Jens-Taube
Olá,
Agora sou dono de uma Flexaret, que vem com um kit para filmes de 35 mm. O manual de instruções em inglês que encontrei na internet me ajudou, pelo menos, a garantir que nada desse errado ao colocar o filme. Mas: o contador parece não entender que, em um rolo de 35 mm, cabem mais do que os 12 fotogramas de um filme de 120. Ele não volta para 1, como explicado na descrição, mas mostra um ponto vermelho. Agora só dá para avançar o filme; o obturador fica bloqueado.
Não preciso dizer que estou insatisfeito com o desperdício do restante do rolo de filme. E comprar apenas rolos de 12 fotos é uma opção idiota.
O que eu fiz de errado? Como posso convencer a Flexaret a me deixar tirar mais fotos?
Agradeço antecipadamente.
Jens
Wolf_XL
...à esquerda da janela de contagem do filme, deve haver outro botão. Após as primeiras doze fotos, é preciso girar esse botão até a posição “1” — o contador deve então recomeçar do “1”. Após as próximas 12 fotos, esse botão deve ser girado novamente... É possível que, ao usar filme KB, você precise colocar esse botão diretamente em “1”... Como não tenho o adaptador KB, não posso afirmar com certeza — você terá que testar. De qualquer forma, a solução para o seu problema está relacionada a esse botão...
AchimBauer
Olá, Jens,
Como há alguns dias vi uma Flexaret de 6x9 com visor duplo à venda no eBay, resolvi dar uma olhada e acabei encontrando um site chamado www.hmw-foto.at
Havia muita informação sobre a Flexaret por lá, mas não sei se há algo que se encaixe no que você procura; depois que descobri que era uma 6x6, parei de ler.
Atenciosamente, Achim
Jens-Taube
Sim, eu vi esse segundo contador e também li sobre como ele funciona, mas ele não avança depois do doze. Talvez haja algum problema na mecânica :-/ De qualquer forma, é muito difícil girar o contador.
Obrigado até agora pelas dicas de vocês.
Urnes
Isso não é um “contador”! Você precisa girar manualmente, seguindo a imagem 12. Então, o contador normal volta a marcar 1 e você pode realizar a exposição das próximas 12 fotos. Você faz isso um total de 3 vezes. No outro “contador” (que não é um) fica marcado um 3 no final. Faz tempo que não uso isso. Mas deve funcionar assim.
Atenciosamente, Sven.