TR Olá, Normalmente, uso uma abertura de f/11 na minha câmera de 35 mm, pois preciso da profundidade de campo adequada para os meus motivos. Qual é a relação entre a capacidade de resolução do Adox CMS 20 e a abertura ajustada na minha lente do tipo Tessar, que é bastante simples? Diante desses fatores, ainda faz sentido usar esse filme ou seria melhor continuar com um filme convencional? Thomas
piu58 Se a Tessar atingir o limite de difração em f/11 (e provavelmente chegará perto disso), ela terá uma capacidade de resolução de cerca de 140 lp/mm. A propósito, nunca consegui comprovar uma capacidade de resolução tão alta em uma lente de quatro elementos; nunca passei de 100 lp/mm. O filme tem uma capacidade de resolução significativamente maior. Portanto, não é possível tirar proveito disso na reprodução de detalhes. Mas não se trata apenas da reprodução de detalhes, mas também de tons de cinza homogêneos. Assim, na minha opinião, esse filme também é adequado para uso com uma Tessar: a maior degradação da imagem em 35 mm, para o meu gosto, são áreas cinzentas rasgadas.
TR áreas cinzentas abertas. Até agora, eu nem tinha pensado nisso. Muito obrigado pela resposta rápida.
TiMo Não uso o CMS por causa de sua resolução, mas porque ele produz tons de cinza muito bonitos. Especialmente em superfícies de vidro, quando se fotografa arquitetura. Ou mesmo quando se fotografa um céu sem nuvens ao amanhecer: o filme apresenta um gradiente de cinza maravilhosamente suave.