Morte
Tenho na minha câmara escura caseira um velho ampliador Krokus 67 polonês dos anos 80. Um aparelho simples, mas que funciona bem.
No entanto, a lâmpada opalina não é das mais potentes. Em formatos pequenos, isso não incomoda, mas estou fazendo uma série de ampliações em 24x30 no ADOX MCC e, com as folhas de filtro na gaveta, às vezes chego a tempos de exposição de quase três minutos. Isso é extremamente irritante.
É claro que dá para trocar essas lâmpadas opal. No entanto, a que está instalada não tem nenhuma identificação. Na caixa do Krokus está escrito algo sobre 150 watts, mas não fica claro se isso é apenas a capacidade de carga do circuito elétrico ou a potência real da lâmpada que está lá dentro. Acho que é mais provável que seja uma lâmpada de 75 watts. Só que: como vou descobrir isso? Sem nenhuma identificação?
E supondo que seja realmente uma lâmpada de 75 W, será que a caixa (de metal) aguentaria os 150 watts sem começar a incandescente?
Como alternativa, só me restaria aumentar a abertura (uso f/8) para reduzir o tempo de exposição, mas isso causaria sombras nas bordas da imagem, e isso não é bom.
Alguém aqui ainda conhece o aparelho e tem alguma sugestão?
Obrigado e um abraço,
Morte
ErnstKluger
Usei esse mesmo modelo por um bom tempo. Gostava muito da incrível estabilidade dele. A expressão “coluna firme como um trilho de trem” é bem adequada. A lâmpada Opal era de 100 W. E sempre me dei muito bem com ela.
Atenciosamente, Ernst
Morte
O enigma está parcialmente resolvido:
Depois de desmontar a caixa e conseguir soltar a lâmpada que estava presa no soquete, descobri uma marca quase imperceptível acima da rosca da lâmpada. Trata-se de uma lâmpada de 75 watts.
Para resolver o problema a curto prazo (ou seja, aumentar a intensidade da luz), tive a seguinte ideia:
Na gaveta do filtro há uma placa de vidro fosco. Ela está fixada de forma bastante amadora com fita adesiva em dois lados; parece mais uma proteção para transporte do que o estado original de fábrica. Mas não entendo muito do assunto: não dá para simplesmente remover essa placa de vidro fosco? Ela é necessária como difusor adicional, ou o revestimento opalino da lâmpada não é suficiente para a difusão da luz? A placa parece absorver bastante luz, pelo que percebi.
bernhardmangelsgmxde
Experimente, pelo menos. Não tive nenhum problema com os ampliadores que usei, mesmo sem o difusor no condensador.
Urnes
Olá, Morte,
Se o ampliador apresentar vinheta com a abertura total, primeiro ajuste a lâmpada corretamente. Se não me engano, você deve conseguir soltar o soquete da lâmpada e movê-la para cima e para baixo na haste central; assim, você deve conseguir ajustar a lâmpada de forma que ela ilumine uniformemente com a abertura total.
Atenciosamente, Sven.
Morte
Olá, Urnes, já fiz isso, mas não confio muito nisso… Pela minha experiência, não há problemas com a abertura f/8 (a menor abertura é f/4). Além disso, sempre se diz que a nitidez da imagem diminui quando se usa a abertura máxima. Até agora, confiei nisso e tudo correu bem. Só que é um pouco demorado…
ThomasPauly
O condensador é de lente única ou dupla? No caso dos condensadores de lente única, é realmente necessário um difusor adicional.
Morte
É um condensador simples. Tirei a lente difusora e não me parece que a difusão da luz tenha piorado. Mas, claro, ainda não testei com uma cópia.
Aliás, a Wikipedia diz que a lente difusora ficou obsoleta com a introdução das lâmpadas opalinas. Como já disse, este é um ampliador robusto, mas simples. Talvez ele tenha sido realmente projetado para o uso de lâmpadas incandescentes normais (transparentes). Infelizmente, não tenho o manual de instruções para poder verificar isso.
bernhardmangelsgmxde
Para verificar se há vinheta, eu faria uma cópia em cinza com grau 5, sem negativo; se não houver vinheta, está tudo certo. Acho que na minha Durst F30 também não havia tela fosca no condensador simples, e mesmo assim a iluminação era suficientemente uniforme.
piu58
> fazer uma cópia em cinza com graduação 5, se não houver vinheta
Em papéis extra-duros, em equipamentos acessíveis, *sempre* se observam irregularidades na iluminação, pelo menos em pequena escala. Na imagem, isso fica muito menos perceptível, pois é mascarado pelo motivo e compensado pelos efeitos de sombreamento.
Urnes
Olá, Mort,
isso depende da lente. Você precisa testar para ver se a abertura f/4 não é suficiente. Afinal, o plano de foco não precisa ser muito grande para uma folha de papel. Tenho lentes em casa que você pode usar sem problemas com a abertura total.
Mesmo assim, eu mudaria para 150 W. Acho que é mais fácil focar quando está mais claro.
Atenciosamente, Sven.
ErnstKluger
É um condensador simples. Tirei a lente difusora e não me parece que a difusão da luz tenha piorado. Mas, claro, ainda não testei com uma cópia.
Aliás, a Wikipedia diz que a lente difusora ficou obsoleta com a introdução das lâmpadas opalinas. Como já disse, este é um ampliador robusto, mas simples. Talvez ele tenha sido realmente projetado para o uso de lâmpadas incandescentes normais (transparentes). Infelizmente, não tenho o manual de instruções para poder verificar isso.
Espere aí, mas tem algo errado aqui!
O Krokus não tem um condensador simples. Ele tem o “Brikett”, que consiste em duas lentes de condensador, posicionadas na caixa do condensador com os espaçadores correspondentes. Ou falta uma das metades, o que explicaria alguns dos seus problemas, ou você se enganou. Dê uma olhada com mais atenção.
Atenciosamente, Ernst
Morte
Apenas a título de informação geral:
Já concluí uma série inteira de cópias em formato 24x30 SEM o difusor e não tive nenhum problema com nitidez, perda de luz nas bordas ou outros. O tempo de exposição diminuiu visivelmente, e a focagem com a abertura máxima ficou mais fácil graças à luz adicional. No geral, cheguei a um tempo de exposição médio de cerca de 40 segundos, o que me permite trabalhar muito bem. Por enquanto, vou dispensar uma lâmpada opalina mais potente, pois, caso contrário, provavelmente teria tempos de exposição muito curtos e difíceis de controlar em formatos pequenos.
Mais um comentário sobre a objeção de Ernst Kluger:
Acho que você está certo. O condensador está encaixado em uma moldura metálica redonda, que é preta e se parece um pouco com as embalagens de madeira de Camembert no supermercado (só que com cerca do dobro da espessura). O conjunto realmente lembra um briquete. Não verifiquei novamente se há realmente dois condensadores lá dentro, mas parece estar na configuração de fábrica. Deve estar certo.
Obrigado a todos pelos conselhos!
Morte