Bonderer
[size=3][size=4]Olá[/size][/size]
[size=3][size=4]Para quem tiver vontade de experimentar novos reveladores de filme...[/size][/size]
[size=3][size=4]Em Braunschweig — o que não é de se admirar, já que lá existiram a Rollei e a Voigtländer —, mora alguém que gosta de experimentar coisas novas. Existem vários reveladores de filme preto e branco novos que vale a pena experimentar. Eu uso o HCD duas vezes, às vezes com o Starter e às vezes sem, e, com exceção do ADOX-ADONAL, já descartei todos os outros reveladores. Mas também vou experimentar os outros em breve.[/size][/size]
[size=3][size=4]Além disso, há uma ficha técnica muito boa e não, como acontece com alguns outros reveladores, um papel de bola de cristal[/size][/size]
[size=3][size=4]com tempos tirados da bola de cristal. Isso já mostra que o pessoal da Spürsinn realmente se esforça muito. [/size][/size]
[size=3][size=4]Que o dono da casa me perdoe por fazer propaganda de um concorrente, mas o foco aqui é a fotografia.[/size][/size]
[size=3][size=4]Boa sorte[/size][/size]
KlausWehner
Você está simplificando demais as coisas!
O que há de tão novo nesse novo revelador?
Quais são as características que me levariam a trocar meu revelador de confiança?
Essa é, sem dúvida, a informação mínima que um comprador em potencial tem o direito de esperar.
Ou será que não é bem disso que se trata?
Atenciosamente,
Klaus
piu58
O HCD é um revelador à base de fenidona e hidroquinona. Na nova geração, é apresentado como um sistema modular, podendo, portanto, ser utilizado também como revelador de dois banhos. Ao contrário dos outros produtos “espumantes”, não traz nada de realmente revolucionário.
KlausWehner
Caro Uwe,
Você sabe disso, eu sei disso — só não tenho certeza se o autor também sabe.
Pessoalmente, esse tipo de propaganda intrusiva me irrita (não importa de quem seja!) — ainda mais quando não traz nenhuma informação concreta.
Ok — talvez seja um problema meu :-)
Mesmo assim: acho que não se deveria ficar abaixo de um certo nível.
Atenciosamente,
Klaus
piu58
Mas isso também se deve à forma como o produto é comercializado. O Mirko, por exemplo, fala abertamente sobre o que faz (em relação aos seus próprios desenvolvimentos) e ainda ganha dinheiro com isso. Portanto, é possível.
“Novo revelador milagroso” ou “novo filme super”, isso, à primeira vista, não diz nada, a não ser que o fornecedor quer ganhar dinheiro com isso. A comunidade fotográfica precisa sempre descobrir primeiro o que realmente está por trás disso.
No entanto, não há nada de vergonhoso em aperfeiçoar o tradicional CG-512 e adicionar algumas novas possibilidades. Essa informação não prejudica o novato, e nós, fotógrafos experientes, sabemos imediatamente de que classe de revelador se trata, o que ele faz e o que não faz. Mas é assim que começa a busca nas fichas de dados de segurança.
Wolf_XL
...no fundo, essas discussões sobre “filmes milagrosos” e “reveladores milagrosos” são bastante infantis — eles simplesmente não existem. É claro que é possível otimizar filmes ou reveladores em uma determinada direção — só que, infelizmente, isso nunca será um prazer sem arrependimento. Por mais que se tente contornar a questão — uma melhoria em um aspecto certamente acarreta um pioramento em outro...
Bonderer
Olá
Onde está o prazer de experimentar, onde está a vontade de tentar algo novo?
Eu gosto da sopa, outros podem não gostar, mas só
a prática leva à perfeição. Isso também não é uma propaganda para a Spürsinn, eles
não precisam disso.
Se Ansel Adams tivesse tido à disposição papel multigrade e reveladores de filme melhores,
ele nunca teria precisado de um sistema de zonas, mesmo que
agora os contadores de zonas queiram me esquartejar. Fotografo há cerca de
40 anos e tenho um laboratório de P&B há quase o mesmo tempo. Mesmo correndo o
risco de me tornar impopular aqui, o mais importante sempre foi
fotografar, a imagem e o fato de ser divertido. As pessoas nos
clubes de fotografia — que também existiam por aqui — que se preocupavam apenas com detalhes técnicos de uma
foto e com a questão de qual filme usar em qual revelador
devem ter se desgastado. Esse foi o motivo pelo qual eu não entrei em um clube desses.
Não importava que tipo de foto fosse, em vez de apreciar uma foto, procurava-se meticulosamente
por falhas técnicas. Para mim, o que importava era apenas uma boa foto,
nunca uma foto tecnicamente perfeita. Não importava qual filme ou revelador, não importava qual
câmera, não importava qual papel, o principal era ter uma câmera, filme e produtos químicos, e
se era uma Leica ou uma Revue, também não me importava. O mesmo valia para os filmes e,
especialmente numa época em que eu não ganhava muito ou com esposa e
filhos pequenos, eu comprava filmes baratos, produtos químicos e papel
baratos, o importante era ter algo. O importante era ter uma câmera comigo.
Mas nunca pratiquei esse hobby com uma meticulosidade obstinada, onde
ficaria então a alegria da coisa? Os componentes de um
revelador eram e continuam sendo indiferentes para mim; poderia até um bispo
ter mijado neles. Se gosto do resultado, continuo usando; se
não, vai para o lixo como resíduo especial. Claro que isso é subjetivo, mas quando se trata
de gosto, não pode haver objetividade. Imagine só, todo mundo
usando apenas Delta 400 e X-Tol; que pensamento terrível.
Prefiro muito mais o ácido ascórbico em frutas ou em diversas bebidas do que na
forma de reveladores, e quem é que quer X-Tol no chá?
Fiquem tranquilos, relaxem, divirtam-se e sejam loucos. Experimentem
alguma coisa e, se não gostarem, tentem outra. Isso me lembra um
pouco a revista Color Foto e um senhor chamado Motz, que acabou causando alguns
deslizes verbais em suas chamadas “revisões de fotos”. Lá,
as pessoas eram tão humilhadas que com certeza jogavam suas câmeras fora depois, e
para isso os coitados ainda tinham pago, quando enviaram suas fotos
para lá. Então, por que tanto alvoroço? Quem quiser, pode tentar; quem
não quiser, deixa pra lá, nem mais nem menos. E um homem sábio
do século passado disse assim: Quem chega atrasado...
E para eu levar ainda mais porrada, tenho costas largas,
1,90 m de altura com 130 kg de peso de combate, incluindo cerca de 1 kg de barba e cabelo, ou seja,
um verdadeiro animal primitivo avatístico. Gosto de experimentar coisas novas, tenho um
Heiland Splitgrade no meu Kienzle 69 S, comprei-o logo que
acabara de sair e considero isso, vou escrever bem devagar,
a galinha dos ovos de ouro para o laboratório de SW; também tenho o processador TAS da
Heiland, que considero um aparelho genial, valendo muito mais do que cada centavo que
paguei. Gosto de ser maluco, é divertido e sou viciado
nisso.
Para mim, fotografar sempre foi mais importante do que ler fichas técnicas,
o objetivo é apenas uma boa foto, e ela pode tranquilamente apresentar certas deficiências técnicas,
isso até contribui para o charme e a qualidade de algumas fotos.
E o que uma ficha de dados de segurança tem a ver com a impressão visual de um revelador de filmes,
isso me escapa completamente.
Profissionalmente, lido com fichas de dados de segurança e elas contêm muitas informações, por exemplo, para onde posso ligar
se algo entrar em contato com meus olhos, com o que o produto não deve entrar em contato ou o que fazer
se ele começar a pegar fogo ou entrar em contato com fogo; tudo o que é importante está lá, e é
regularmente revisado e atualizado.
Mas não consigo me lembrar de nenhuma ficha de dados de um revelador que diga que vou
gostar do resultado.
De qualquer forma, enquanto puder, vou continuar assim, fotografando com muita alegria, me divertindo com a
fotografia e sendo louco o suficiente para sempre tentar algo novo.
Só posso recomendar isso a todos. E quem ainda não é assim...
Fiquem loucos.
thomas_l
...no fundo, essas discussões sobre “filmes milagrosos” e “reveladores milagrosos” são bastante infantis — eles simplesmente não existem. ...
que verdade, que verdade
TR
Por mais que se tente dar voltas no assunto, uma melhoria em um aspecto traz, com certeza, um pioramento em outro...
Eu também já tive essa experiência. No fim das contas, boa qualidade significa simplesmente -> formato grande. A qualidade de uma alta escala de reprodução não pode ser simulada com um filme especial ou um revelador especial. Em formatos pequenos, é preciso fazer ou encontrar compromissos. Embora, por outro lado, a maioria das boas imagens, aquelas que emocionam, sejam feitas com formatos pequenos, pois nada supera o conteúdo.
Wolf_XL
...é como na vida real: nada substitui a cilindrada — a não ser ainda mais cilindrada... ;-) No entanto, vale a mesma regra aqui: quem sabe fazer, consegue ser competitivo mesmo com uma cilindrada menor. Por isso, não se deve supervalorizar a técnica. No fim das contas, se o conteúdo de uma foto estiver certo, basicamente não importa se ela é 100% perfeita tecnicamente — e uma foto 100% perfeita em termos técnicos continua não transformando um tema sem graça em uma obra-prima...
Wolfgg
Olá, amigos da fotografia analógica,
os reveladores, sem dúvida um tema eterno desde a invenção da fotografia.
Há mais de 40 anos, eu também acreditei por muito tempo que havia grandes diferenças de qualidade entre as diversas combinações de filme e revelador, principalmente influenciado pelas revistas. No entanto, percebi que existem diferenças no efeito da imagem; por exemplo, um revelador produz uma estrutura de prata fina, outro bordas de nitidez definida, ou então uma curva de densidade que ora é plana, ora é acentuada — tudo isso influencia o efeito da imagem e torna um ou outro revelador um pouco mais adequado.
Um dia, porém, percebi que as diferenças entre KB e 4,5x6 ou 21DIN e 17DIN (Agfa IF e ISS na época) ou mesmo entre filme “normal” e filme documental suavizado de 1977 (Neofin Doku) são muito maiores do que aquilo que seria possível alcançar dentro de um formato com a mesma sensibilidade e todos os tipos de soluções de revelação.
Mais tarde, então, me dei ao trabalho de entender a teoria da densitometria/sensitometria e, em testes, constatou-se que isso traz um ganho de qualidade claramente visível e, acima de tudo, segurança para um bom resultado, quando se explora de forma direcionada e correta a curva característica de um filme com a ajuda do sistema de zonas. A afirmação “Se Ansel Adams tivesse tido à disposição papel multigrade e reveladores de filme melhores, ele nunca teria precisado de um sistema de zonas” não me parece correta; isso não tem nada a ver com papel de contraste variável, que, na verdade, tende a levar a não levar o revelamento do filme tão a sério. Já havia reveladores de filme de excelente qualidade há 100 anos (por exemplo, o RODINAL ou as misturas pirométricas); o sistema de zonas apenas garante que a curva de densidade gerada pela combinação de filme/revelador escolhida se adapte ao contraste do motivo, ou seja, que a curva seja ajustada de forma ideal e que o filme possa ser impresso, na medida do possível, nas gradações Normal ou Especial, pois essas duas gradações são capazes de reproduzir a maioria dos tons. Portanto, nada na abordagem de Adams está ultrapassado até hoje.
A título de advertência, um trecho da minha “trajetória com reveladores”, mais ou menos em ordem cronológica: RODINAL, ATOMAL, Fabonal, Metatenal, NeofinRot, NeofinBlau, Ultrafin, Emofin, Ilfosol, Microphen, NeofinDoku, D76, Microdol-X, HC110, Perceptol, CG512 e, ainda, misturas próprias a partir de produtos químicos brutos (trajetória não recomendada para imitação).
O que eu uso hoje? 90% RODINAL, o restante são misturas pirométricas a partir de produtos químicos brutos.
O mais importante até hoje é conhecer bem as propriedades da combinação de filme/revelador utilizada e saber como tirar o melhor proveito dela. E até conhecer bem uma combinação, isso leva tempo.
Experimentar não é proibido, para quem gosta. Só que isso tem pouca influência nos resultados.
Atenciosamente, Wolfgang
Steffen
Olá, Analoger, ou devo te chamar de Michael?
Não está dando muito certo vender o seu revelador e agora você está tentando o marketing viral? Melhor tentar isso no aphog, lá você pode fazer o papel de pregador junto com o Hartmut.
Bonderer
Olá, Steffen
Mais um que lê a bola de cristal; eu nunca consegui fazer isso. Enfim, meu nome nem chega perto de Michael.
Falar mais sobre isso está abaixo do meu nível, mas continue se divertindo na caverna... ou será que ele já tem carro e cavalo?
E agora ele pode ir chorar no colo do papai Mirco e fazer com que me expulsem. Isso não me interessa nem um pouco...
bernhardmangelsgmxde
Que legal!