Mittelformater
Olá, participantes do fórum,
Há muito tempo que utilizo filmes Kodak T-Max, que revelo com o revelador T-Max. Infelizmente, a Kodak já não comercializa esse revelador na embalagem de 200 ml. Em vez disso, ele só está disponível em embalagens de 1 litro.
Infelizmente, não tenho como usar essa quantidade (a menos que haja usuários na região de Nuremberg que queiram comprar uma parte. Por favor, entrem em contato se tiverem interesse), pois a maior parte do revelador acabaria estragando devido ao pequeno número de filmes a serem revelados.
Por necessidade, gostaria agora de experimentar o revelador Ultrafin Plus da Tetenal, recomendado para os filmes T-Kristall, com o filme Kodak T-Max 400.
Ficaria muito grato se os participantes do fórum pudessem compartilhar suas experiências com essa combinação (Ultrafin Plus/T-Max 400). Muito obrigado.
Atenciosamente,
Joachim Kraus
aring
Sempre revelei o T-Max no D76 (diluição 1+1)
Gast
Se for para acreditar nos fóruns especializados, o Ultrafin Plus é muito semelhante ao revelador Tmax.
Como você revela poucos rolos, eu sugeriria experimentar o SPUR HRX 3 (novo).
Ele vem em dois componentes, que só são misturados imediatamente antes do revelamento.
http://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/preto e branco-filmentwickler/spur-hrx-iii-new-revelador-250-ml-129-2x125ml.html
Ou o ADOX ADX-2. Revela com um pouco mais de nitidez e dura uma eternidade!!
http://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/preto e branco-filmentwickler/adolux-adx-2-komponentenentwickler.html
Atenciosamente,
Wolfgang
piu58
Recomendo o Tetenal Ultrafin Plus. Ele é praticamente idêntico ao seu revelador T-Max e também está disponível em frascos de 200 ml. Você pode manter os tempos de revelação que já testou.
bernhardmangelsgmxde
Como os 200 ml agora estão tão baratos (considerando que é apenas 1/5 da quantidade...), talvez eu simplesmente continuasse usando o Tmax Dev e o guardasse na adega em frascos de vidro de farmácia menores, bem cheios. Sem querer dar nenhuma garantia, imagino que ele poderia durar dois anos (ou até mais?) nesses frascos. A Kodak indica dois anos de validade na embalagem original fechada. Ao transferi-lo para outro recipiente, ele entra em contato com o ar por um breve momento, mas depois fica mais protegido contra a oxidação do que na embalagem original. Para saber se minha expectativa de que ele possa durar 2 anos ou mais está correta, seria preciso testar. Pessoalmente, eu arriscaria. Na pior das hipóteses, você gastou 6,50 a mais pelo revelador + no máximo 10 euros pelos frascos de vidro; na melhor das hipóteses, você pode continuar usando seu revelador habitual e pagar significativamente menos (apenas 1/3) pelo revelador a longo prazo.
piu58
> que ele poderia sobreviver nela por dois anos (ou até mais?)
Em garrafas de vidro, não há problema.