Igel
Olá,
Estou procurando um revelador de compensação adequado para fotografia panorâmica (Horizon 202). O Diafine parece ser uma substância “à prova de erros” e praticamente de graça. Mas não precisa ser necessariamente barato — os negativos precisam permitir boas impressões. Suponho que o MZB seja mais adequado para isso. Alguém tem experiência com ambas as substâncias? Meu filme padrão é o Tmax400 revelado em Xtol 1:1.
Agradeço pelas respostas, Matthias
ThomasPauly
Entre os reveladores de duas etapas disponíveis no mercado, vale a pena mencionar também o Tetenal Emofin. Minha experiência se baseia no Diafine e no Emofin, que, em termos de resultados, considero equivalentes. Ambos demonstram suas vantagens especialmente com o clássico Tri-X-Pan de alta sensibilidade, no qual à notável capacidade de compensação de contraste se soma ainda um aumento significativo da sensibilidade. Na minha opinião, o Tri-X deve ser usado com 1000 ASA em ambos os reveladores. Essa combinação é, portanto, ideal para fotografia com luz disponível e fotografia de ação; já na fotografia de arquitetura e paisagem, tender-se-á a optar por filmes de sensibilidade baixa a média. O APX 100 atinge 200 ASA no Diafine — e isso com boa definição nas sombras e sem perda de detalhes na faixa das luzes. O novo SILVERMAX, que carrega os genes do APX 100, permite esperar resultados semelhantes.