michael-kielgmxnet
Olá a todos,
Tenho uma dúvida sobre a comparabilidade das especificações do Orwo R09 (= Rodinal original) com as do RODINAL atual ou de seus derivados com composição idêntica.
Na ficha técnica do R09, é indicada uma diluição de 1+40. Isso é comparável à diluição 1+50 do RODINAL atual ou, para obter tempos comparáveis, eu também teria que diluir 1+40?
O motivo da pergunta é que eu gostaria de revelar um Orwo NP 15 no RODINAL. Nas fichas técnicas dos reveladores mais modernos, porém, esse filme não está mais listado, apenas na do Orwo R09. Lá é indicado um tempo de 9 minutos na diluição 1+40.
Atenciosamente,
Michael
MirkoBoeddecker
Olá, Michael,
O APH09 é o R09, mas há cerca de 7 anos insistimos para que fosse utilizada uma matéria-prima aprimorada, a fim de alcançar tempos idênticos aos do RODINAL, que na época ainda era utilizado.
Então, como se supunha, você calculou corretamente: o tempo indicado na ficha técnica do R09 para 1+40 vale para o APH09 na proporção de 1+50.
Atenciosamente,
Mirko
michael-kielgmxnet
Olá, Mirko,
muito obrigado pela ajuda rápida. Estou curioso para ver como ficará o filme com data de validade de 1991. Vou tentar usar RODINAL na proporção de 1 para 100 e, quanto ao tempo de exposição, vou adicionar um pequeno “margem de segurança”.
piu58
> nesta altura, uma pequena "margem de segurança"
Isso não é recomendável. O RODINAL não tolera o revelamento excessivo.
michael-kielgmxnet
Pensei que, com o aumento esperado do ruído de fundo, um pouco mais de contraste não faria mal. Por outro lado, luzes queimadas também não são exatamente o que pretendo.
Um acréscimo de 10% (ou seja, 20 em vez de 18 minutos) já deve ser considerado crítico?
piu58
O NP 15 já é muito sensível. Na verdade, seria preciso realizar a superexposição e revelar o filme com cuidado. Naquela época (há 30 anos), eu nunca me acostumei com esse filme.
michael-kielgmxnet
Pronto, o filme está revelado. Meus parâmetros foram: RODINAL 1+100, tempo de revelação de 20 minutos a 18 °C. Os negativos parecem bons, com cores intensas, mas sem excesso de contraste. Não há nenhum sinal de aumento do ruído de fundo, o que me surpreende um pouco, dada a idade dos filmes.
A digitalização vai ter que esperar um pouco, pois as tiras de filme estão bastante enroladas. Por isso, elas precisam passar alguns dias sob livros pesados para que meu scanner de filme consiga lidar com elas.
MirkoBoeddecker
Não há nenhum sinal de ruído de fundo elevado, o que me surpreende um pouco, dada a idade dos filmes.
Emulsões de baixa sensibilidade são mais estáveis do que as de alta sensibilidade.
Além disso, um NP 15 produzido na RDA certamente ainda contém um pouco daqueles “bons” estabilizadores que os hipocondríacos da UE nos tiraram há uns bons 15 anos por meio de um decreto geral :-(
Atenciosamente,
Mirko
GeorgK
Na verdade, sem título, mas é que sempre que falo desse assunto, fico com os dedos dos pés curvados, como acontece com os negativos de outras pessoas...
Qual é, afinal, a vantagem de alisar negativos sob “livros pesados”, além de empurrar poeira e outras partículas para dentro da emulsão? Liso é liso, não importa se há uma única revista de 100 páginas com capa brilhante em cima ou metade da estante de livros. Isso não traz nenhum benefício adicional, mesmo que você se sente em cima...
Muito mais eficaz e cuidadoso é enrolar na direção contrária, seja o filme inteiro imediatamente após a secagem (fixando com um prendedor de roupa), seja os negativos cortados em folhas de arquivo — prenda com um elástico e deixe assim por algumas horas ou dias (conforme necessário).
Georg
michael-kielgmxnet
Na verdade, sem título, mas como esse assunto sempre me deixa com os dedos dos pés curvados, assim como os negativos deixam outras pessoas...
Qual é, afinal, a vantagem de alisar negativos sob “livros pesados”, além de empurrar poeira e coisas do tipo para dentro da emulsão? Liso é liso, não importa se tem uma única revista de 100 páginas com capa brilhante em cima ou metade da estante de livros. Isso não traz nenhum benefício adicional, mesmo que a gente se sente em cima...
Até agora, nunca tive problemas com poeira pressionada e o método funciona, por isso não tenho motivo para deixar de fazer isso. O que é problemático para mim é principalmente a torção longitudinal, ou seja, o fato de as tiras de negativo ficarem arqueadas. Meu scanner de filmes não consegue lidar com isso de jeito nenhum.