Nic
Olá,
Gostaria de revelar o Rollei RPX 400 com ADOX ADONAL. Alguém já tem experiência com isso?
Que diluição e quais tempos de revelação vocês recomendariam?
Muito obrigado
Nic
Morte
Sim, eu.
Gosto bastante dele. No site digitaltruth só consta um único tempo de revelação (8 min com diluição 1+25 para RODINAL), mas, no meu caso, o resultado ficou com um grão terrivelmente grosso. Então, simplesmente adaptei o tempo para o Tri-X: 13 min com diluição 1+50. Resultados maravilhosos, na minha opinião.
E mesmo com ASA 3200 (27 min, mas a 22 °C), ele ainda produz imagens surpreendentemente boas. Aí fica com mais grãos, mas continua bonito.
piu58
Revelei algumas rolhas de RPX. Elas combinam bem com o revelador Rollei RHS-DC. É também um revelador de uso único, econômico e fácil de manusear. Talvez não seja tão durável assim.
Wolfgg
Ou algo mais exótico: RODINAL 1+140 por 70 minutos a 20 °C, agitação apenas no primeiro minuto, seguida de revelação estática; a partir do 23º minuto, vire o frasco de cabeça para baixo e deixe repousar assim pelo tempo restante para garantir uma revelação uniforme. No entanto, isso só funciona com frascos grandes (>800 ml), pois, caso contrário, a quantidade de concentrado é insuficiente e é melhor encher o frasco completamente (tirando todo o ar). O tempo e a diluição valem apenas para RPX400 e revelação em N (sistema de zonas).
A alta diluição reduz o pH do RODINAL, que de outra forma seria bastante alto, e suprime a formação de aglomerados típica do RODINAL, resultando em negativos nítidos, com grãos finos e equilibrados.
Atenciosamente, Wolfgang
Olivinyl
Olá a todos,
Eu também queria perguntar aqui sobre os tempos de revelação com RODINAL 1+50 para o filme ISO 400. Só encontrei o tempo de 8 minutos com 1+25 e um de 20 minutos com 1+50.
Alguém já testou o filme em 1+50 RODINAL/ADONAL a 400 ASA?
Os tempos do X-Tol da ficha técnica servem?
400 ASA 1+1 9,5 - 12 min.
800 ASA 1+1 14,5 min.
Caso contrário, eu teria começado na próxima semana a testar o filme usando o “método de teste de filmes do Uwe”, expondo e ampliando.
@ Uwe, ótimo artigo. Obrigado!
Abraços, Oliver
Ihagee1937
Sim, eu.
Gosto bastante dele. No site digitaltruth só aparece um único tempo de revelação (8 minutos com uma diluição de 1+25 para o RODINAL), mas, no meu caso, o resultado ficou com um grão terrivelmente grosso. Então, simplesmente adaptei o tempo para o Tri-X: 13 minutos com uma diluição de 1+50. Resultados maravilhosos, na minha opinião.
?
Era exatamente isso que eu queria saber. Acabei de testar e funcionou maravilhosamente bem, obrigado.
Magirus
Olá, Ihagee1937
Tem alguma comparação com outros reveladores para o Rpx400?
Como é a granulação?
Atenciosamente, Bernd
mattes
Ou algo mais incomum: RODINAL 1+140 por 70 minutos a 20 °C, agitação apenas no primeiro minuto, seguida de revelação estática; a partir do 23º minuto, vire o frasco de cabeça para baixo e deixe repousar assim pelo tempo restante para garantir uma revelação uniforme. No entanto, isso só funciona com frascos grandes (>800 ml), pois, caso contrário, a quantidade de concentrado é insuficiente; além disso, é melhor encher o frasco completamente (retirando todo o ar). O tempo e a diluição valem apenas para RPX400 e revelação em N (sistema de zonas).
A alta diluição reduz o pH do RODINAL, que de outra forma seria bastante alto, e suprime a formação de aglomerados típica do RODINAL, resultando em negativos nítidos, com grãos finos e equilibrados.
Atenciosamente, Wolfgang
Isso parece muito interessante.
Depois de ter conseguido limpar a emulsão de um filme esquecido no banho-maria, fiquei um pouco mais cauteloso. Quanto mais tempo o filme fica molhado, mais sensível ele se torna. Além dos 70 minutos no revelador, ainda há o tempo de fixação e lavagem. Uma pequena pergunta: você faz alguma coisa para endurecer os filmes que revela por tanto tempo?
Matthias
grommi
Depois de ter conseguido limpar a emulsão de um filme que havia esquecido na banheira de água, passei a ser um pouco mais cuidadoso. Quanto mais tempo o filme fica molhado, mais sensível ele fica. Além dos 70 minutos no revelador, ainda há o tempo de fixação e de enxágue. Uma perguntinha: você faz alguma coisa para endurecer os filmes que revela por tanto tempo?
Matthias
€
Conheço o RPX400 muito bem. Realizo a exposição dele, como ISO 800, por uns bons 80 minutos a 24 °C em Caffenol-C-L, fixo e enxáguo normalmente e, em seguida, limpo o filme molhado com um pano de cozinha dobrado em forma de V. O filme aguenta isso sem problemas. Gosto muito desse filme. Depois de ter sido, por um tempo, idêntico ao Kentmere 400 (que nunca gostei), ele agora está de volta à sua forma original. Graças a Deus ou a quem quer que seja.
€
€
Não tive problemas com emulsão amolecida em nenhum filme atual durante tempos de revelação longos. Os antigos Efkes e seus parentes, ou seja, possivelmente também o CHS 100 II, são considerados sensíveis a isso. Embora o CHS 100 II supere de longe o antecessor Efke em todos os outros aspectos. Um filme excelente com qualidade de fabricação perfeita. Mas isso é só um comentário à parte.
Georg
13 minutos a 1+50. Resultados maravilhosos, na minha opinião.
€
Morte, você agitou o tempo todo? Inspirado pela sua postagem, experimentei os 13 minutos com 1:50 (ADOX APH09, que, segundo a FOTOIMPEX, é praticamente idêntico ao ADONAL/RODINAL), agitando continuamente no primeiro minuto e, depois, a cada 30 segundos. Estou muito satisfeito com os negativos. De qualquer forma, obrigado pela dica!
Atenciosamente,
Georg
Olivinyl
Olá, Georg,
Entretanto, já fiz o teste de calibração do filme com ADONAL/RODINAL/R09 na proporção de 1 para 50.
Realize a exposição do filme com 250 ASA e, em seguida, revele por 14 minutos e 30 segundos. Agite 15 vezes nos primeiros 30 segundos e, depois, agite duas vezes a cada 30 segundos, durante 5 segundos.
Atenciosamente, Oliver
Morte
€
<blockquote class="ipsBlockquote" data-author="Morte" data-cid="14787" data-time="1349121199">
<div>
13 minutos com 1+50. Resultados maravilhosos, na minha opinião.
€
Morte, você agitou o tempo todo? Inspirado pela sua postagem, experimentei os 13 minutos com 1:50 (ADOX APH09, que, segundo a FOTOIMPEX, é praticamente idêntico ao ADONAL/RODINAL), agitando continuamente no primeiro minuto e, depois, a cada 30 segundos. Estou muito satisfeito com os negativos. De qualquer forma, obrigado pela dica!
Atenciosamente,
Georg
€
</div>
</blockquote>
Não continuamente, mas constantemente no primeiro minuto, depois agitar a cada 60 segundos, 3-4 vezes. Esse é o meu procedimento com o RODINAL. Eu uso o seu ritmo de agitação com o ATOMAL 49. Mas não importa: o que conta são os resultados! Fico feliz que você tenha tido experiências semelhantes às minhas.
Georg
Agora, afinal, não estou mais tão satisfeito com os negativos :rolleyes: O contraste não é nada de outro mundo e o que mais me surpreende é o céu em todos os filmes, ou seja: as contaminações. Na verdade, elas só ficam visíveis quando o céu aparece na foto. Revelação em Adox APH09, 13 minutos, o primeiro minuto com a lata inclinada o tempo todo, depois uma vez a cada minuto por 30 segundos. Eu tinha um total de 6 rolos na lata. Os Adox CHM 400 Pro (ou seja, Ilford HP5) ficaram realmente ótimos. Os negativos do Rollei RPX 400 ficaram com um tom azulado e apresentam os defeitos descritos e mostrados abaixo. Alguém tem alguma ideia do que eu possa ter feito de errado?
Obrigado e um abraço,
Georg
€
Aqui
está uma imagem de exemplo
grommi
Olá, Georg,
como o Uwe já te respondeu em outro lugar, o filme está claramente subrevelado. O RPX400 precisa de um tempo de revelação bem maior do que o HP5+, então revelar os dois juntos na mesma lata não dá certo. O filme precisa mesmo de uma revelação forte para “acordar”, mas depois fica ótimo. No meu caso, ele fica bastante tempo e bem quente no Caffenol-C.
Quanto às manchas, infelizmente não me vem nada à cabeça. Exceto que o primeiro lote de 120, há alguns anos, apresentou defeitos assustadores, mas isso já deveria ser coisa do passado. Eu, mesmo assim, perguntaria ao fabricante/distribuidor. A base do filme é colorida. Isso proporciona uma proteção contra halos de luz que não é totalmente perfeita, ao contrário do HP5+, onde uma emulsão especial se encarrega disso. Ele precisa fazer algo melhor para que ainda seja comprado.
Atenciosamente – Reinhold
HenningH
Peço desculpas pelo desvio do assunto: já se sabe quem vai usar o HP5? :o
grommi
Olá, Henning, o suporte do HP5+ não é transparente, mas, no meu caso, é bem mais claro do que o do RPX400.
HenningH
Ok... *ufa* Já estava achando que todo mundo ia achar que a cinta transparente era o máximo.