TiMo
Até agora, só trabalhei com papel RC. Mas o papel baritado já me atrai bastante. Os principais motivos pelos quais ainda não experimentei foram o alto consumo de água na lavagem e a secagem. Agora, porém, o Polywarmton está chegando (não é, Mirko ;) ) e quero me familiarizar um pouco com o papel baritado.
Na internet, a gente lê muita coisa e ainda mais contradições. Por isso, quero perguntar aqui ao grupo, pois acho que posso avaliar melhor as recomendações:
- Qual é o melhor método de lavagem para alcançar o resultado desejado de forma razoavelmente econômica?
- Vale a pena secar ao ar livre? Não tenho espaço para uma secadora. Além disso, os preços das secadoras usadas aqui são absurdamente altos.
Obrigado e um abraço,
Tim
gurkensaft
Oi, Tim.
“Faz sentido” é um conceito bem abrangente...
Depende um pouco do teu volume de produção.
Se você quiser apenas experimentar, não precisa investir em nada.
Aqui você pode lavar em água corrente ou em uma bacia, trocando a água com frequência.
Um banho intermediário com um auxiliar de hidratação economiza água e tempo. Se é econômico... não faço ideia.
Você já tem um tambor Jobo (ou de outro fabricante, tubo de drenagem...)? Nele também dá para enxaguar rolando. Não importa se é com o processador ou manualmente sobre a mesa.
Se você definitivamente quiser entrar nessa, ainda pode investir, se for necessário — acessórios de luxo :D. No tambor ou em uma lavadora (também dá para fazer uma caseira, se tiver habilidade).
A lavadora ocupa pouco espaço, já que geralmente a lavagem é feita na vertical.
A secagem também pode ser feita em telas de mosquiteiro (depois, com umidade residual mínima, pressionar entre livros ou algo do tipo) ou com o método da fita úmida (fita adesiva para folheados).
Eu faço isso em placas de vidro um pouco mais grossas. Depois, dá pra colocá-las na vertical, com o material, pra secar.
Pra 2 ou 3 fotos, eu sempre faço assim e a prensa fica fria.
Mas as superfícies ficam diferentes. Com a prensa contra o pano, ficam mais foscas; ao ar livre, ficam com um brilho acetinado (gosto muito disso).
Atenciosamente, Torsten
piu58
As instruções sobre como se deve lavar o papel de barita visam uma qualidade adequada para museus, ou seja, com durabilidade de várias centenas de anos. Na minha juventude, trabalhei apenas com barita (o PE ainda não existia) e, certamente, às vezes de forma descuidada. Os erros que se percebem mais tarde são erros de fixação. Essas manchas marrons e roxas surgem rapidamente, em questão de semanas. Após quatro décadas, não encontrei erros de lavagem, embora tenha sido negligente nesse aspecto com frequência.
Hoje em dia, não se produz barita em grandes quantidades. Lavou fotos individuais em uma bacia, trocando a água cinco vezes com intervalos crescentes. Também com esse procedimento, já posso olhar para trás e ver 15 anos: nenhuma alteração.
Fotos que serão vendidas, eu lavo de forma adequada para arquivamento (meia hora em água corrente). É o mínimo que se deve fazer.
TiMo
Olá, Torsten,
obrigado pela resposta.
Então, você coloca o papel levemente úmido entre duas placas de vidro e coloca um peso sobre a placa superior?
Olá, Uwe,
obrigado também pela sua resposta.
Pela sua resposta, deduzo que “não é nada grave”. “Erro de fixação” significa que não foi fixado o suficiente, presumo; e não que o fixador não tenha sido enxaguado corretamente.
Por quanto tempo o papel fica na bandeja?
Obrigado e um abraço,
Tim
piu58
> significa que não está bem fixado
É isso mesmo. As imagens grudavam umas nas outras por causa da produção em massa e coisas do tipo.
> Por quanto tempo o papel fica na bacia?
Primeiro, enxágue: encha a bacia e esvazie-a imediatamente. Depois, deixe por 1, 2, 5, 10 e 10 minutos. É assim que eu faço.
TR
Então você coloca o papel levemente úmido entre duas placas de vidro e coloca um peso sobre a placa superior?
Acho que ele vai
colar o papel. Eu faço exatamente assim e, pela minha experiência, o método da fita adesiva é o único que permite deixar o belo papel barítico, com espessura de cartolina, a partir do tamanho 24x30, tão plano quanto sai da embalagem. Conseguir uma cópia em papel barita 30x40 realmente plana, com “brilho acetinado” e sem cortes nas bordas é algo realmente especial. Para formatos menores, uma prensa ou uma “tela de mosquiteiro” já são suficientes. Em formatos maiores, porém, sempre surgem ondulações nas bordas (mesmo na prensa), que eu nunca consegui eliminar de outra forma. Eu uso fita adesiva branca e sempre a deixo nas bordas como proteção ou “borda de manuseio”.
TiMo
Olá, Uwe,
Então você não usa nenhum auxílio para rega.
Olá, T.R.,
obrigado pelo link. O método parece bom. No entanto, eu teria um pouco de receio de colocar um pano na parte de cima e passar o rolo por cima. Você faz assim também?
A fita adesiva, claro, só encontro aqui a preços exorbitantes. Provavelmente terei que pedir para mandarem da Alemanha.
Obrigado a todos
Tim
PS: No artigo do link, li que o papel baritado escurece ainda mais ao secar. Isso acontece com todos os fabricantes de papel ou se aplica apenas ao papel do autor?
Gast
Pelo que sei, o efeito de “secagem” ocorre em todos os papéis baritados e deve ser levado em consideração na exposição final. Por isso, para copias de alta qualidade, seco uma tira de teste com um secador de cabelo para avaliar o resultado antecipadamente.
Não uso mais nenhum auxiliar de lavagem, pois agora utilizo apenas um fixador alcalino.
TR
Olá, TiMo, eu também pressiono o papel com um rolo de prensagem, conforme descrito no link. Assim, sai bastante água do suporte de papel grosso e a fotografia “se molda” à base de secagem. Na verdade, com o meu papel — eu uso o Fomabrom —, às vezes ocorriam pequenas perdas de camada quando molhado, porque meu antigo rolo de prensagem deslizava em vez de rolar. Com um pano, não há problemas. Mas eu tentaria primeiro sem ele, para ver se também funciona sem falhas.
Como auxílio na lavagem, uso um punhado de carbonato de sódio na mão em 1 litro de água por 3 minutos, depois de ter lavado por cerca de 10 minutos. Em seguida, a imagem volta para a lavagem.
A propósito, consigo secar imagens de 13x18 cm muito bem na prensa de secagem. Essas prensas podem ser encontradas por um preço muito acessível no eBay. Mas esse formato provavelmente ainda é pequeno demais.
Sobre o “efeito dry down”: uso uma dessas pequenas prensas de secagem para minhas últimas tiras de teste, a fim de controlar esse escurecimento posterior.
Na secagem com fita adesiva, ao cortar, geralmente se tem também uma experiência auditiva mais agradável: ao fazer o primeiro corte, ouve-se um som estranho, como um “ping”. É quando a tensão se dissipa do material e percebe-se quais forças atuaram ali. Isso também é artesanato, e não há mais muitas pessoas capazes de produzir manualmente uma peça única de tão boa qualidade.
Pessoalmente, também gosto da superfície do papel baritado brilhante “seco ao ar”. Ele fica cintilante, com uma textura fina. Não gosto muito do alto brilho, e o papel fosco sempre parece, de alguma forma, com papel de impressora, além de não ser possível reproduzir um preto profundo.
gurkensaft
Oi, Tim,
como o T.R. já disse corretamente, eu colo o papel na placa de vidro.
Onde fica esse “AQUI” para você? Na Ásia?
Como já disse, uso fita adesiva para folheados, que se encontra/deveria se encontrar em lojas especializadas em materiais para marcenaria.
Não importa onde seja “aqui”, eu diria.
No entanto, eu teria cuidado em deixar a fita na imagem (se a imagem for “importante”). Se possível, pergunte antes ao fabricante qual cola é usada, ou quais ou se há aditivos na cola.
Eu geralmente corto a fita, já que vou emoldurar ou as cópias vão ficar atrás de um vidro.
Também concordo com T.R. que esse é o método mais simples e seguro para fotos grandes em lona. Além disso, é muito, muito rápido.
Atenciosamente, Torsten
TiMo
Olá, Torsten,
Moro no Japão e várias coisas — especialmente na área de bricolagem — não se encontram por aqui ou são absurdamente caras (já percorri oito lojas de materiais de construção e autopeças para encontrar algo tão simples quanto graxa; acabei tendo que encomendar online). A fita adesiva para folheados provavelmente vai me custar algumas horas de busca e certamente um preço alto; se é que existe, claro.
Infelizmente, o mesmo acontece com produtos químicos em estado bruto.
[size=3]P.S.: Perguntei sobre fita adesiva para folheados em uma marcenaria há pouco. Eles só me olharam como se eu estivesse bêbado. Vou ter que procurar por fita adesiva para aquarela ou algo do tipo.[/size]
Olá, T.R.,
se fizer *PING*, isso me incomodaria. Se algo estava sob tensão e depois se relaxou, eu suspeitaria que se deformou. Bem, já vou ver.
Dá para dizer mais ou menos qual é a intensidade do escurecimento? Meia abertura?
De qualquer forma, estou ansioso pelas primeiras experiências com barita. Mas acho que é preciso reservar muito mais tempo do que para o papel RC.
Obrigado também ao Mono. Eu não sabia que, com fixador alcoólico, dá para dispensar o auxílio de lavagem.
Morte
Eu não sabia que, ao usar o fixador à base de álcool, era possível dispensar o auxílio de enxágue.
E não é só isso. Você também pode reduzir o tempo de lavagem pela metade. Dá uma olhada aqui, tem mais informações sobre isso:
http://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie-chemistry/preto e branco-fixador-stoppbadbw-stop-and-fixing/rollei-rxn-fix-neutral-1-literbrrollei-rsn-fix-netural-1l.html
Mais detalhes sobre o efeito de secagem e como combatê-lo estão aqui:
http://www.achtung-analog.de/lab_drydown.html
gurkensaft
Oi, Tim,
Isso me surpreende, já que o Japão tem uma tradição milenar na marcenaria. Mas, como consumidor final, talvez seja difícil encontrar isso. Pode ser.
Então, em lojas de materiais para artistas.
Talvez exista algo assim no Japão para trabalhos com papel shoji. Lá também se usa colas orgânicas.
É claro que o papel fica sob tensão depois de secar.
Ele encolhe ao secar, e é por isso que fica bem liso ;)
Obrigado ao Mono e ao Morte. Eu nunca tinha prestado atenção nesse tipo de fixador antes.
Ótimo!
Nunca se para de aprender.
Atenciosamente, Torsten
gurkensaft
Complemento
Outra coisa que me ocorre:
Se você tiver habilidade manual, também pode construir uma moldura de secagem, como descrito, por exemplo, no site Wollstein:
http://www.fotografie-in-schwarz-weiss.de/sw-fotografie/kolumne/141-wollstein43.html
Nesse caso, a imagem é fixada com ripas em vez de ser colada.
As ripas também podem ser fixadas com grampos de parafuso ou grampos resistentes.
Você economiza a fita adesiva, mas a fixação leva mais tempo do que a colagem e pode ser um pouco complicada, dependendo da construção da moldura...
Atenciosamente, Torsten
TiMo
Obrigado a todos pelas dicas.
Alguém sabe qual é o fator de secagem do papel MCC?
Qual é a desvantagem do fixador alcoólico/neutro? Se não houvesse nenhuma, não haveria motivo para usar o ácido.
Li em algum lugar que a luz laranja é adequada para o papel MCC. Alguém pode confirmar isso?
Atenciosamente,
Tim
Gast
Pelo que sei, não há nenhuma desvantagem em usar fixadores alcalinos.
Quem precisa interromper o processo com precisão de segundos deve usar um fixador ácido. Fora isso, não há motivo real para usar um fixador ácido!
Quem deseja durabilidade de arquivo, tempos de fixação mais curtos, economia de produtos químicos (banho de hypo clearing) e, acima de tudo, economia de água (tempos de enxágue mais curtos), deve usar fixadores alcalinos.
Uma linha de processamento totalmente alcalina já é recomendada no livro Film Developing Cookbook como extremamente suave no processamento de negativos e também de positivos.
A ideia de que apenas o fixador ácido seria suficiente vem sendo repetida há décadas! Nesse sentido, em quase todos os livros, até hoje, só se fala do fixador ácido.
E na lavagem final é possível economizar recursos novamente: não lave os positivos continuamente: enxágue na bacia ou no lavador; com isso, a maior parte dos sais de fixação já sai do feltro de papel; depois, deixe repousar por 5 minutos (por osmose, o teor de fixador reduz-se ainda mais!) e repita isso 4-5 vezes. Funciona exatamente da mesma forma na lavagem de negativos. Método Ilford: 5, 10 e 20 vezes de imersão, deixando repousar 5 minutos entre cada uma!!
Não sou químico, mas o que “li” me convenceu e agora só faço assim!
Muito melhor do que consigo descrever: .
Boa literatura sobre o tema: Film Developing Cookbook
Way beyond Monochrome II
TR
[...] economizar recursos [...]
[...] a osmose reduz ainda mais o teor de fixador [...]
Na Europa Central, certamente não é preciso economizar água potável. Aqui, há água mais do que suficiente.
É possível observar bem essa osmose na água: pequenas bolhinhas saem do papel.
piu58
Qual é a desvantagem do fixador alcalino/neutro? Se não houvesse essa opção, não haveria motivo para usar o fixador ácido.
Todos os reveladores funcionam apenas em meio alcalino. Um fixador ácido interrompe o revelamento, um neutro não. Portanto, se uma folha de papel com revelador (ainda alcalino) fosse colocada no fixador, continuaria a ser revelada. Ao usar um fixador neutro, é preciso garantir que isso não aconteça, geralmente por meio do uso de um banho de parada.
Mas também é possível dispensar o banho de parada e, em vez disso, enxaguar intermediariamente. Nesse caso, o fixador deve ser ácido. O enxágue intermediário também tem vantagens em relação ao banho de parada; em particular, permite que o papel volte ao revelador, se necessário. Eu nunca uso banho de parada.
Gast
< Na Europa Central, certamente não é preciso economizar água potável. Aqui, há água mais do que suficiente. >
Sim, claro: é como a eletricidade, que também não custa nada, afinal sai da tomada.
O estranho é que, assim como a água, ela fica cada vez mais cara a cada ano!
Gast
Obrigado pelas dicas. ;)