Muep
Olá!
Quero comprar uma nova lente teleobjetiva ou versátil e já cheguei ao ponto em que só preciso escolher entre duas opções:
A Canon 70-200 4L: eu poderia conseguir uma usada (por pouco tempo) com um conhecido por pouco menos de 600 € e é uma lente excelente.
A Tamron A20 N 28-300: eu compraria
nova pelo mesmo preço; ela tem uma faixa de focagem maior, mas, por outro lado, não é tão sensível à luz.
Estou inclinado para a Tamron, porque na verdade prefiro cobrir uma faixa ampla com a mesma lente e porque é nova; por outro lado, sempre quis ter uma Canon — mesmo que seja só para testar se o preço a mais que se paga realmente vale a pena.
Vocês têm alguma opinião sobre isso que possa me ajudar a decidir?
Atenciosamente,
Muep
Tandemfahren
Sim, já vi. Esqueça a Tamron. Eu também recomendaria fortemente que você comprasse a Canon com estabilizador (opticamente, elas são idênticas). A menos, é claro, que você fotografe SEMPRE com tripé.
A Canon não é apenas nominalmente mais luminosa; você também pode abrir totalmente a abertura da lente sem qualquer receio. É uma ótima peça.
Nunca tive a Tamron nas mãos, mas ela não se saiu bem em vários testes. O fato de existir uma zoom de 10x tão barata que realmente oferece bons resultados é simplesmente bom demais para ser verdade.
E “o que é bom demais para ser verdade, é bom demais para ser verdade”, como dizem os latinos ;-)
minha opinião,
Frank
AchimBauer
Olá, Muep,
Vou dar um conselho que nada tem a ver com fotografia, além da qualidade da imagem e da luminosidade.
Não sei como você fotografa: se sai à caça de imagens de forma específica ou se carrega seu equipamento em todos os passeios em família?
Se você usar a Tamron, poupa-se de ter uma segunda ou até terceira lente, talvez com alguma perda de qualidade.
Cheguei a um ponto em que prefiro abrir mão da qualidade em favor do peso, a menos que eu vá especificamente atrás de fotos; nesse caso, porém, economizo no deslocamento.
Quanto à Canon, dá uma olhada no eBay para ver quanto custa, em média, uma usada.
Atenciosamente, Achim
TiMo
Olá, Muerp,
Pela minha parte, nunca compro nada da Sigma, Tamron e similares. Simplesmente porque o valor de revenda é bem inferior ao dos “fabricantes originais”. Pelo menos aqui.
Eu também nunca compraria lentes novas, porque se economiza muito comprando usadas. É claro que é importante poder examinar as lentes usadas antes da compra ou ter um revendedor em quem se confia.
Atenciosamente,
Tim
Muep
Olá!
Desde já, obrigado pelo feedback!
@Frank: Costumo ter um tripé (de bolso), mas nem sempre o levo comigo; você tem razão, um estabilizador não seria nada mal. Mas teria que dar uma pesquisada melhor para ver se encontro algum usado por aí. Considerando o preço de novo, quase desmaiei ;-) Por que é que o que é bom tem que ser sempre caro...
@Achim: Esse é exatamente um dos motivos pelos quais a Tamron entrou na minha lista de finalistas. Quando estou “só dando uma volta”, gosto mesmo de levar apenas o essencial, mas ainda assim quero ter várias opções para tirar fotos, desde instantâneos e registrar belas paisagens até retratar as crianças brincando com a esposa. E se pensarmos que a maioria usa as câmeras dos celulares para isso, mesmo com a Tamron os resultados não ficariam tão ruins assim ;-)
@Tim: Até agora ainda não vendi nenhuma lente, mas, quando realmente consegui me desfazer delas, dei de presente para amigos de aniversário. Também raramente compro novas, por isso meu acervo é pequeno o suficiente para eu ficar com a maior parte. Por isso, o valor de revenda não é tão importante para mim pessoalmente. No entanto, voltará a ser relevante assim que eu chegar ao ponto de ter várias lentes com a mesma função. Mas isso ainda vai demorar um pouco :)
No momento, ainda estou inclinado a ficar com a Tamron, mesmo que os argumentos contrários não pareçam errados. Vou pensar um pouco mais sobre isso...
Atenciosamente,
Muep
Urnes
Então, no que diz respeito ao superzoom, tudo depende de onde você está fotografando e, principalmente, da quantidade de luz disponível. Se você tiver luz suficiente e conseguir manter uma velocidade de 1/250 com ISO 400 e abertura f/8, pode ser uma ótima opção. Se você tiver menos luz e precisar ficar sempre verificando se o tempo de exposição ainda está dentro da faixa aceitável e tiver que prender a respiração para não tremer, isso se torna cansativo. Em ambientes internos, a profundidade de campo também é menor, a menos que você use o flash. E você deve testar antes para ver se consegue lidar com a distorção. Pois ela certamente é maior do que na Canon.
Atenciosamente, Sven.
Muep
Hum. Acho que vou ficar com a Canon mesmo. Não curto usar flash, mas aumentar o tempo de exposição só dá certo se os objetos não estiverem muito em movimento. O que, infelizmente, não é bem o caso das crianças. ;)
cfb_de
Especialmente ao usar o flash, é bom ter uma intensidade de luz constante em toda a faixa de distâncias focais. E, pelo que sei, a Tamron não oferece isso.
Atenciosamente,
Franz