MrZylinder
Olá, pessoal,
Estou aos poucos chegando ao limite do desespero. Há muito tempo revelo em casa filmes em preto e branco, a partir do formato médio, sem problemas. Agora tentei com filmes coloridos de formato 35 mm e o kit Digibase C41, e os resultados estão me deixando louco.
Revelação cruzada com filme de diapositivo: sem problemas
Negativo: muitas manchas e nuvens nos negativos
Anexei uma digitalização (muito ruim) para vocês verem como estão os negativos. Nos próximos dias vou fazer alguns testes na universidade com um FlexTight — mas o resultado provavelmente não será muito melhor. Os pontos de nitidez devem ser poeira — não limpei o scanner. :D A câmera era uma Holga.
O que já tentei:
- Preparei o banho de fixação com água destilada
- Filmes descascados/não descascados/usei pinça de descascamento
- Banhos (local seco) com jato de água quente antes da secagem
Suspeita:
- Como a água de Mannheim é extremamente dura, preparar todo o produto químico com água destilada. O que vai contra isso é que nunca tive esses problemas com P&B — usando a mesma água.
O que vocês acham?
Atenciosamente,
Hannes
michael-kielgmxnet
Eu definitivamente tentaria usar água destilada. Eu também uso apenas água destilada para os produtos químicos da Digibase e nunca tive problemas. Na lavagem final, faço uma passagem adicional com água destilada antes do banho de Stabi. O próprio banho de Stabi deve ser preparado, sem falta, com água destilada. Se a lavagem for suficiente, porém, dá para realizar a diluição mais do que a indicada; eu uso apenas metade da concentração. Isso diminui o risco de manchas de secagem.
Ah, sim, o que me ocorreu agora: como você revela os filmes coloridos, em rotação ou por revelação por inclinação? Se for o último caso, a falta de movimento também pode ser a causa do resultado embaçado.
MrZylinder
Eu revelo usando o método de revelação por inclinação a 25 graus. Os negativos, em si, parecem bons — têm boa definição —, mas, ao digitalizá-los, tudo fica invertido. O estranho é que os filmes de diapositivos ficam quase perfeitos com esses produtos químicos (veja o anexo), e eu nunca tive esse tipo de problema com meus negativos em preto e branco.
Será que o problema pode estar no próprio filme?
michael-kielgmxnet
Hum... Não acho que seja culpa do filme, a menos que você esteja usando algum filme antigo e manchado.
Eu dei uma olhada na digitalização de novo. O grão parece realmente brutal, eu diria quase que é tipo grão enrugado. Isso indica, claro, diferenças de temperatura muito grandes durante o processamento. Mas também pode ser que o scanner esteja simplesmente enfatizando demais o grão. Os arranhões e manchas normalmente são eliminados pela correção, se o scanner suportar ICE.
MrZylinder
Então, posso descartar o grão ranzido — sempre revelei um filme negativo e, em seguida, um filme diapositivo sobre ele, sem alterar nada.
O filme era um Kodak KB 400. Estou contando com o grão — mas não com manchas ou riscos. Espero conseguir testar o filme com um Flextight nos próximos dias para, pelo menos, descartar meu scanner doméstico como fonte do problema.
Nos próximos dias vou fotografar um rolo inteiro de filme de diapositivo e revelá-lo para comparar.
ThomasPauly
Na foto, chamam a atenção as falhas em forma de fios. É improvável que sejam causadas por produtos químicos. E onde há fiapos, também há poeira. Conclusão: parece ser um problema de manuseio. Será que o filme foi enrolado no carretel dentro de um saco de troca? É nesse tipo de local que essas impurezas podem se acumular.
Atenciosamente,
tepe
MrZylinder
O Jupp tinha sido um saco de revelação — como sempre. Vou tentar o seguinte:
- Usar outro filme e voltar para o formato MF.
- Limpar o saco de revelação
- Preparar novamente a solução química com água destilada
Se isso não der certo — eu como uma vassoura.