michael-kielgmxnet
Olá a todos,
Li hoje no site do Sr. Moersch um comunicado informando que o lote atual do Fomatone MG só é parcialmente apto para lith. Alguém tem mais informações sobre isso? Espero que a Foma não tenha alterado a emulsão às escondidas, fazendo com que um dos mais belos papéis lith tenha desaparecido do mercado.
Atenciosamente,
Michael
SxDx
No momento, não posso nem confirmar nem negar. Ainda estou usando o lote 03, que, segundo a Moersch, ainda revela em lith boas condições. Meus próximos pacotes serão do lote 06; pode ser que sim, ou talvez não.
MirkoBoeddecker
...que a Foma alterou a emulsão discretamente...
Uma observação a esse respeito.
Nós (os fabricantes) precisamos constantemente fazer alterações “silenciosamente e às escondidas”.
Mas podem ter certeza de que não fazemos isso de propósito :-)
Pois, seja “em grande alarde” ou “silenciosamente e às escondidas”, qualquer “alteração” em um sistema de halogeneto de prata é extremamente arriscada, cara e não faz nenhum sentido do ponto de vista comercial.
Nesse sentido, tenho certeza de que a Fomaten, caso realmente tenha mexido em alguma coisa, teve uma necessidade urgente de fazê-lo.
Mas isso é realmente apenas uma observação à margem e não uma resposta à sua pergunta propriamente dita (à qual não posso contribuir no momento devido a uma abstinência temporária de litografia).
Atenciosamente,
Mirko
michael-kielgmxnet
Olá, Mirko,
Entendo perfeitamente o que você escreveu. Afinal, já existem restrições mais do que suficientes impostas pela UE, independentemente de elas fazerem sentido ou não.
Como não há nenhuma declaração oficial do fabricante (pelo menos não no site), acho que não resta a não ser esperar e testar.
sputnik
Mas isso é só uma observação à parte e não uma resposta à tua pergunta propriamente dita (para a qual, devido a uma ausência temporária do Lith, não posso contribuir no momento).
Atenciosamente,
Mirko
E no revelador normal, o novo lote se comporta como o antigo?
Atenciosamente, S.
MirkoBoeddecker
E no revelador normal, o novo lote se comporta da mesma forma que o antigo?
Segundo a Foma, sim. Por isso, também não foi divulgada nenhuma informação sobre uma alteração. Um teste de comportamento do Lith, compreensivelmente, não faz parte do programa de testes padrão de um lote.
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Afinal, já existem restrições mais do que suficientes impostas pela UE
Sim, isso é uma coisa, e depois um fornecedor após o outro vai à falência.
Estamos em uma missão rumo à autossuficiência... mas precisamos fazer concessões.
Atenciosamente,
Mirko
Rotti
De qualquer forma, mais um motivo para dar continuidade ao desenvolvimento e à fabricação do papel Polywarmtone... e ficar de olho na compatibilidade com a litografia ;-)
MirkoBoeddecker
De qualquer forma, mais um motivo para dar continuidade ao desenvolvimento e à fabricação do papel Polywarmtone... e ficar de olho na aptidão para lith ;-)
É verdade. Estamos fazendo o que podemos. Passei o domingo programando um novo controlador para o computador de enchimento....
Até a próxima segunda-feira (não a próxima), ele precisa estar pronto ;-)
Atenciosamente,
Mirko
Tandemfahren
Hehe, Mirko, vamos apostar que meu barco a remo de carvalho vai ficar pronto antes do seu Polywarmton?
Eu até comecei a trabalhar nisso só por sua causa...
uma ajudinha para te motivar :-)
Se você ganhar, eu compro 10 caixas de 24x30 a mais; se eu ganhar, você compra o barco a remo, combinado?
É melhor você se apressar...
Atenciosamente,
Frank
MirkoBoeddecker
Hehe, Mirko, vamos apostar que meu barco a remo de carvalho vai ficar pronto antes do seu Polywarmton?
É o que eu acho. Isso é uma competição desleal -_-
Para torná-la comparável, você teria que:
- Construir o barco na escuridão total :ph34r:
- Incluir a seguinte dificuldade:
O barco precisa de 25 pregos. Cada prego tem 50% de chance de ser feito de material solúvel em água, mas você não sabe qual. O resultado só pode ser:
a. O barco afunda e não pode ser recuperado se pelo menos um prego for solúvel em água.
b. O barco só flutua se todos os pregos forem bons.
Todo barco que afundar precisa ser reconstruído.
Qualquer conclusão só pode ser derivada (ou melhor, deduzida) do resultado acima :)
Boa sorte ;)
Atenciosamente,
Mirko
Urnes
Ora, isso é muito fácil, Mirko! :-) É só jogar os pregos em um balde com água e depois pegar aqueles que não se dissolveram.
No momento, quando pego um pacote de PW no freezer, é como se estivesse abrindo um vinho envelhecido. Uma sensação irresistível.
Boa sorte!!!
Atenciosamente, Sven.
Tandemfahren
É, Sven, não, né? Mas eu não posso fazer isso agora, né?
Ah, Mirko, mas eu gosto mesmo é de jogadas desleais (desde que eu saiba que a vantagem está do meu lado). Pois é...
Então, ainda temos que barganhar um pouco mais as condições; o meu fornecedor de unhas diz que não tem unhas solúveis em água.
E pregar no escuro (sim, trocadilho intencional)? Nem sei se tenho sangue suficiente pra isso...
Bom, seja possível ou não, pelo PW eu até remaria até Berlim; enfim, o que eu queria dizer é: mãos à obra! Acendam o fogo e mãos à obra!
Os melhores cumprimentos do
Frank
sputnik
Acabei de sair da Duka.
O Fomatone é revelado em lith sem problemas.
Só que, de alguma forma, está um pouco diferente.
Parece que JÁ fizeram alguma alteração.
Para mim, a tonalidade está AINDA melhor do que antes. Tanto no Easy-Lith quanto no Rollei Lith.
Lote utilizado: 063248/07.
Ou seja, novinho em folha.
Estou feliz. :rolleyes:
TR
Será que é possível deduzir dessa informação a data aproximada de fabricação? 2007?
sputnik
É possível deduzir a partir dessa informação a data aproximada de fabricação? 2007?
Não. Isso não tem absolutamente nada a ver com isso! Os dois últimos dígitos são irrelevantes. Eles se referem apenas ao corte em diferentes formatos.