Gast
Era verdade ou boato da internet? : http://www.largeformatphotography.info/forum/showthread.php?93463-Fotokemika-shuts-down-film-and-paper-manufacture
Gast
Mas, ao que parece, isso se aplica apenas ao papel fotográfico Efke, e não aos filmes: http://www.freestylephoto.biz/industry-updates/august-2012/snapshot.html
gurkensaft
Nossa, esperemos que isso afete apenas a papelada.
Isso seria (mais) uma perda.
MirkoBoeddecker
No momento, eles estão em férias de fim de ano.
Estou ciente dos problemas, mas não diria isso da maneira como foi descrito acima. Vou viajar para lá daqui a duas semanas e, então, veremos o que acontece.
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Infelizmente, não tenho boas notícias. A situação parece clara e, na minha opinião, afeta tanto os filmes quanto os papéis.
Já havia mencionado em várias ocasiões como a situação está difícil para nós, fabricantes de material fotográfico analógico, diante dos preços atuais de mercado.
Os fabricantes mais eficientes (Kodak, Ilford) conseguem, graças aos seus lotes de produção e vantagens de compra, obter um lucro líquido modesto, mesmo com os preços de mercado.
Os fabricantes menores, por outro lado, estão por um fio e seus cálculos não permitem nem amortizações nem despesas com reparos.
Na Fotokemika, há atualmente algo quebrado que precisaria ser consertado. Nada de mais, com valor inferior ao de um carro pequeno, mas é o suficiente para colocar em dúvida a continuidade comercial de toda a unidade fabril, embora se trate de um fabricante que ainda faturou vários milhões.
Infelizmente, não conseguimos encontrar uma solução para esse dilema estratégico, pois não se pode presumir que a pressão da concorrência diminuirá no curto ou médio prazo.
Nada nada bom :-(
Mirko
TiMo
Que grande besteira!
Mas parece que você já suspeitava disso, se eu estiver interpretando corretamente o que você disse em maio:
Atualmente, nossa pesquisa está focada em infravermelho, PAN 25 ou CHS 50.
Agora estou curioso para saber como fica o futuro dos filmes CHS (a CMS produz vocês mesmos, se não me engano) e de outros produtos da ADOX que eram fabricados pela Fotokemika.
gurkensaft
Olá, Mirko,
Essas notícias são realmente ruins.
É possível prever se, num futuro próximo, alguns produtos já vão começar a faltar ou deixar de estar disponíveis?
Ou, na perspectiva do consumidor: a situação está tão crítica a ponto de já ser preciso estocar?
Atenciosamente, Torsten
thomas_l
Então, se isso realmente custar menos do que um carro compacto, poderíamos pensar em fazer uma pequena campanha de arrecadação de doações...
MirkoBoeddecker
Então, se isso realmente custar menos do que um carro pequeno, poderíamos pensar em fazer uma pequena campanha de arrecadação de doações...
Mas isso não adianta nada, porque não é sustentável. Não se trata de um problema de financiamento.
O que realmente ajudaria seriam encomendas firmes para a quantidade de material atualmente produzida, pelo dobro do preço.
Se fosse realmente realista esperar que um mercado do mesmo tamanho que o atual fosse considerado com um nível de preços duas vezes maior, a produção voltaria a ser rentável e os investimentos necessários poderiam ser financiados.
Mas, realisticamente, ninguém dos envolvidos acredita nisso.
MirkoBoeddecker
É possível prever se, num futuro próximo, alguns produtos já estarão em falta ou indisponíveis?
Ou, na pergunta do consumidor: a situação está tão crítica a ponto de já ser preciso estocar?
No caso do papel, com certeza; quanto aos filmes, ainda há uma pequena esperança de uma última produção.
Rotti
Mirko, dá um gás com o versátil Polywarmtone. Nenhum outro papel é tão versátil (litografia; tanto o revelado para tons quentes quanto para tons frios ficam ótimos, assim como as viragens). Se, além disso, os filmes CHS 50, APX 100 e 400, bem como um substituto para o Efke IR, todos de alta qualidade, pudessem ser produzidos em breve, eu teria tudo o que preciso. E ainda por cima “Made in Germany”, isso seria ótimo. Assim, seria muito mais fácil lidar com o desaparecimento dos outros.
Atenciosamente, Markus
thomas_l
Eu também acho isso; portanto, se no final sobrar uma certa variedade de corpos de câmera, para nós, fotógrafos analógicos, está tudo bem.
MirkoBoeddecker
Mas parece que você já tinha percebido isso, se estou interpretando corretamente o que você disse em maio
Não, na verdade não. Existe um mercado que a efke não atendia e não pretendia atender, que é o de produtos especiais de alto preço e excelente qualidade.
É aí que vemos nosso nicho como pequenos fabricantes e é para lá que queremos ir. Não temos interesse em produzir as quantidades que a efke produzia e depois ter que baixar o preço até que o volume de vendas se ajuste e o lucro seja zero.
Atenciosamente,
Mirko
AchimBauer
Colagem de discos,
Quando, no final do ano passado, finalmente decidi voltar a fotografar, surgiu a dúvida: qual filme escolher?
Por isso, comprei um rolo de cada um dos seguintes: APX 100, ADOX CHS 100, Fomapan 100, Fujipan 100, Ilford FP4, Ilford Delta 100, Kodak T.max 100, Kodak X-pan e Lucky 100, juntei câmeras da vitrine que ainda funcionavam, e o restante foi comprado no eBay. Depois, com 9 câmeras e 9 filmes, fotografei o mesmo motivo em cada uma. O que estava planejado para 8 semanas durou 9 meses.
O resultado dos filmes que mais me agradou foi o CHS 100 em segundo lugar, o APX 100, e justamente esses dois não têm mais futuro. Eu estaria disposto a pagar os preços da Ilford e da Kodak para conseguir mais.
Mirko, como estão as coisas? Em algum momento você disse que a atividade principal está na Poywarmtone e em testes de revelação com filmes CHS. Há algo planejado? E agora virá também o sucessor do APX, ou ainda há chances de a Efke mudar a estratégia, produzindo quantidades menores com mais lucro, ou eles vão fechar as portas de vez? Havia também a produção de filmes radiográficos e técnicos. Seria bom se isso continuasse.
Atenciosamente, Achim
MirkoBoeddecker
Mirko, dá um gás com o versátil Polywarmtone. Nenhum outro papel é tão versátil (papel lith; tanto o revelado para tons quentes quanto para tons frios ficam ótimos, assim como as viragens). Se, além disso, os filmes CHS 50, APX 100 e 400, bem como um substituto para o Efke IR, todos de alta qualidade, pudessem ser produzidos em breve, eu teria tudo o que preciso. E ainda por cima “Made in Germany”, isso seria ótimo. Assim, seria bem mais fácil lidar com o desaparecimento dos outros.
Atenciosamente, Markus
É mais ou menos assim que a gente imagina, embora, no início, a gente certamente consiga fabricar apenas dois desses produtos inteiramente por conta própria; caso contrário, não dá para acelerar, porque a gente tem que ficar mudando de faixa o tempo todo ;-)
gurkensaft
Obrigado, Mirko.
Será que uma produção CHS xy seria tecnicamente viável para vocês e se é algo que vocês desejam ou planejam fazer?
Assim, poderíamos nos preparar para isso (mesmo que com um tempo de espera mais longo).
Não conheço nenhum substituto adequado para o filme.
Atenciosamente, Torsten
AchimBauer
Olá, Mirko,
isso significa que há chances de a produção do Adox CHs continuar, mesmo que seja apenas na sensibilidade de 100 ASA?
Quais são as chances?
E de que tipo de apoio vocês precisam?
Atenciosamente, Achim
MirkoBoeddecker
Não gostaríamos de fabricar o CHS original. A fórmula antiga tem muitas desvantagens; a Efke levava muitas broncas de vocês porque isso ou aquilo não estava perfeito. Ainda me lembro das discussões acaloradas por causa das variações de sensibilidade. Na verdade, é um milagre que o filme tivesse, em média, apenas meio ponto de desvio.
Tiro o chapéu para o pessoal de Samobor. Nunca conseguiríamos isso com o equipamento que eles têm à disposição.
Nossa abordagem é incorporar as características da série CHS em uma emulsão mais moderna de 25 ou 50 ASA. Quem quiser o visual do CHS pode então usar esse filme. Nós também adicionaríamos uma pitada extra de prata para torná-lo mais dócil e flexível. Mesmo assim, ainda estaríamos bem abaixo da receita atual. Se isso não for economicamente viável, podemos deixar de lado.
Mas mais moderno não significa cristal plano. Mais moderno, neste caso, significa baseado em uma emulsão clássica, mas que já é produzida de forma controlada e tem um desempenho estável.
As antigas emulsões CHS ADOX ainda são emulsões de inclinação e o amadurecimento é feito a olho em cada produção, já que o enchimento espontâneo sempre gera um caos enorme e o ajuste depende essencialmente do amadurecimento.
Atenciosamente,
Mirko
TiMo
Isso vai dar bastante trabalho:
O sucessor do APX 400 está em desenvolvimento há alguns anos, mas parece que ainda há muito material do modelo anterior que não foi aproveitado.
O Polywarmtone é um grande projeto e provavelmente ainda vai levar muito tempo.
Agora parece que há uma lacuna no mercado de filmes do tipo CHS e, principalmente, de IR, que precisa ser preenchida rapidamente.
O ajuste ocorre essencialmente durante o amadurecimento.
Um filme como um vinho.
Obrigado pelo seu empenho, Mirko!
thomas_l
É realmente uma pena o que aconteceu com a Fotokemika, porque, afinal, perdemos um pouco de variedade. Mas me parece bastante lógico que, no futuro, não possa haver mais tantos fabricantes de filmes assim. Se, a médio prazo, surgir um substituto para o CHS 50, isso seria certamente ótimo; às vezes, eu gostava bastante de usá-lo. No entanto, acho que devemos dar um passo de cada vez: ainda há variedade suficiente de filmes.