Bonderer
[size=4]Olá[/size]
[size=4]Pela minha experiência, percebi que, em filmes em rolo 120 mais antigos, a impressão no papel protetor reage com a emulsão fotográfica. Após o revelamento, essa impressão fica visível no negativo, com intensidade variável. Até agora, porém, isso só aconteceu com o Ilford FP 4; em nenhum outro filme, mas no FP 4 foi muito evidente. Portanto, quem quiser ou precisar fazer fotos importantes deve pensar duas vezes antes de usar esse tipo de filme em rolo. Todos os outros filmes em rolo 120 que uso não apresentam esse problema; nem mesmo os filmes Kodak com impressão muito forte apresentaram isso. No entanto, como uso apenas Kodak e Ilford, não posso falar sobre os outros filmes, mas quem já passou por isso com outros filmes deve alertar os demais. [/size]
[size=4]Até mais[/size]
piu58
O lado do papel que fica em contato com a película é preto — portanto, não há como ocorrer nenhuma reação química. É a luz que penetra gradualmente pelas bordas do rolo.
Wolfgg
Uwe: ele deve estar se referindo ao contato entre a face da camada e o verso do papel quando o rolo está enrolado.
Analoger: será que os filmes antigos ainda estavam realmente na embalagem original hermética? Pode ser um dano causado por um longo período de armazenamento em ambiente com umidade elevada ou mesmo com condensação.
Atenciosamente, Wolfgang
MiJa
Olá,
Eu também tive um “incidente” parecido há alguns anos, mas com um AGFA-PAN 25 — que descanse em paz —: o filme (submetido à exposição) ficou guardado na geladeira e, claro, foi esquecido. Dois meses depois, finalmente o revelei e, vejam só: os números das fotos do papel estavam impressos em toda a extensão do filme! Segundo o nosso técnico de fotografia da empresa, os raios X ativos na geladeira tinham feito seu trabalho. Aceitei isso e joguei o filme fora... Dizem que filmes não expostos duram quase para sempre se forem mantidos no congelador...
Atenciosamente,
Michael
Wolfgg
Olá, Michael,
Raios X? Onde é que se encontraria, na geladeira, a tensão de aceleração necessária, de 25 kV a 150 kV? Mas a radiação radioativa poderia ser uma possibilidade, por exemplo, cogumelos chanterelles contaminados com césio da marca Chernobyl, provenientes dos países bálticos ou de regiões mais ao sul. Só para lembrar: certas espécies de caça na Floresta da Baviera continuam impróprias para consumo até hoje devido à contaminação por césio.
Atenciosamente, Wolfgang
MiJa
Olá, Wolfgang,
haha, muito bem, mas como eu já escrevi corretamente: "...eu simplesmente aceitei isso...". Não preciso saber como raios X ou quaisquer outros raios chegam à minha geladeira, nem como eles poderiam, por favor, ser afetados por tensões de aceleração (já que a porta está sempre bem fechada!); basta-me a informação de que filmes submetidos à exposição não devem ser armazenados, mas sim revelados imediatamente.
Atenciosamente,
Michael
Bonderer
[size=4]Olá[/size]
[size=4]Guardei os rolos de filme normalmente, em local seco e escuro, mas nunca na geladeira. [/size]
[size=4]Suspeito de uma reação química, seja lá por que motivo for. Pensando bem, quando o filme está enrolado, o lado da camada fica sobre o lado externo impresso do papel protetor, onde estão impressos os números e as marcações. Posso descartar a exposição à luz, pois os filmes permaneceram em sua embalagem original até serem colocados na câmera e, após a exposição, foram guardados nas caixas de rolo de filme ADOX. A impressão do papel protetor cobria todo o comprimento do filme. Na verdade, é inútil ficar pensando qual é a causa. O importante é apenas que não aconteça com outras pessoas o mesmo que aconteceu comigo, ou seja, passar um dia inteiro por aí tentando tirar boas fotos e, depois do revelamento do filme, jogá-las no lixo porque a impressão do papel protetor estava visível em todo o negativo.[/size]
[size=4]Atenciosamente [/size]
TiMo
[size=4]Na verdade, é inútil ficar pensando qual é a causa. O importante é que não aconteça com os outros o mesmo que aconteceu comigo: passar um dia inteiro andando por aí para tirar boas fotos e, depois, jogá-las no lixo após o revelamento, porque a marca do papel protetor estava visível em todo o negativo.[/size]
Para evitar que o mesmo aconteça com outras pessoas, seria importante descobrir a causa.
MirkoBoeddecker
Para evitar que o mesmo aconteça com outras pessoas, seria importante descobrir a causa.
Concordo.
Acho ótima a ideia dos raios X dos cogumelos chanterelle, mas não acredito muito nisso.
É possível descartar a possibilidade de o filme estar enrolado de forma solta? E o efeito é realmente tão forte na imagem 1 quanto na imagem 12?
Atenciosamente,
Mirko