Morte
Caros colegas,
até agora, usei o ADOX ADOSTAB apenas para negativos.
No fim de semana, gostaria de mergulhar nele uma série de impressões em papel baritado que já estão secas e, em seguida, secá-las com o método da fita adesiva molhada. Como não sei se vou conseguir fazer tudo de uma vez, minha pergunta é:
Alguém sabe por quanto tempo essa solução dura na garrafa Jobo? Trata-se apenas de um, no máximo dois dias.
Além disso: se eu mergulhar as fotos completamente secas no banho e deixá-las lá por cerca de 2 minutos (é assim que sempre faço com negativos), preciso/devo pré-umedecê-las para abrir os poros ou algo assim, ou dá para fazer assim mesmo? O tempo de imersão em água é suficiente para que as fotos possam ser montadas planas sobre placas de vidro?
Muito obrigado pela ajuda e pelos conselhos!
Morte
piu58
O ADOSTAB é praticamente igual ao Sistan. Tem validade ilimitada, mesmo quando diluído. Pode ser usado até a última gota.
Não é necessário colocar imagens secas; ele também pode ser usado como etapa final da rega. No entanto, nesse caso, o Sistan/ADOSTAB acaba sendo submetido à diluição pela água que entra no sistema e deve ser substituído após algum tempo.
TR
Imagino que suas imagens “secas parcialmente” estejam onduladas. Provavelmente, você precisaria deixá-las de molho na água por algum tempo para que o material volte a ficar maleável.
Bonderer
"Prático" não significa o mesmo: o Sistan deixa resíduos amarelados, enquanto o ADOSTAB deixa resíduos avermelhados. Além disso, tive um desastre total com o ADOSTAB, mas, felizmente, não com filme, e sim com papel RC. Na verdade, eu só queria melhorar a estabilidade a longo prazo. Depois de secar na secadora, quase todas as fotos apresentavam pequenas manchas avermelhadas e desbotadas. Eu tinha feito uma quantidade um pouco maior para ter fotos para mostrar e acabei jogando todas no lixo. Depois, me dei ao trabalho de recortar esses erros em algumas fotos e enviá-las; claro que eu queria saber o que e por quê. Infelizmente, justamente essas amostras acabaram se estragando... Desde então, não uso mais ADOSTAB, só Sistan; se não conseguir mais, vamos ver, talvez selênio ou banho de ouro. Se for para usar ADOSTAB, primeiro testar com algumas cópias sem importância para ver o que acontece. Caso contrário, selênio ou banho de ouro, aí a gente fica do lado seguro, só que precisa enxaguar bem de novo. Isso não é necessário com o ADOSTAB.
Morte
Ótimo, agora já temos respostas para algumas perguntas. Testar a técnica antes em uma cópia “sem importância” nunca é uma má ideia.
O que vocês acham, faz diferença se uma folha seca de papel baritado absorve a solução ADOSTAB, se a gente a coloca antes em água pura, já que assim ela não consegue absorver tanta solução?
Piu58, normalmente eu faria assim também: o tratamento com ADOSTAB no final da cadeia de revelação. Mas como sempre trabalho lá à noite, queria deixar o tratamento final e a montagem nas placas de vidro para o dia, afinal, em algum momento a gente precisa dormir. Por isso, resta apenas a questão interessante de quanto tempo uma folha (seca) deve ficar na solução para se “desondular” (já que as cópias ficam, naturalmente, bastante onduladas). A título de comparação: quando coloco uma folha nova no revelador por cerca de 90 segundos após a exposição, ela fica pesada e macia durante o transporte para o banho de parada e não fica mais ondulada/dobrada no banho. Em princípio, esse tempo deveria ser suficiente, não é?
A propósito, trata-se de cópias no formato 24x30.
Obrigado a todos!
sputnik
Por que você se dá a todo esse trabalho, afinal?
Um papel baritado tratado corretamente com produtos químicos novos e que, além disso, tenha sido devidamente molhado, com certeza vai durar muito mais tempo do que você. Sem precisar de ADOSTAB nem de outros produtos para remoção de manchas. :)
Morte
É bem simples:
De qualquer forma, preciso molhá-las, porque não ficam bem planas (não tenho uma prensa a seco, mas também prefiro o brilho sedoso da secagem ao ar).
E como quero vender as cópias, prefiro jogar pelo seguro.
Na verdade, é só isso. ;-)
Bonderer
De qualquer forma, molhe bem antes de aplicar o ADOSTAB, já que o produto deve agir na camada de gelatina de prata e não penetrar no feltro de papel, ou pelo menos o mínimo possível. Após o tratamento, não se deve molhar novamente, mas, se você tiver feito isso, conte-nos como foi. Abraços e boa sorte
piu58
> A prática difere: o Sistan deixa resíduos amarelados, enquanto o ADOSTAB deixa resíduos avermelhados
O que é eficaz é o rodaneto. O Sistan utiliza a sal de potássio, enquanto o ADOSTAB utiliza a sal de amônio.
> Se for regado adequadamente, com certeza sobreviverá a você sem problemas.
Isso depende das condições. Na gaveta, com certeza. Encerrado em uma moldura e exposto à luz do sol, talvez a situação seja um pouco diferente. O Sistan não é prejudicial e é fácil de manusear. Não altera a tonalidade da imagem. Não há realmente nada contra isso.
Morte
Mais um breve complemento, já que me pediram isso acima:
Recentemente, deixei as cópias secas de molho na solução de ADOSTAB por cerca de 6 minutos (preparação conforme as instruções). Após esse tempo, foi possível estendê-las sem problemas sobre placas de vidro e secá-las de maneira perfeitamente lisa usando o método da fita adesiva.
Não tive nenhum problema com o ADOSTAB. Não ficaram manchas nem outros resíduos visíveis, e o tom da imagem, como desejado, não sofreu alterações. A perda de líquido causada pela absorção das cópias secas também não é relevante; eu poderia ter mergulhado várias outras folhas sem precisar preparar uma nova solução.
Conclusão: estou satisfeito, o processo foi totalmente tranquilo e o esforço mínimo. Com certeza farei assim novamente.