Morte
Olá a todos,
esta é minha primeira postagem neste fórum. E já tenho uma pergunta.
Recentemente, provavelmente por causa do cansaço, revelei por engano um filme colorido (Ektar 100) como se fosse um filme P&B no RODINAL. Surpreendentemente, o filme ainda ficou bom para uso após a digitalização e o pós-processamento. Grão muito fino, gostei bastante de algumas fotos.
Mas, quando, algum tempo depois, quis revelar outro filme P&B normalmente, notei que a garrafa de gargalo largo (semitransparente) onde guardo meu fixador estava coberta por uma camada preta-cinza-escura por dentro. A respeito disso, um breve comentário sobre meu método de trabalho:
Eu fixo meus filmes usando o método de dois banhos e com Adofix. Logicamente, guardo os dois banhos em garrafas separadas. A garrafa com o primeiro banho, que foi o primeiro a entrar em contato com o filme colorido, está “limpa” como de costume, com o líquido cristalino como sempre. Apenas a garrafa com o segundo banho apresenta essa camada suja no interior. Ela pode ser removida com o dedo, o que, naturalmente, não é nada agradável. Sinceramente, não faço ideia do que exatamente um fixador faz com um filme colorido e por que esse efeito ocorreu apenas na segunda garrafa e não já no primeiro banho de fixação. Seja como for, é claro que vou jogar fora os dois banhos e preparar novos, para não correr nenhum risco. Mas, e agora a minha pergunta:
Como faço para limpar a segunda garrafa? Como remover essa película para que ela não contamine o novo fixador desde o início? Alguém tem alguma sugestão? Na verdade, não gostaria de jogar a garrafa fora, seria um desperdício de material. E a limpeza com uma simples escova de garrafa não me parece suficientemente eficaz.
Muito obrigado pelas sugestões!
Morte
Tandemfahren
Oi, Morte,
antes de mais nada, seja bem-vindo ao fórum.
Como o desenvolvimento deu certo, não é exatamente uma surpresa.
Quanto à sua pergunta: eu jogaria a garrafa fora, esses poucos centavos não vão fazer diferença.
Se você quiser limpá-la a todo custo, eu recomendaria o Fetter Farmer, embora a perda de material provavelmente não seja muito menor do que a da garrafa (além disso, não sabemos se a limpeza vai dar certo...)
Não sei dizer o que é essa mancha no fixador e por que ela só aparece no segundo banho. No máximo, pode ser que, de cansaço, você tenha confundido as duas garrafas de fixador.
Onde o diabo está...
Você escreve “jogar fora” o fixador; posso supor que você, espero, não vai simplesmente despejá-lo no ralo?
Atenciosamente, Frank
TR
Ao contrário do papel, é possível verificar muito bem se a fixação do filme foi adequada por meio da clarificação. Por isso, eu não recomendaria usar a fixação em dois banhos; e, se for o caso, anote o tempo de clarificação com uma solução nova e, antes de cada revelação de filme, teste primeiro os dois banhos para verificar se ainda estão em condições de uso dentro de um determinado período (isso é visível). Portanto, se eu tivesse algum tipo de sedimento no fixador, eu simplesmente continuaria a usá-lo, após filtrá-lo ou limpá-lo, desde que ele ainda fosse capaz de “clarificar” bem o filme.
Morte
Eu mantenho um registro preciso do fixador e ele já estava quase na hora de ser trocado mesmo, então não estou desperdiçando nenhum produto químico com essa nova preparação. E, aliás, a segunda preparação de fixador ainda estava límpida, só o frasco é que tinha essa camada. Seja como for, acho que vou seguir o conselho do Tandemfahren e comprar um frasco novo. Não vale a pena gastar muito trabalho nisso. Poderia ser que o problema fosse resolvido simplesmente com álcool, benzina ou pólvora. ;-)
E não, eu nunca jogo produtos químicos no vaso sanitário ou no ralo (exceto o banho de parada). Eu guardo tudo direitinho e depois levo na minha bicicleta...
Obrigado pelas dicas
Morte
bernhardmangelsgmxde
As garrafas com Alt-Fix também sempre me dão problemas... são galões velhos de água destilada. Já as Jobos brancas, por outro lado, não... acho que também depende da garrafa.
Tandemfahren
Uau, Morte, pólvora! Com certeza vai dar certo! Encha cuidadosamente a garrafa até a borda com pólvora recém-preparada, compacte delicadamente e, após a ignição, use um “Bäusili” para misturar tudo bem certinho :-)
(Quem não entende a referência provavelmente é muito jovem)
Falando sério por um instante: a fixação em dois banhos é sempre melhor, porque o fixador pode ser aproveitado ao máximo (ou seja, há menos resíduos para descartar) e o resultado da fixação é sempre totalmente constante (já que o segundo banho permanece praticamente intacto até a troca do primeiro).
Atenciosamente, Frank
Morte
Emil! ;-) Agora vou fazer uma piadinha também...
Sim, com essa solução de dois banhos, prefiro jogar pelo seguro.
TR
Ao contrário da fixação em papel, no revelamento de filmes não é necessário recorrer à fixação em dois banhos para “jogar pelo seguro”, pois, com a clarificação, temos à disposição um indicador inequívoco e confiável, ao qual basta seguir, não é mesmo?
Suponhamos que meu fixador esteja turvo. Nesse caso, o filme só ficará claro após dois minutos, em vez de 30 segundos. Não há problema: basta aumentar o tempo total de fixação de acordo com a regra do tempo de clarificação e, mesmo assim, obteremos um filme totalmente fixado.
Morte
Na época, depois de ler a "Coluna de Wollstein", decidi fazer isso. Ele escreveu
o seguinte:
[font=arial, helvetica, sans-seri
Fixação
Já escrevi artigos inteiros apenas sobre a fixação. Vou poupar-me de repetir as vantagens da fixação em dois banhos e recomendo-lhe aqui, mais uma vez, este método também para os seus negativos. As vantagens são
- [font=arial, helvetica, sans-seri uma fixação mais completa e
- [font=arial, helvetica, sans-seri melhor aproveitamento do banho.
Sempre me dei bem com isso e não vejo motivo para
não fazê-lo. Afinal, não se gasta mais fixador do que com o método simples.
Tandemfahren
É isso mesmo, hehe. Na verdade, você até gasta menos, como já disse (em termos de preço, isso não faz diferença, eu sei). O que me preocupa mais é o descarte e a segurança do fixador.
Quando todos os filmes saem de um banho praticamente “virgem”, só é preciso lavar sempre mais ou menos a mesma quantidade de prata dissolvida (ou seja, praticamente nenhuma, o que também é melhor para o meio ambiente).
Quanto menos variáveis, melhor a consistência do processo. O trabalho manual extra é realmente insignificante.
É claro que também dá para fazer de outra forma.
Atenciosamente, Frank
Urnes
A quantidade de prata que é lixiviada é sempre a mesma! Não importa se o banho está novo ou velho. Apenas o volume do fixador usado muda, assim como a concentração de prata no fixador. Se você levar o material para o centro de reciclagem, pode valer a pena, já que, por aqui, quantidades acima de 5 litros são consideradas comerciais. Se você precipitar a prata antes, isso não importa.
Atenciosamente, Sven.
Tandemfahren
Eu mesmo encho o prata, sim. Não confio nem um pouco nos coletores de lixo, melhor esquecer isso.
Com mais prata na solução, vale mais a pena encher (eu sempre encho um galão de 10 litros).
Para encerrar de vez essa “porcaria de cerâmica”: a quantidade de prata a ser lavada não é constante, já que a maior parte fica no fixador.
E, com um segundo banho praticamente sem prata, a concentração, ao atingir o equilíbrio, fica próxima de zero tanto na película quanto no fixador. Era isso que eu queria dizer.
Atenciosamente,
Frank