Photux
Olá a todos,
Recentemente, encontrei — mais uma vez — um filme em rolo com exposição apenas até a metade em uma câmera que comprei no mercado de pulgas. Trata-se de um “Agfacolor Special CN S”, que, segundo minhas pesquisas, foi desenvolvido para o processo C-17.
Provavelmente seria até possível reconstruir o processo de alguma forma ou adaptar o processo C-41 para ele, mas como provavelmente não sairiam mais cores satisfatórias, eu preferiria poupar o trabalho e simplesmente revelar o filme em preto e branco. Pelo que li até agora, ele não deve ter máscara, então deve ser bastante adequado para isso.
A pergunta decisiva: como eu o revelo? Alguém tem uma orientação bem aproximada quanto ao tempo (e, se for o caso, à temperatura)? Eu preferiria usar RODINAL ou D-76, já que tenho esses dois reveladores em casa.
É claro que não posso esperar muito, mas, na minha opinião, a alternativa claramente pior seria nem tentar. ;)
Atenciosamente,
Daniel/Photux
Olivinyl
Olá, Daniel
Eu tentaria simplesmente fazer um revelamento estático com RODINAL.
Já obtive resultados bastante bons dessa forma, mesmo tendo realizado a exposição do filme a partir da metade com um valor ASA mais alto.
Eu tentaria com 500 ml de água + 3-4 ml de RODINAL.
Agite o conjunto a cerca de 18-20 °C nos primeiros 30 segundos e, depois, agite 3 vezes a cada 30 minutos.
Eu revelaria o filme por 120 minutos.
O filme já exposto que você encontrou na câmera deve ter perdido muito da sensibilidade nos últimos 30 anos e apresentar um forte véu. A imagem latente, porém, também deve ter sido bastante prejudicada.
É só tentar!
Se o restante do filme ainda for submetido à exposição, eu escolheria algo entre 12 e 25 ASA, ou melhor ainda, menos.
Constatei, com alguns Agfa Vista 200 (vencidos há 5 anos e armazenados à temperatura ambiente), que esses filmes só chegam a cerca de 80–100 ASA (revelação em C41).
Abraços, Oli
Photux
Oi, Oli,
obrigado pela resposta. Minhas tentativas com revelação em banho estático e RODINAL sempre deram errado até agora — tive a sensação de que o revelador perdia a potência logo depois de um tempo. Mas talvez eu dê mais uma chance a ele, afinal não tenho nada a perder. ;-)
Atenciosamente,
Daniel
Olivinyl
Olá, Daniel
Será que é por causa da água de Hannover?
Que tal tentar usar água destilada no revelador?
Abraços, Oliver
Gast
Há uma empresa na Inglaterra especializada nesse tipo de caso: http://www.processc22.co.uk/
Fora isso, só me vem à cabeça o revelador RODINAL de revelação estática.
Photux
Conheço essa empresa especializada inglesa, mas, para mim, o investimento — sobretudo financeiro — simplesmente não vale a pena. Ainda mais porque eu esperaria mais um tom esmaecido do que uma cor de verdade.
A dica da água destilada é boa — acho que minhas tentativas com revelação em banho foram na minha antiga cidade, onde a qualidade da água era realmente muito ruim. Vou levar um galão na próxima vez que for às compras e me dedicar ao filme. :)
Photux
Só para completar, resolvi trazer este tópico de volta: tentei revelar em água destilada, mas sem sucesso. O filme ficou quase opaco (provavelmente alguma emulsão que deveria ter se dissolvido no processo original), e praticamente não dava para ver nada da imagem. Acabou indo para o lixo.
Só para o caso de alguém que esteja lendo isso agora estar enfrentando o mesmo problema... parece que não funciona. ;)
michael-kielgmxnet
O filme está simplesmente muito escuro. Essas Agfas antigas parecem ter essa tendência. Eu mesmo já revelei um assim e depois o mergulhei no revelador Orwo Color (Processo 5168).
O resultado foi um filme escuro no qual quase nada se distinguia. Portanto, parece que o problema não está no RODINAL, mas sim no filme.