TiMo Embora seja bem curta e não seja muito profunda (típico do SpOn), é divertida mesmo assim: Entrevista com Manfred Hamm
SilberPixel Hoje é isso, amanhã é aquilo! Essa entrevista me irritou profundamente, embora eu compartilhe, em grande parte, das opiniões pessoais do Sr. Hamm. No entanto, me irrita esse tipo de texto descuidado. Nessa entrevista, na opinião do Sr. Hamm e sem comentários do Sr. Schmund(t) [escreve-se ora assim, ora assado...] o digital é tão inferior ao analógico que ele quer desistir da fotografia. Em 18/05/2009 (Spiegel “Die schwärzeste Kunst”), o mesmo autor escreveu com o mesmo fotógrafo sobre o caminho digital para a impressão offset: “Por mais que eu tente, não consigo obter essa qualidade na câmara escura” e “Hamm coloca uma impressão de câmara escura em papel baritado ao lado do mesmo motivo em um calendário, impresso por Kirchner. Quem vê apenas a imagem em prata a considera impecável. Mas, ao lado da impressão de Kirchner, ela parece leitoso e embaçada.” É negligente não fazer mais referência à própria palavra de três anos atrás, mas ainda mais estranho quando uma imagem só pode ser capturada analogicamente, mas impressa apenas digitalmente. Muitos caminhos levam a Roma, o que, para mim pessoalmente, é o melhor da fotografia de qualquer tipo. Mas cada vez mais perco a vontade de ler quando se trata de coisas polêmicas e mal amarradas, criadas apenas para promover um livro ou uma exposição. Ole
AchimBauer Olá a todos, Não só li a entrevista, como também algumas páginas de comentários. Isso me leva a questionar: será que nós, adeptos do analógico, somos realmente uns retrógrados sem razão de ser? Bem, espero que estejamos apenas à frente do nosso tempo. Na minha infância, fazíamos visitas à usina nuclear, onde, no terraço de visitantes, admirávamos o progresso que resolveria todos os problemas. Os relógios digitais estavam na moda, e hoje quem tem dinheiro compra um relógio mecânico de uma manufatura. As feiras Slowfood estão na moda hoje, quando há pouco tempo as refeições prontas eram o máximo. Vamos ver quando os inimigos do analógico mudarão de lado para estarem na moda? Atenciosamente, Achim
Tandemfahren Nossa... a estupidez do artigo, como era de se esperar, é superada pela estupidez dos comentários, o que já é uma façanha! Sempre me surpreende esse tom meio religioso dessas discussões e a malícia irritante para a qual tudo sempre acaba descambando; bem parecido com a atitude de hiena com que usuários de Windows e Mac “discutem” entre si. Existe algo assim também entre usuários do Plaubel e do Sinar? Obrigado, SilberPixel, pela dica sobre as “antigas” declarações de Hamm, muito esclarecedor. (E bem-vindo ao fórum do laboratório fotográfico, já que estamos nisso) A técnica de impressão de Kirchner, no entanto, deve ser uma particularidade, no que diz respeito ao lado positivo. Não se compara à técnica convencional. Nunca vi isso, mas dizem que chega perto do brilho de um diapositivo (GRANDE PONTUAÇÃO DE EXCLAMAÇÃO). Nem quero saber quanto custa... Mas isso não tem nada a ver com o lado da captura. Edith fala: dei uma olhada em mais alguns comentários sobre o artigo (não todos), ok, admito que há alguns que fazem sentido para mim!