hallertauBW
Olá a todos,
Estou enfrentando alguns defeitos nos meus revelados de filme em rolo que não consigo explicar. Aqui está a foto. Trata-se de filmes em rolo Rollei RPX 400, com exposição e revelação a 1600 ASA, seguindo as instruções, com o revelador PXD. Também revelei um filme em rolo a 1600 ASA. O defeito também aparece nesse caso. Mas essas bolhas só são visíveis nas bordas. Os mesmos erros ocorrem quando trabalho com 800 ASA, mas não de forma tão extrema. O interessante é que esses erros não ocorrem quando uso outro revelador. Também revelei três rolos com 250 ASA e o revelador HRX-3.
Descarto a possibilidade de depósitos de calcário causados pela água, pois, caso contrário, os rolos revelados com HRX-3 teriam que apresentar os mesmos erros.
Secagem: primeiro, retire a água com um raspador de filme e, depois de pendurar, seque cuidadosamente com um papel-toalha para remover as últimas gotas de água.
Será que o PXD está sujeito a um processo de envelhecimento que causa isso? O frasco ficou fechado na adega por cerca de nove meses.
Obrigado pelas sugestões
Guido
Gast
Por que não entra em contato diretamente com o Sr. Schain:
[font=Courier New][color=blue][color=#000000]SPUR Schain + Partner
Dr. Heidrich und Schain GbR
SW-Entwicklungstechnik
Schmiedestr. 31
52379 Langerwehe
Tel. 02423-6198
Fax 02423-406980
Celular: 0173-7086525
Web: www.spur-photo.com[/colo[/colo
[lef[font="Courier New"][size="4"]E-mail:[/size][email="schain@spur-photo.com"][font="Courier New"][size="4"]schain@spur-photo.com[/size][/emai[/lef
hallertauBW
Olá, Wolfgang,
Acho que sou o último a perguntar. A princípio, presumo que se trate de um erro bobo de uso. Só que não consigo identificá-lo. Por isso estou perguntando a vocês; com certeza outras pessoas já tiveram os mesmos problemas.
Atenciosamente, Guido
ThomasPauly
No canto superior direito, nota-se uma marca da perfuração. Provavelmente, a emulsão absorveu umidade antes do revelamento e, ao manusear o rolo de filme, aderiu à espira seguinte. Para isso, basta a umidade da pele em um dia quente,
que, dentro de um saco de troca fechado, faz com que a umidade do ar aumente.
É improvável que o revelador seja a causa, pois ele provavelmente prejudicaria a qualidade geral, mas não produziria marcas com tanta nitidez.
Atenciosamente,
Tepe
hallertauBW
Boa noite a todos,
Recebi uma dica em outro fórum de que a superfície da emulsão seria muito sensível. Daí as marcas causadas pelo desenrolamento. E parece que é verdade. Pendurei dois rolos de filme molhados. A superfície de ambos os rolos está completamente lisa.
Atenciosamente,
Guido