dudestyle
Eu uso o CHS 100 na minha Pentacon Six TL.
Quando o rolo está cheio e eu quero retirá-lo da câmera, ele desenrola um pouco, ou seja, o enrolamento se solta e a exposição à luz é inevitável. Pelo que parece até agora, eu teria que trocar o rolo sempre no escuro, o que seria pouco prático. Vocês têm experiências semelhantes ou dicas a dar?
ErnstKluger
Ainda não me aconteceu, o CHS 100 estava bem encaixado no compartimento de filme da Six, mas você pode colar o filme antes mesmo de retirá-lo. Assim, ele não vai se desenrolar.
Atenciosamente, Ernst
dudestyle
Obrigado pela dica. Não tenho mais 100% de certeza, mas acho que o filme já estava parcialmente enrolado quando abri a câmera. Mas vou seguir sua dica e prestar atenção nisso da próxima vez. Talvez haja alguém aqui com experiências semelhantes. Também li que meu problema é comum com esse filme.
pittyman
Olá, dudestyle. Eu também usei a Six por um bom tempo; é uma câmera divertida.
Quanto à sua pergunta: sem querer ofender nosso anfitrião nem menosprezar seus filmes,
mas isso se deve ao papel utilizado nos filmes em rolo da CHS. Aparentemente, eles têm uma
estrutura/revestimento/material diferente dos outros tipos de filme. Embora eu nunca tenha tido problemas na minha própria câmera,
mas ao enrolar no carretel de revelação era sempre necessário ter o máximo de cuidado para que o
filme não “desenrolasse” de repente e os flashes de descarga pudessem estragar o filme. O papel
parece ser o mesmo na Foma, Efke e CHS. A Kodak usa um papel totalmente diferente nos filmes em rolo P&B e, nesse aspecto, é absolutamente fácil de usar. Apesar disso, os filmes CHS são ótimos e o visual um pouco diferente vale o esforço extra de se concentrar um pouco mais durante um ou dois passos, para que o rolo não “voe na sua cara”. Segure bem o papel e aplique um pouco de pressão no carretel; assim, você deve conseguir colocar e retirar os filmes da câmera sem problemas.
Nesse sentido, continue se divertindo com a Six e os filmes CHS!
Dirk
dudestyle
Olá, Dirk,
Agradeço por essa resposta detalhada. Entretanto, recebi um e-mail da FOTOIMPEX informando que eles não têm conhecimento desse problema e não podem me ajudar. Nas minhas próprias pesquisas, encontrei o mesmo problema que você descreveu. Parece que o problema está no material. É uma pena que o pessoal da FOTOIMPEX não diga isso abertamente. Os filmes são ótimos, como você disse. Eu vou dar um jeito nisso.
Atenciosamente,
Sven