O revelador SPUR possui um sistema inibidor, o que torna este filme razoavelmente utilizável em termos de imagem. No Copex, cuja curva de sensibilidade é bem menos acentuada, isso funciona bem; no CMS 20, o resultado é mediano: as áreas claras tendem a queimar. Este não é um filme para a luz ofuscante do verão.
[font=Times New Roma[size=3][color=#000000] [/colo[/size]
[size=4][color=#000000][font=Calibri]Minhas experiências com o CMS 20 II também são bastante positivas no que diz respeito ao comportamento do contraste. Para meu primeiro contato com o material, escolhi um dia ensolarado para poder avaliar especificamente o comportamento em condições de alto contraste. O filme foi submetido a uma exposição de 12 ASA e revelado de acordo (na FOTOIMPEX).[/colo[/size]
[size=4][font=Calibri][color=#000000]Uma pequena surpresa foi o acentuado
light piping, que obscureceu as quatro primeiras fotos. No entanto, eu havia colocado o filme em uma sala bem escura. Em outros filmes à base de PE, a luz difusa nunca ultrapassava a parte inicial não utilizada até o 40º furo de perfuração, que é avançado automaticamente nas câmeras motorizadas. Portanto, elas nunca afetavam a aproveitabilidade do filme ou o resultado – mesmo quando, por falta de alternativa sob o sol, eu o colocava apenas na sombra do meu corpo. O fato de justamente este filme ter sido a exceção é, no sentido literal, um mistério. Será que o cartucho cheio já foi exposto à luz durante a confecção, antes de ser colocado na lata opaca? Nesse caso, outros deveriam ter tido a mesma experiência. [/colo[font=Calibri][color=#000000] [/colo
[color=#000000][font=Calibri]A partir da quinta imagem, a impressão já foi positiva na primeira avaliação visual: o contorno das sombras estava bom, as luzes estavam na faixa copiável. As digitalizações confirmaram essa impressão – os negativos não só se comportaram de maneira ideal em termos de granulação, como também se mostraram sem problemas na gradação, exigindo, no máximo, pequenas correções.[/colo[/size]
[size=4][color=#000000][font=Calibri]Não testei a exposição e o revelamento a 20 ASA. No entanto, como uma exposição menor, combinada com um revelador mais forte, sempre resulta em menos detalhes nas sombras e mais dureza nas luzes, essa combinação me parece adequada apenas em casos excepcionais, quando se deseja realçar motivos com contraste particularmente baixo.[/colo[/size]
[size=4][color=#000000][font=Calibri]Conclusão: submetida a uma exposição de 12 ASA e revelada adequadamente no ADOTECH II, a CMS 20 II é fácil de usar. Quem deseja explorar ao máximo o desempenho de seus sistemas ópticos e obter ampliações de grande formato sem granulação encontrará nela um material adequado, desde que aceite a baixa sensibilidade.[/colo
[color=#000000][font=Calibri]Para quem se interessar: coloquei alguns resultados da minha primeira utilização do CMS 20 na galeria de membros da FOTOIMPEX.[/colo[/size]