auckland
Olá,
Tenho enfrentado repetidamente um fenômeno que, a esta altura, já não consigo mais explicar. Mais especificamente, em quase todos os rolos que revelo com o revelador TMAX, aparecem manchas brancas em pontos aleatórios do filme – veja as digitalizações dos negativos:
As imagens estão ampliadas em cerca de 10 vezes (boné) e 4 vezes (plataforma). No negativo seco, elas aparecem (visíveis apenas com uma lupa) no lado da camada como uma camada prateada-escura que não pode ser removida. É digno de nota que esse defeito ocorre apenas com o revelador TMAX, mas não com o RODINAL ou o D76, que também usei ocasionalmente. Por outro lado, com o revelador TMAX, isso acontece em todos os filmes (TMX e TMY, HP5+, Kentmere 400 etc.). Às vezes, apenas em uma ou duas fotos; outras vezes, a cada cinco fotos, mais ou menos.
Meu processo:
1. Revelação em revelador TMAX 1+4 em frasco Paterson a 24 graus (filmes TMAX) ou 20 graus (emulsões clássicas) (agitar quatro vezes a cada 30 segundos)
2. Enxágue intermediário com água da torneira (três vezes com água, agitando cinco vezes cada)
3. Fixação em fixador ADOX 1+9 por 5-10 min (tempo de clarificação duplo/triplo, dependendo do filme)
4. Lavagem segundo Ilford
5. Banho rápido em água destilada com Mirasol aprox. 1:600
6. Secagem ao ar em ambiente limpo e tranquilo
Preparo o revelador e o fixador com água da torneira.
No processo digital, geralmente consigo retocar as manchas, mas quero voltar a usar os negativos no ampliador, e aí a coisa fica complicada.
Alguém tem alguma ideia do que possa estar causando isso? Formação de bolhas devido a resíduos de agentes humectantes da rodada anterior? Resíduos de halo de luz?
Agradeço qualquer dica relevante.