TiMo
Após o revelamento, recebi um rolo totalmente em branco (Tri-X 135). Quero dizer, totalmente em branco. Não se vê nem o menor traço de imagem ou da inscrição na borda.
A câmera está em boas condições. O revelador também. A lingueta do filme parecia normal, como de costume.
Não houve nenhuma confusão durante o revelamento.
Portanto, deve ter havido algum problema com o filme. Alguém já passou pela mesma experiência?
Saudações, Tim
gurkensaft
Oi, Tim,
como é possível que o filme não tenha avançado? (em uma câmera automática, por exemplo, a haste não foi estendida o suficiente; em uma câmera manual, talvez a lingueta tenha saído do rolo de enrolamento...?)
Isso já aconteceu comigo também e só percebi ao rebobinar.
É muito improvável que haja um defeito no filme, se a lingueta estava no lugar.
Atenciosamente, Torsten
TiMo
Olá, Torsten,
Depois disso, testei a câmera e o transporte ocorreu sem problemas. Se o erro que você descreveu tivesse ocorrido, pelo menos o primeiro quadro deveria estar preto, por estar irremediavelmente superexposto. Mas não está. A fita inteira está em branco.
Atenciosamente, Tim
MirkoBoeddecker
A língua também?
TiMo
A língua também?
A língua também.
hallertauBW
Olá, Tim,
talvez a sua lata de filme não fosse à prova de luz? Uma vez, nas minhas latas Paterson, eu não coloquei o anel de plástico preto que se encaixa na bobina do filme. Acabei tendo o mesmo resultado.
Atenciosamente, Guido
TiMo
Olá, Guido,
Mais tarde, outro filme foi revelado com sucesso na mesma lata. Além disso, como a lata não era hermética, deveria ter havido prata que reagisse à luz. No entanto, a tira está branca/transparente. Isso significa que nenhuma emulsão reagiu à luz.
Atenciosamente, Tim
bernhardmangelsgmxde
Se a Kodak tivesse cometido um erro na fabricação que levasse a esse resultado, logo surgiriam em todos os fóruns de fotografia analógica muitos usuários relatando o mesmo problema. Em relação aos filmes de um determinado fabricante, existe o problema de que, se o tempo de revelação for muito curto, o resultado é um filme praticamente em branco. Como esse fabricante ainda indicou um tempo de revelação incorreto no folheto, sempre houve usuários que relataram esse problema. Eu diria que o Tri-X é vendido cerca de 100 vezes mais do que esses filmes... e que, com problemas desse tipo, muitos usuários irritados também se manifestariam. Portanto, não acredito que o Tri-X em si seja o problema.
É possível excluir 100% a possibilidade de que o revelador tenha sido trocado pelo fixador? De que revelador se trata? Quando foi comprado e como foi realizado o processo de diluição?
piu58
A lingueta não está preta, não há nenhuma inscrição legível = não revelado, apenas fixado.
Sei que, diante de erros como esse, a gente apostaria a própria visão de que fez tudo certo. Mas não é possível que haja apenas um único rolo revelado incorretamente. Milhares de rolos revelados incorretamente já teriam sido detectados há muito tempo. Além disso, a Kodak provavelmente revela alguns rolos de cada lote, isso faz parte do controle de qualidade.
TiMo
Porque sou um idiota!
Acabei de enxaguar o frasco que continha o revelador. Tem um pouco de precipitado prateado lá dentro, mas isso não importa. O ponto é que achei que deveria deixar a água lá por mais um tempo e limpar bem.
Então me lembrei de que já tinha pensado nisso antes. Foi há mais ou menos seis semanas. Acho que não tinha despejado a água porque, na limpeza final, surgiu um imprevisto. Mais tarde, o frasco com a água dentro e a etiqueta “Solução MZB A” do lado de fora foi parar na prateleira dos produtos químicos. Lá ficou até ontem, quando retirei o suposto revelador. Acabei revelando com água. Bravo!
Droga! Obrigado pela ajuda de vocês e desculpem por ter desperdiçado o tempo de vocês.
Tandemfahren
Haha, espalha a notícia: o Ti-him é um desastrado!
Há muitos anos, o telefone tocou logo ANTES de eu começar a misturar uns quilos de resina epóxi... Acabei passando a noite inteira, sozinho, fazendo 10 m² de laminado de altíssima qualidade em um barco caríssimo... Foi uma bagunça que nem dá pra descrever com palavras.
Então, fica triste por um instante e depois tudo fica bem, essa é uma bela história clássica para longas noites entediantes com seus netos! (“É, vovô, com água, tá tudo bem, já conhecemos essa...”)
Sorriso de Cheshire
Frank