Gucker
Recebi esse tanque de revelação junto com outro item usado, então, felizmente, não paguei a mais por ele. Como esse tanque tem espirais transparentes, usei-o recentemente para revelação reversa e tive que me irritar várias vezes.
É um tanque de revelação no qual se coloca a lata de filme inteira e, sob luz, se coloca o filme na espiral. Isso funciona muito bem, mas o aparelho não corta o filme de forma limpa no final e, se a exposição foi feita até o último momento, a última imagem fica parcialmente destruída.
Além disso, há as seguintes desvantagens:
- a lata fecha mal e, se você apertar ainda mais a tampa, mal consegue abri-la, pois o diâmetro é tão grande que fica difícil segurá-la;
- se a espiral ficar em uma saliência no fundo da lata ao fechá-la, a entrada fica vedada e é preciso (de preferência com luvas!) mexer no líquido químico para girar a espiral;
- o tanque esvazia, comparado com outros que tenho, de forma lenta e ineficiente;
- também é possível inserir o filme na espiral — as abas para isso estão lá —, mas a espiral não possui mecanismo de fixação, de modo que é preciso empurrá-lo constantemente, o que só é possível para pedaços de filme mais curtos; fiz isso e constatei que o filme saiu durante o revelamento!
Para mim, trata-se de um projeto totalmente falho e, caso algum de vocês se depare com este aparelho: é melhor ficar longe dele.