MiJa
Boa noite a todos,
estamos planejando fazer uma viagem pela China no ano que vem, claro que com guia e acompanhantes...
E agora estou preocupado com os muitos rolos de diapositivos que pretendo levar e trazer de volta com uma exposição perfeita :-)
Quais procedimentos de segurança é melhor seguir ao viajar de avião? Existem caixas à prova de radiação? É preciso declarar os rolos de filme? A câmera e o resto também?
Alguém tem alguma experiência com isso e não quer guardar só para si??
Agradeço qualquer dica!
Saudações de Colônia
Michael
TiMo
Coloque os rolos de filme na bagagem de mão; a câmera, dependendo do tamanho, também pode ir na bagagem de mão.
Nunca tive nenhum problema (exceto na Coreia do Norte, onde tive que engolir os rolos de filme para conseguir levá-los para fora do país). Os scanners do aeroporto não devem mais causar danos aos rolos de filme.
piu58
> A câmera também?
>
> Se possível, não coloque filme na câmera, principalmente no caso de câmeras de foco manual. Às vezes, eles verificam se há explosivos dentro do corpo da câmera.
wosis123
Também levo minhas câmeras (KB) sempre na bagagem de mão; elas são inspecionadas em busca de explosivos quase todas as vezes, mas são limpas com uma espécie de tira de papel que depois é inserida em um aparelho de análise que, aparentemente, detecta vestígios de explosivos; leva apenas 1 a 2 minutos.
Pelo menos nos aeroportos alemães, já estou esperando que me chamem para um “tratamento especial”.
Urnes
Então, na Índia, não foi problema levar os filmes no passaporte. Deu tudo certo. Para a bagagem de mão, os três pacotes de dez eram simplesmente muito volumosos para mim.
Atenciosamente, Sven.
KaiKlindt
Na minha opinião, o risco para nossos filmes reside menos nas verificações nos aeroportos e mais nas constantes inspeções de segurança em museus e outros pontos turísticos. Essas inspeções aumentaram consideravelmente nos últimos anos e, aparentemente, os padrões aqui não são tão rigorosos (nem tão favoráveis aos filmes) quanto nos aeroportos. Uma conhecida minha passou por essa experiência recentemente, após uma viagem à Índia. Os filmes em rolo preto e branco, cuidadosamente expostos durante a exposição, especialmente os de maior sensibilidade (ASA 400), ficaram visivelmente danificados. Muito irritante.
Atenciosamente, Kai
bernhardmangelsgmxde
Até agora, não tive problemas com os scanners de bagagem de mão no aeroporto nem com os scanners que, por exemplo, na China, ficam em frente a todas as estações de trem, rodoviárias e estações de metrô. O rolo de filme na câmera nunca foi um problema para mim. No entanto, já passei pela inspeção de explosivos várias vezes... A Praktica parece ser mais popular entre os terroristas do que entre os turistas.
Já tive marcas de radiação em filmes que estavam na bagagem grande. Três de cada dez filmes apresentavam marcas, principalmente no início, bem visíveis. A segunda metade do filme estava OK.
Morte
Nunca tive nenhum problema (exceto na Coreia do Norte, onde tive que engolir os filmes para conseguir levá-los para fora do país).
TiMo, você está falando sério? Como se faz isso: uma colherada grande de pudim de baunilha, depois um filminho, depois outra colherada...? Isso parece realmente perigoso! (Mas com certeza melhor do que passar alguns anos em uma prisão norte-coreana...)
MiJa
Saudações a todos!
Olá, isso é o que chamo de informação rápida! Obrigado a todos!
Ainda não tinha ouvido falar dessa história dos muitos scanners na China, aprendi mais uma coisa!
Conclusão: nada de preocupações — filmes de sobra!
@TiMo+ Morte: não gosto tanto assim de pudim de baunilha...
Saudações de Colônia
Michael
AchimBauer
Olá, Michael,
Faz muito tempo desde a minha última viagem de avião, mas, por precaução, eu costumava guardar meus filmes em saquinhos protetores — são saquinhos de plástico com um revestimento interno. Nunca tive problemas, mesmo quando os agentes de segurança insistiam em passar os filmes pelo raio-X antes da revista manual.
Dá uma olhada se ainda existe esse tipo de produto.
Atenciosamente, Achim
thomas_l
Para que você quer esses vigias? Dê graças a Deus se você não tiver nenhum ou não precisar deles.
Nunca tive experiências ruins com os aparelhos de raio-X, nem mesmo na China.
Na China, você precisa tomar mais cuidado com outras coisas, embora isso dependa de onde você estiver. Se você estiver em Xangai, Pequim ou em qualquer outro lugar, normalmente a polícia não vai incomodar você por ser estrangeiro. No Tibete ou em Xinjiang, a situação é um pouco diferente. O que é realmente perigoso para o Ministério da Segurança do Estado local são, por exemplo, mapas em que as fronteiras não estão traçadas da maneira que a China considera correta (por exemplo, mapas indianos são proibidos por causa da fronteira da Caxemira) ou uma maçã que não tenha a autorização de importação necessária (isso aconteceu comigo; a polícia de fronteira ordenou que eu comesse a maçã imediatamente antes de cruzar a fronteira alfandegária, que ficava exatamente onde o capuchinho, digo, o funcionário da alfândega estava...). Aqui você precisa ter cuidado ao fotografar locais confidenciais, como estações de trem ou algo do tipo... Não, não se deixe intimidar, a China é um país incrível para se viajar e, como já disse, fora dessas áreas politicamente delicadas, isso não representa nenhum problema para os turistas
Abraços, Thomas
pittyman
Olá, Michael,
As orientações que você recebeu até agora sobre a bagagem de mão estão corretas. As malas são submetidas a uma dose mais alta de radiação durante a inspeção. Este ano, viajei para a Islândia com 50 filmes em rolo Tri-X 400 na bagagem de mão e, por curiosidade, perguntei no controle de segurança tanto na ida quanto na volta. Em ambos os casos, me disseram que o scanner é definitivamente seguro até 1000 ASA. Após o revelamento, também não notei nenhum defeito ou embaçamento nos meus filmes. Portanto, você tem três opções: fotografar digitalmente, confiar na tecnologia ou colocar todos os seus filmes em embalagens de 3200 ASA e insistir na inspeção manual :spudnikshooter:.
Atenciosamente,
Dirk
thomas_l
Na China também fazem a verificação manual; eu já experimentei. Mas acabei desistindo logo, porque as discussões eram muito cansativas. Nenhum funcionário se dispôs a se mover mais do que o estritamente necessário.