pittyman
Caros colegas, gostaria de perguntar sobre suas experiências com a capacidade do fixador positivo,
já que, aparentemente, estou bem abaixo da capacidade indicada.
Antes de mais nada: estou testando meu fixador com iodeto de potássio. 10 g para 100 ml; normalmente deveriam ser 19 g, terei
que ajustar isso da próxima vez.
Preparação atual 1+9 – 1 litro
Com PE, consigo chegar a cerca de 35 folhas 13x18 e começa a aparecer turvação no teste; com barita, já a partir de pouco menos de 25. Isso é normal? Já tentei também com uma breve lavagem intermediária após a parada, pois suspeitava de arrastamento, mas isso também não surtiu efeito.
A capacidade indicada para a maioria dos fixadores é de 450 folhas 18x24 por litro, o que daria 45 folhas por litro de solução de trabalho 1+9. Mas agora estou apenas na metade. :spudnikcurse:
O que está errado, ou as especificações do fabricante são otimistas demais? Devo fazer uma solução mais concentrada, 1+4?
Agradeceria muito se pudessem me dar algumas dicas!
Atenciosamente, da DuKa
Dirk
piu58
Em princípio, faz sentido preparar o Fix com uma concentração mais alta. O tempo de processamento é menor e, no caso do barita, ele não penetra tão profundamente no feltro. Eu sempre uso a proporção 1+4 e aproveito o litro para 75 folhas de 18x24. Esse número eu tirei de alguma embalagem e ele foi testado (não com iodeto de potássio, mas com o tempo de clarificação de pedaços de filme).
O seu fixador tem exatamente metade da concentração e, por isso, também deve dar para 45 folhas. Faça o teste com pedaços de filme.
pittyman
Olá, Uwe,
Só conheço o teste do pedaço de filme para o fixador. Será que ele também serve no processo de revelação de positivos? E, se sim, como?
Você está se referindo a 75 folhas de papel baritado?
Saudações de Dresden
Dirk
sputnik
Eu revelo em papel barita e fixo com o fixador alcalino ATS da Moersch. Diluição 1+5. Para uma solução de 1 litro, descarto o líquido após revelar 50 folhas de 18x24. Para outros formatos ou quantidades de solução, você precisa fazer o cálculo correspondente.
piu58
> Só conheço o teste do pedaço de filme para o fixador. Será que ele também serve no processo de positivo e, se sim, como?
Meça o tempo de clareamento. Isso não dá para ver no papel. Um filme cúbico normal deve ficar claro em um minuto.
> Você está falando de 75 folhas de papel baritado?
Não, PE. O papel baritado, no máximo, só 50 folhas.
pittyman
Acabei de mergulhar um pedaço de filme no meu recipiente com fixador usado.
Ele ficou transparente após 1 minuto, mas, após o teste com iodeto de potássio, o fixador estava claramente esgotado,
ou seja, mais de 2 g/l. Agora estou um pouco inseguro. 50 folhas de 18x24 equivaleriam a cerca de 2 m² por litro,
por isso, com a diluição 1+9, cheguei apenas à metade. No entanto, ainda não consigo
explicar por que razão no produto
do nosso anfitrião consta uma capacidade total de 450 folhas 18x24.
sputnik
Quando eu era criança no Leste e assistia à TV do Oeste, também nunca consegui entender por que as donas de casa do Oeste sempre tinham, por acaso, um pacote de 5 kg de “Weißer Riese” nas mãos quando eram abordadas no bonde. :-)
bernhardmangelsgmxde
A Westfernsehen não nos ajuda em nada aqui. Existem fixadores com os quais dá para fixar facilmente tanto material quanto o prometido pelo fabricante. E não precisam ser necessariamente os produtos mais caros.
Pessoalmente, comprei apenas um frasco de Adofix... que acabou depois de 6 meses. Bem, é só uma amostra de 1, dificilmente representativa. Agora existem fóruns na internet... pela minha impressão, há anos o Adofix é sempre o culpado quando as pessoas relatam que, apesar da aplicação correta, não obtêm fixação suficiente, ou se surpreendem por terem um tempo de clarificação de 6 minutos com fixador novo, ou constatam, como aqui, que só é possível fixar metade da quantidade de papel indicada.
Não sei dizer se o Adofix é simplesmente pior do que outros produtos ou se a qualidade é boa e apenas algumas garrafas ruins aparecem de vez em quando, mas acho que não há o que discutir que, pelo menos em algumas fases, há algo errado com esse produto. Será que o fixador é um produto tão complexo que não é possível fabricá-lo com a qualidade prometida ao comprador de forma consistente?
piu58
Eu sempre uso Adofix. A única coisa que já me aconteceu foi ter obturações com enxofre; aí, já estava tudo perdido. Naquela época, porém, eu tinha comprado um galão que ficou na adega por uns três anos.
> algumas garrafas com defeito
Mal consigo imaginar. Pode ser que um lote inteiro tenha dado problema. Mas isso teria causado um alvoroço bem maior.
TiMo
Uwe, você sabe por quanto tempo as garrafas fechadas duram, mais ou menos, à temperatura ambiente normal?
Obrigado e um abraço,
Tim
Bonderer
Olá
Os fabricantes sabem muito bem por que nunca colocam uma data de fabricação ou um prazo de validade nos produtos. O cliente ameaça reclamar...
Essa história do número de lote está mais para um truque de mágica.
Uso Adofix desde que um frasco de Ilford Hypam, que nem tinha chegado à metade, estragou.
Mas mesmo com o Adofix (apenas garrafas de um litro), já me aconteceu isso antes. A última das cinco garrafas começou a estragar-se cerca de 8 a 10 meses após a compra. A loja onde o comprei disse que às vezes há algum lote que estraga rapidamente.
Mas também pode ser o efeito da geladeira: a palete mais recente é colocada na frente e vendida primeiro.
O produto é barato e, por isso, não vale a pena fazer uma verificação.
Eu uso apenas na diluição 1+4, 1 litro de solução dá para no máximo 12 filmes ou 10 a 15 folhas de papel barita 24x30, um pouco mais de papel RC, algo em torno de 30, sendo que preparo 2 litros de solução na cuba. Quantidades maiores de RC no Thermaphot com fixador mecânico.
E com filmes, nunca chego ao limite de aproveitamento. Como iniciante, paguei caro por isso. Depois de 4 a 5 anos, vários dos meus filmes estavam estragados. Como não sabia o motivo, enviei algumas tiras para a Ilford, que na época ainda se chamava assim.
Para ver se ainda davam para salvar de alguma forma e o que aconteceu com elas? A resposta foi desanimadora: mal fixadas e com fixação insuficiente. Desde então, uso o fixador em concentração alta e não esgoto mais até o limite da capacidade, além de usar apenas fixador líquido, nada de pó.
Mais uma coisa sobre durabilidade: ganhei alguns galões de fixador Kodak de uma liquidação de laboratório de um jornal. O produto estava, segundo a Kodak, cerca de 12 a 15 anos vencido, e só o último galão está estragado. Ilford ou Adofix, tão antigos assim já não aguentam.
Talvez tenha a ver com as matérias-primas ou com o processo de fabricação, ou talvez a Kodak tenha preparado uma mistura especial para os jornais/profissionais. A editora comprava diretamente da Kodak para todas as suas redações de jornais.
TiMo
Mas você está me deixando em pânico com esses seus filmes estragados.
Existe algum teste para verificar se os negativos foram fixados adequadamente? No caso das cópias, dá para resolver com uma gota de selênio.
Saudações, Tim
piu58
> Garrafas fechadas à temperatura ambiente
Fechadas ou abertas, não faz diferença. A temperatura ambiente é melhor do que a adega; o Fix tende a se deteriorar no frio. Até agora, ele sempre durou dois anos a 16 °C, mas, quando passou de três anos, surgiram problemas.
Bonderer
Olá, TiMo
Não se preocupe com os rolos. Era um fixador em pó, da Tetenal, naquela época. Estava disponível em qualquer loja de fotografia e, pelo que me lembro, dava para 10 rolos, que eu também fixava. Desde então, uso concentrado líquido, não aproveito mais até o fim e também não deixo parado por muito tempo.
E se eu fixar apenas 6 ou 7 rolos, ele é descartado mesmo assim e não fica parado por muito tempo. Se necessário, preparo uma nova solução.
Naquela época eu não fazia assim: o fixador ficava pronto até eu ter fixado todos os rolos e, de vez em quando, acabava fixando mais 1 ou 2 rolos porque o pó não se dissolvia bem e demoraria muito para preparar uma nova solução.
Além disso, hoje fixo por um tempo um pouco mais longo, enxáguo mais abundantemente e uso AGFA Sistan como proteção de longa duração. Desde então, não tive mais problemas.
TR
Um fixador não pode fazer mais do que "fixar em branco" um filme. Se ele consegue fazer isso com um pedaço de filme P&B "clássico" em menos de um minuto, certamente podemos presumir que ainda está funcionando. Se isso não funcionar, basta preparar uma nova solução. Não há motivo para dúvidas aqui. Eu faço testes de tempo de fixação com um pedaço de filme P&B “clássico” antes de cada fixação — seja filme ou papel.
TiMo
Olá, Analoger,
Há algum tempo venho sempre fazendo a fixação dupla. Assim, a gente fica sempre do lado seguro. Só nos primeiros filmes é que não fiz isso, por isso levei um susto.
Obrigado também pela dica sobre o armazenamento, Uwe. Senão, eu teria achado que quanto mais fresco, melhor.