CommodoreMan
Olá a todos,
?
Num momento de imprudência, acabei comprando o revelador contínuo Thermaphot ACP200.
Mas como não tenho experiência com reveladores contínuos, gostaria de saber se há algo específico que eu deva levar em conta ou se vocês têm alguma dica importante?
Por enquanto, pretendo usar o aparelho para revelar filmes monocromáticos.
?
O aparelho é do tipo de dois banhos, ou seja, revelador e fixador. Segundo a Thermaphot, eles ficam suficientemente separados um do outro graças à boa compressão dos rolos. Dá para acreditar nisso?
?
Li que a capacidade é de 2,5 litros. Mas, para mim, os recipientes já parecem muito cheios com essa quantidade. Na minha opinião, eu teria optado por dois litros. Mesmo assim, as cópias ficam bem banhadas. Ou é obrigatório colocar 2,5 litros? (Pode ser que eles tenham previsto uma certa margem de segurança para o consumo, para que nada dê errado durante o uso contínuo.
?
Alguém pode me dizer se o aparelho “faz” mais alguma coisa, além de passar as cópias pelo produto químico? Deve haver uma circulação por meio de bombas ou algo assim? No banho de revelação, parecem haver duas aberturas na cuba. O fixador tem apenas uma, que é para a mangueira de drenagem.
?
No pacote também vinha um rolo de espuma solto. No entanto, não consigo identificar onde ele se encaixaria. Um pedaço de papel fotográfico já passou por ele cheio de água sem nenhum problema. Será que ele nem faz parte do conjunto do vendedor?
?
Espero que vocês possam me dar alguns conselhos :).
?
Atenciosamente
?
Christian
Bonderer
Seria importante conseguir um manual. Dê uma olhada no site da Thermaphot para ver se há algum disponível em PDF. Ela tem, sem dúvida, uma bomba de circulação para o revelador, então nunca a deixe funcionar a seco, nem mesmo por causa do aquecedor. Eu tenho a 252, um equipamento ótimo, mas um tamanho maior. Depois de descartar várias opções, agora tenho a Rollei 2000 RT para a máquina. Na ACP, a velocidade é alterada trocando-se as engrenagens. São possíveis 4-5 velocidades, mas não me lembro exatamente.
Tenho a minha apenas para P&B. De qualquer forma, use um fixador ácido e troque-o de acordo com as instruções do fabricante.
Usei todos os reveladores menos diluídos, mas geralmente duravam apenas alguns dias. O revelador para máquina é mais adequado para isso.
De qualquer forma, procure um manual; as máquinas são robustas, mas um pequeno erro pode causar danos significativos.
Wolf_XL
...o rolo solto deve ser colocado atrás da saída da máquina de revelação...
?
Usar uma máquina de revelação contínua para preto e branco não faz muito sentido — geralmente só faço isso uma vez por ano —, por exemplo, quando aumento em grande quantidade as fotos de álbuns das férias... Fora isso, uma máquina para P&B quase não traz vantagens em relação ao revelamento convencional em bacias — exceto talvez pelo fato de eu não precisar passar o positivo manualmente de um banho para outro... Uma máquina dessas faz sentido — já tenho quatro delas — uma Thermaphot ACP:200, uma Jobo Printlab 3503 e duas RCP 20 (uma delas adaptada para RA4) — na verdade, apenas para cores.... Pois só nesse caso é que tanto o cumprimento exato da temperatura quanto um tempo de exposição bem definido no revelador fazem diferença...
?
Não se subestime o tempo necessário para limpar uma máquina dessas após o uso — isso só vale a pena para um número de impressões >100...
Bonderer
Para mim, não há nada melhor do que uma impressora, também porque só trabalho com software. A 252 é um ótimo equilíbrio entre tamanho e formato de papel.
Eu imprimo em 13x18 ou 24x30 e, quando preciso de um tamanho maior, uso as molduras. A impressora está sempre pronta para uso.
CommodoreMan
Olá,
Já encontrei um manual na internet. Acho que já entendi o funcionamento básico (espero que sim).
Mas ainda tenho algumas dúvidas aqui e ali que o manual não consegue esclarecer diretamente.
É ótimo saber que há aqui um proprietário do acp200.
Como já escrevi, o revelador não é recirculado na máquina, mas o tanque de revelação tem duas aberturas. Uma no fundo, que também está conectada ao ralo, e uma segunda localizada na parede traseira, do lado do operador.
Normalmente, deveria haver recirculação nesse aparelho, e devo presumir que há um defeito se isso não estiver acontecendo?
O segundo banho tem apenas uma abertura e, portanto, não pode haver circulação ou algo do tipo ali.
Estou muito ansioso para trabalhar com a máquina, mas também espero que só valha a pena a partir de uma sessão mais extensa. Só pela quantidade de produtos químicos, já. Quem é que vai preparar 2,5 litros de revelador só para 10 ou 20 impressões? Afinal, a solução de trabalho tem prazo de validade.
Estou bem contente que a mecânica em si pareça estar em bom estado. Os rolos de borracha têm boa aderência e não estão endurecidos nem nada.
Só preciso trocar o interruptor do aquecimento, pois ele não está mais funcionando. Mas isso não é problema para mim, já que trabalho com elétrica.
Atenciosamente, Christian
CommodoreMan
Desculpem a postagem duplicada, mas tenho novidades:
€
Hoje abri o aparelho. E encontrei a bomba de circulação. Ela estava bloqueada por dentro por um corpo estranho. Depois de removê-lo, agora ela funciona perfeitamente. A parte mecânica interna também parece estar em ótimo estado.
€
No momento, a engrenagem menor (vermelha) está alinhada. Com isso, a máquina já deve funcionar na velocidade máxima.
€
Vi que o ajuste de temperatura do fixador só é acessível por dentro. Qual deve ser a temperatura aproximada para o processo SW?
€
Aos poucos, posso considerar a máquina pronta para uso. Vou limpá-la um pouco por baixo da tampa e ainda preciso encomendar/trocar o interruptor.
Vamos ver quando terei tempo suficiente para que valha a pena dar uma geral nisso tudo.
€
€
edit: Deixei a máquina funcionar um pouco. Como um teste de durabilidade, por assim dizer. Agora estou um pouco perplexo:
Mesmo com o interruptor de temperatura na posição desligado (na posição ligado ele já não engata mais), as bandejas continuam sendo aquecidas. Quando mantenho o interruptor pressionado, a luz indicadora do aquecimento também acende. Não tenho certeza se é imaginação minha ou não, mas tenho a sensação de que as resistências ficam mais quentes quando pressiono o interruptor, ou seja, há um aumento na potência de aquecimento. Mas também pode ser imaginação.
Infelizmente, o manual não menciona nada sobre a função exata desse botão. Lá diz apenas que ele deve ser colocado na posição “Temp” durante o funcionamento.
€
Será que essa é uma função original (aquecimento e manutenção da temperatura ou algo assim), ou alguém mexeu nele?
€
Wolf_XL
...o interruptor serve apenas para verificar se a máquina está aquecendo ou não. Como o aparelho foi projetado para tinta, uma luz indicadora vermelha representaria um risco de confusão. Por isso, a luz indicadora é desligada durante o funcionamento por meio desse interruptor. De acordo com o manual, o procedimento é o seguinte: ligue o aparelho e verifique de vez em quando, com a ajuda do interruptor, se ainda está aquecendo. Se a luz estiver apagada ao acionar o interruptor, a máquina deve ter aquecido os banhos até a temperatura definida...
CommodoreMan
Oi,
Obrigado pela resposta :).
Pensando bem, isso faz sentido ;).
Tenho aqui um manual bem simples em inglês. Acabei de ler que basta ligar o interruptor e, quando a luz apagar, o aparelho estará pronto para uso.
A temperatura fixa é de cerca de 40 graus, após o aquecimento. Esse valor está correto, ou deveria ser mais ou menos a mesma temperatura do revelador, para que eu não tenha uma diferença repentina de temperatura?
Bonderer
No meu caso e no fixador, a temperatura é de 28 °C, com velocidade de passagem de 45 cm/min. Ambas as soluções são mantidas à temperatura adequada, sendo que a temperatura do revelador é controlada com maior precisão. No fixador, a temperatura é menos crítica. Por isso, o revelador é circulado por uma bomba, enquanto o fixador não. Pelo que sei, todas as máquinas Thermaphot possuem bombas de circulação.
40 °C me parece, na verdade, muito alto para P&B. No entanto, nunca verifiquei a temperatura, pois comprei uma máquina recém-montada na Thermaphot,
mas funciona muito bem. O revelador tem uma vida útil de 6 a 12 semanas, embora dure mais se for muito utilizado. Afinal, ele foi desenvolvido e projetado para altos volumes de produção. O fixador precisa ser regenerado ou trocado após uma determinada quantidade de papel. As tiras de teste do fixador são úteis, mas não obrigatórias. Para 20 a 25 folhas de 24x30, troco cerca de 500 ml de solução de trabalho, com uma diluição habitual de 1+4 para a máquina. O revelador também é 1+4, mas no Rollei que uso não é preciso regenerar.
No entanto, os produtos químicos para máquinas nunca vêm em embalagens pequenas, mas apenas em embalagens grandes. Nunca se deve esquecer que o restante pode estragar antes que o produto químico seja consumido. Isso já aconteceu comigo.
Wolf_XL
...Estou testando o fixador com iodeto de potássio — deve ser praticamente o melhor método e o mais econômico...?
?
http://www.niklas-ruehl.de/blog/fixierer-testen
CommodoreMan
Olá,
€
Então talvez eu deva baixar um pouco a temperatura do fixador. Na verdade, ele também me pareceu muito quente.
€
No momento, ainda tenho aqui um frasco antigo de revelador para papel da AGFA. É antigo pra caramba, mas, por incrível que pareça, o produto ainda funciona maravilhosamente bem. Só que, curiosamente, ele não funciona com o Multigrade.
€
No processo em bandeja, até agora tenho trabalhado com ADOX Neuto ECO e Adofix. Será que, no caso do revelador, é obrigatório usar um revelador especial para máquinas de passagem contínua? No fim das contas, acontece a mesma coisa que no revelamento em bandeja.
€
Até agora, sempre testei o fixador usando o método mais simples: com um pedaço de filme e o tempo de clarificação. Além disso, mantenho uma lista de quantas folhas de papel de cada tamanho já foram fixadas. Assim, já dá para saber mais ou menos quando ele vai acabar.
€
Bonderer
A temperatura ajustada é sempre para o revelador, e é regulada. A temperatura para o fixador é semelhante, mas não é regulada, portanto não é tão precisa.
Os produtos químicos para máquinas são realmente especiais. Os reveladores duram significativamente mais do que os produtos químicos comuns; o fixador é ácido, portanto não é necessário um banho de parada.
Para praticar ou para uso ocasional, também é possível usar produtos químicos comuns. O fixador, porém, precisa ser ácido e rápido.
Conheci também alguns fotógrafos que faziam preto e branco com máquina e eles também ficavam sempre surpresos com o que o revelador de máquina é capaz de fazer quando bem tratado. Ele exige alto rendimento e, se você não tiver isso, precisa trocá-lo com mais frequência. Esses reveladores são concebidos para uso profissional e, portanto, são muito potentes. O revelador da Rollei custa 50 euros. Isso não é caro para 2 x 4 litros de produto. Se ele azedar, é assim mesmo. Já tive essa experiência e o equivalente da Ilford é bem mais caro. Para mim, vale a pena porque faço tudo em preto e branco na máquina, só 30 x 40 não. Para uso esporádico? A máquina aceita quase todos os outros produtos químicos; em caso de necessidade, basta ajustar a diluição — 1+4 funciona com quase tudo e, se não der certo, use 1+3, mas nada disso tem longa durabilidade.
Devido às temperaturas mais altas, o revelamento é mais rápido, o que também vale para o fixador, mas nunca usei mais de 30 °C.