SteffenL
Olá,
Acabei de comprar uma Kiev 60, fabricada em 1992, e já estou com um pequeno problema. Coloquei o rolo de filme seguindo as instruções e disparei três vezes. Todas as fotos ficaram ótimas, mas, infelizmente, são apenas 10. Todas têm o mesmo espaçamento, mas cada uma tem mais de 2 cm.
Obrigado pela ajuda,
Steffen
piu58
Uma distância de 2 cm é excessiva; há algo errado com o ajuste. O normal é 2 a 3 mm, e assim dá para colocar 13 fotos no rolo.
SteffenL
Acho que descobri o erro. Enrolei o primeiro pedaço com a mão e só depois coloquei o carretel. Depois, alisei o último pedaço com o dedo no carretel até a marcação ficar certa. É só um palpite, ainda não coloquei o filme de volta. Depois te conto. De qualquer forma, obrigado.
AchimBauer
Olá, Steffen,
Que bom que você encontrou o erro. Porque eu também não entendo nada dessas coisas.
Caso ele volte a ocorrer, encontrei isso uma vez enquanto navegava pela internet:
http://www.kievaholic.com/kiev60kalibration.html
Espero que o link ainda esteja válido
Atenciosamente, Achim
AchimBauer
Não sei o que foi isso e por que só apareceu metade
então vou digitar de novo, devagar.
http://www.kievaholic.com/kiev60kalibration.html
Ontem, quando digitei, ainda estava tudo lá.
Atenciosamente, Achim
SteffenL
Olá,
Tentei de novo hoje; os espaços estão menores, mas ainda assim não dá para encaixar 12 fotos. Acabei colocando só o papel protetor do filme e não o alisei totalmente até a marcação, fechei a tampa e passei o filme até a foto 12; abri a tampa e, vejam só, a 12 ficou bem no meio. Só preciso levar em conta a espessura do filme. Deve dar certo por pouco. Por sorte, ainda tenho um pacote de 10 SHD 100 para usar.
Mas já tenho o próximo problema. Os tempos de exposição longos estão passando rápido demais. Meio segundo é mais ou menos um 30º. A partir de 60º, volta a funcionar. Vi o manual dos kievahólicos, mas ainda não me atrevo a tentar. Mas com a 88 eu acabei fazendo também.
De alguma forma, com a K 60 tudo dá errado. Em todas as sobreposições, as fotos se sobrepõem, tenho espaço demais. Em outras, os tempos ficam mais longos do que deveriam; na minha, mais curtos.
Mas ela não vai para o lixo. (Só para evitar possíveis comentários no fórum)
Atenciosamente, Steffen
SteffenL
Olá,
Já enviei a câmera. Espero que tudo corra bem. Ao telefone, eles parecem ser bastante competentes. http://www.kameraservice-ostkreuz.de/
Atenciosamente, Steffen
SteffenL
Olá,
Só queria contar o que aconteceu com a câmera.
O mecanismo de transporte precisou ser trocado. Agora consigo tirar 13 fotos no rolo. Pessoalmente, não tenho nenhuma reclamação sobre a oficina em Berlim; principalmente o Sr. Prügel ainda tem peças de reposição para minha querida amiga soviética :spudnikhattip: e, de qualquer forma, ninguém trabalha de graça.
Só para constar: comprei, pouco antes do Natal, um kit completo da Zenit 12 Snaiper, incluindo uma segunda lente, TAIR 300 mm, filtros, suporte de ombro, etc. E o melhor é que o conjunto todo está novinho em folha. Ano de fabricação: 1986. Vou dar uma passada na delegacia da cidade com essa coisa a tiracolo. :spudnikcry:
Atenciosamente, Steffen