Fotis
Pergunta: Que resultados posso esperar se, por um lado, revelar um Tri-X ou um Portra (400) — ambos expostos normalmente a 400 ISO — como se fossem de 800 ISO e, por outro lado, revelar normalmente um Tri-X ou um Portra exposto a 800 ISO? Agradeço antecipadamente por qualquer dica.
TR
O tempo de exposição permite controlar os detalhes nas sombras. Com o tempo de revelação, você determina o contraste. Se você realizar a exposição de um filme de 400 ASA como se fosse um de 800 ASA, sempre haverá uma certa perda nos detalhes das sombras. Se você revelar um filme (independentemente de como ele foi exposto) por mais tempo do que o normal, você aumentará o contraste ou prejudicará a definição das luzes. Se você revelar um filme por menos tempo, ainda obterá detalhes de sombra suficientes, mas preservará as luzes. Se você digitalizar seus negativos, eu sempre recomendaria buscar negativos “mais suaves” — o contraste pode ser criado posteriormente.
Caso você utilize o sistema de exposição automática integrado à câmera, esteja ciente de que, de qualquer forma, você estará subexposindo grande parte de suas fotos — ou seja, você estará automaticamente expondo seu Tri-X a, por exemplo, “800 ASA”, sem sequer perceber.
Fotis
Ok, mais uma pergunta sobre a segunda parte da sua resposta: devido à tendência de subexposição no modo automático, você recomendaria um revelamento normal para 400 ISO?
TR
A intensidade do revelamento sempre se refere ao contraste desejado que você quer obter. Eu nunca revelaria mais (por exemplo, por mais tempo) do que o “normal”. Um revelamento mais intenso não compensa a subexposição! É possível recuperar o contraste perdido no processo de revelação de positivos ou por meio do computador. Mas se você precisar trabalhar sempre com um pouco mais de contraste, recomenda-se revelar os negativos por um tempo um pouco mais longo. Sim, em "condições normais", eu sempre revelaria "normalmente".
Eu realizo a exposição do Tri-X a 320 ASA. Para isso, uso um exposômetro manual e faço a medição de luz com a calota — assim, posso ter certeza de que estou realmente realizando a exposição do filme da maneira que pretendo. Em seguida, revelo o filme pelo tempo necessário para que eu consiga expor o máximo possível na gradação 2.
Se eu realizasse a exposição de um filme apenas na neblina, por exemplo, eu o revelaria por cerca de 25% a mais, já que os motivos têm muito pouco contraste e, assim, posso garantir mais contraste já durante a revelação do negativo. Se eu tiver apenas motivos sob luz solar intensa, reduzo o tempo de revelação proporcionalmente. Mas, nesse caso, cada um precisa determinar seus próprios valores.
michael-kielgmxnet
Mais uma observação sobre o Portra: ele aguenta facilmente uma subexposição de um stop. Não é preciso ajustar o revelamento com esse filme, já que ele é revelado no processo C41, e nesse caso o push/pull é bastante incomum (mas não impossível).