spacemishka
Olá a todos,
por acaso existe algum fixador que não precise ser descartado pela BSR ou algo semelhante??
Atenciosamente,
Peter
MirkoBoeddecker
Olá, Peter,
Claro — você pode simplesmente jogar fora qualquer fixador, desde que não o tenha usado!
Isso equivale, mais ou menos, ao risco ambiental da água de cozimento de macarrão (na mesma diluição).
Após o uso, ou seja, depois de ter fixado, ele contém sais de prata dissolvidos.
Esses sais não podem ir para a estação de tratamento de esgoto, pois têm efeito antibacteriano e a estação precisa de bactérias para realizar a depuração.
Além disso, a prata é uma matéria-prima finita e valiosa. Portanto, também faz muito sentido recuperar a prata.
Sempre quisemos montar um ponto de coleta na loja, mas o legislador mais uma vez se atrapalha ao regulamentar de forma exagerada o armazenamento de “substâncias perigosas”, a ponto de, ao pesquisar sobre o assunto, sentir um arrepio na espinha (e então simplesmente desistir).
Portanto: sempre entregue o fixador separadamente e identifique-o como solução contendo prata / fixador de filme para que seja reciclado.
Alternativa: retire a prata, colete-a e venda-a.
Atenciosamente,
Mirko
Morte
É especialmente agradável quando você chega com os galões na BSR e ouve, no melhor sotaque berlinense: “Hoje não aceitamos materiais perigosos.”
Não é que não pudéssemos simplesmente deixar os dois bidões num canto até que os recipientes fossem esvaziados e recolhidos. “Têm de ir para outro lugar.” Claro, de bicicleta. É assim que muitas coisas acabam mesmo no lixo, graças ao excelente sistema de eliminação de resíduos perigosos deste país. Grmpf.
MirkoBoeddecker
É especialmente legal quando você chega com os galões na BSR e ouve, no melhor sotaque berlinense: “Hoje não aceitamos resíduos perigosos.”
Não é que eles pudessem simplesmente deixar os dois galões num canto até que os recipientes fossem esvaziados e recolhidos. “Tem que ir para outro lugar.” Claro, de bicicleta. É assim que algumas coisas acabam indo parar na lixeira, graças ao excelente sistema de descarte de materiais perigosos por aqui. Grmpf.
Sim, eles têm o mesmo problema.
Não se pode
armazenar as “substâncias perigosas”. Apenas nos recipientes autorizados e apenas até a quantidade máxima solicitada e aprovada. Se sobrar um litro a mais, estritamente falando, toda a operação precisa ser paralisada.
Franco
Aqui em Erkrath, perto de Düsseldorf, felizmente isso não é problema. O caminhão de coleta de resíduos químicos passa pelo menos uma vez por mês em algum lugar da região. Quando perguntei se deveria separar o fixador do revelador, me disseram que não. É uma pena ver com que frequência leio que os fotógrafos que querem descartar seus produtos químicos de forma adequada enfrentam tantos obstáculos.
Eu entendo de tecnologia de medição, não de química. Por isso, nada vai para o ralo, exceto água de lavagem e Moersch Eco. Eu pagaria por isso, mas aqui é de graça e isso é ótimo. Acredito que, às vezes, os custos dos danos ambientais são maiores do que as “receitas”.
Bonderer
Em Hagen, isso também está bem resolvido; aqui, não querem esse tipo de coisa na estação de tratamento de esgoto, e preferem que algo errado vá para o lixo especial do que para a estação de tratamento.
Quando eu tiver uma quantidade suficiente, vou até a usina de incineração; lá fica o ponto de coleta e, com grandes quantidades, eles também são bem tranquilos. 60-80 kg não são problema, mas quase nunca pesam.
Já se fazia a coleta nas lojas de fotografia, mas isso foi suspenso. Os lojistas juntavam tudo mais rápido do que demoravam para recolher, e depois passou a ser apenas no ponto de coleta central. Tento conseguir bidões em qualquer lugar, mas às vezes também preciso comprar bidões usados.
A Kanister Vertrieb é um endereço aqui; com um litro de Fix, dá para fazer 5 litros.
Franco
Pergunta lá no posto de gasolina ou em uma oficina mecânica. Meus produtos químicos acabam em galões de AdBlue.
Na transportadora onde trabalho, temos um monte de galões de água destilada no depósito. Posso perguntar se eles são usados periodicamente; se for o caso, você poderia pegar os galões vazios em Halver.
Morte
Eu mesmo preciso de tanta água destilada que os galões de 5 litros deles já são suficientes para mim.
A BSR geralmente também me oferecia a opção de despejar os galões diretamente nos enormes tanques deles, e assim eu ficava livre deles.
Bonderer
Não sei dizer que tipo de recipientes estão em questão, mas não confiaria a fotoquímica — pelo menos não por muito tempo — àquelas garrafas de plástico que se compram nas lojas de materiais de construção com água destilada. Já vi coisas demais para confiar nelas. Tenho em casa recipientes para galões cheios e, no carro, eles também são transportados apenas assim. Uma vez, desmontei um laboratório onde um maluco tinha feito compras. Várias centenas de quilos de produtos químicos antigos e os galões originais da Ilford, AGFA, Tetenal e garrafas de diversos fabricantes estavam quase todos mais ou menos deteriorados e com vazamentos. Isso abalou fortemente minha noção de segurança em relação a recipientes de plástico. No entanto, a data de compra daquele lixo velho já não era conhecida... mas, desde então, só uso recipientes em bom estado, mesmo que custem um pouco mais.
Morte
Afinal, não tem ácido clorídrico nisso. Não tenho tido problemas há anos.
Magirus
Não me preocupo tanto com a durabilidade dos galões de água.
Não coletei produtos químicos puros, mas sim diluídos.
A coleta é levada ao ponto de coleta uma ou duas vezes por ano.
Na nossa região de Hannover, é permitido entregar até 30 litros.
Portanto, não é necessário despejar no vaso sanitário.
Atenciosamente, Bernd
Wolfgg
Olá,
por que vocês não preparam o Fix e continuam a usá-lo? Com pouco esforço, dá para extrair a prata. Para isso, basta um recipiente de aço inoxidável, algumas barras de grafite (encontradas em lojas de material gráfico, disponíveis no eBay), uma fonte de alimentação de até 5 V e cerca de 1 A e um motor para agitar (por exemplo, uma furadeira em um suporte barato). Já discutimos esse assunto aqui:
http://forum.FOTOIMPEX.de/index.php?showtopic=1853
. Atenciosamente
Bonderer
Bem, eu também quero comprar amanhã na loja do meu fornecedor. Se ele não vender mais nada, logo vai ser história.
E quem garante que, ao usar um revelador recondicionado, eu não acabe causando danos a longo prazo nos meus negativos? Nesse caso, prefiro um novo e fresco; e essa coisa também não é tão cara assim. E essa história do preço da prata... pergunta a um ourives de confiança quanto ele recebe pela prata dele? O meu sempre ri quando conto isso pra ele.
O preço alto da prata é um preço de bolsa; o preço de compra fica bem abaixo disso. Tudo bobagem.
Eu me esforço muito ao fotografar, coloco meus filmes em câmeras de primeira linha da Leica, Nikon etc., invisto nas melhores lentes, para depois expor os filmes a um revelador obscuro. Não mesmo. Só dou o melhor tratamento aos meus filmes. Nisso, não sou mesquinho.
Wolfgg
Olá, amigo do analógico,
se você quiser fazer isso de forma bem completa, o método comprovado é o seguinte:
- faça uma pré-fixação com um fixador antigo, mas que ainda não esteja esgotado, ou com um fixador reciclado; esse fixador faz o trabalho principal
- faça uma pós-fixação rápida com um fixador totalmente novo, que só precisa remover pequenos resíduos e, por isso, permanece fresco por muito tempo.
Especialmente no caso de papel que fica exposto à luz o dia inteiro, esse é o procedimento mais seguro.
O objetivo da desprateação não é apenas a preparação para reutilização, mas também o fato de que um fixador desprateado pode ser enviado sem problemas para a estação de tratamento de águas residuais, poupando-se assim o trajeto até o local de descarte. No meu caso, esse trajeto teria, afinal, 13 km.
Mas cada um sabe de si.
Atenciosamente
?
CommodoreMan
Olá a todos,
Qual seria, afinal, a melhor forma de rotular um recipiente com tinta Fix usada?
O que deveria estar escrito nele, idealmente, para que a empresa de coleta tenha o mínimo possível de dúvidas ou trabalho desnecessário?
A propósito, aqui o centro de reciclagem aceita gratuitamente até 5 kg de peso total de particulares.
Cada quilo adicional custa 1,25.
Então, não posso acumular muito ;).
Atenciosamente, Christian
Morte
Conosco, você nem precisa de nenhuma identificação. Basta dizer ao funcionário da coleta de lixo: “isso é fixador”, e ele despeja no tanque gigante correspondente. O outro tanque é para o revelador, não há mais nada além disso. Como alternativa (se você não precisar mais do galão), já coloquei os recipientes de fixador em um canto e os de revelador no outro. A triagem fica por conta deles.
Eu mesmo escrevo “Fix” com caneta permanente no galão e um “E” grande no outro. Não se deve ter a ilusão de que eles se interessariam, nem que fosse um pouco, pelos componentes da solução.
Gast
Olá,
ainda existe a possibilidade de remover a prata do antigo fixador com ditionato de sódio. A solução pode ser descartada pelo ralo; a lama preta é prata.
spacemishka
Então, prefiro levá-lo ao pátio da BSR... e é melhor perguntar antes se é dia de coleta de resíduos perigosos :)
MirkoBoeddecker
Por isso, só despejo água de lavagem e Moersch Eco no ralo.
O Moersch Eco deveria, na verdade, ser jogado lá dentro em quantidades tão pequenas quanto o NEUTOL ECO. Pelo menos do ponto de vista legal, de acordo com a ficha de dados de segurança.
Ambos os reveladores têm o mínimo possível de substâncias perigosas, mas tudo o que revela em menos de 6 minutos geralmente contém superaditivos, o que significa que, além do ácido ascórbico, há ainda uma substância com potencial redox. Embora na menor quantidade possível — esse era o objetivo, afinal —, não está totalmente isento.
A grande vantagem para as autoridades é a eliminação das restrições de armazenamento e transporte. O professor pode ir até a BSR no próprio carro. A rigor, vocês não podem fazer isso (com concentrados de outros reveladores). Sei que agora isso parece totalmente absurdo, mas é realmente assim.
A diferença é: os professores precisam seguir essa regra.
Andreas1975
Olá, Mirko
?
Não quero que surjam lendas urbanas sobre isso.
Profissionalmente, lido com mercadorias perigosas. Por isso, gostaria de saber em que se baseia a sua afirmação de que, estritamente falando, nós, pessoas físicas, não podemos transportar esses produtos químicos?
Se você pudesse me fornecer um número ONU para os produtos químicos, ficaria muito grato e consultaria o ADR.
Ainda não consegui encontrar uma ficha de dados de segurança que indicasse um número ONU.?
Aliás, na verdade, os particulares estão isentos do ADR quando se trata de quantidades comerciais normais e os recipientes são adequados para o transporte. Até mesmo combustível pode ser transportado em veículos motorizados em quantidades de até 60 litros sem necessidade de identificação. Ao cruzar a fronteira, a situação é diferente, mas isso é uma questão alfandegária.
?
Atenciosamente,
Andreas