser usados.
Muito obrigado pela ajuda!
piu58
O revelador deve ser colocado em um frasco, e até mesmo o reservatório de ventilação deve ser reabastecido. Também não deixo o fixador na bandeja, embora isso não cause nenhum dano químico: há sempre o risco de que sujeira caia nele, e essa sujeira acabe indo parar diretamente nas fotos.
TiMo
Quando faço uma pausa de duas horas no laboratório fotográfico, cubro o revelador e o fixador. Caso contrário, sempre os coloco de volta na garrafa.
Eu reutilizo os produtos químicos várias vezes; geralmente até atingir o limite de uso recomendado ou até perceber que eles estão esgotados. No entanto, antes de usar o fixador, sempre faço um teste rápido.
Ao despejar na bandeja, eu filtro os produtos químicos por uma peneira de malha fina.
TR
No laboratório da universidade onde estudo, os produtos químicos também ficam sempre na bandeja, que é simplesmente coberta com uma grande “tampa”. O fixador é preparado apenas uma vez por semestre. Isso funciona muito bem. Aqui, as quantidades e concentrações que reagem de forma indesejável com o ar também são bastante elevadas.