DennisG
Olá de novo,
Gostaria de experimentar um pouco esta noite com a emulsão multigrade “Rollei RBM3” e com um papel MG da Ilford.
Gostaria de usar meu cabeçote de mistura de cores para controlar o contraste, mas não encontro nenhuma informação da Ilford para o meu ampliador.
Pergunta um
: uso um ampliador Krokus; ele é comparável a algum dos modelos mais comuns? Para que eu possa usar esses valores?
Pergunta dois
: foi fácil encontrar as configurações para os papéis da Ilford, mas infelizmente não encontro nenhuma indicação sobre as proporções corretas da mistura de cores para o controle de contraste no Rollei RBM3.
Posso aplicar aqui exatamente as mesmas configurações da Ilford?
Muito obrigado e uma ótima tarde ou noite a todos.
MirkoBoeddecker
Não sigam à risca essas tabelas de filtros. Elas não passam de ilusão.
Com amarelo, a imagem fica mais suave; com magenta, mais forte. Essa relatividade é importante. Faça uma impressão em cerca de três (adicione um pouco de magenta) e revele a imagem. Depois, observe e decida se quer um resultado mais forte ou mais suave.
Não adianta quase nada saber se você está em 3,25 em alguma SCALA fictícia. Trabalha-se sempre em relação à última impressão de teste.
A única coisa em que essa tabela ajuda é ver quantos valores de filtro resultam em aproximadamente uma gradação. Mas isso também pode ser rapidamente estimado por interpolação. Dica aqui: normalmente, a partir de cerca de 75-80% dos valores de magenta disponíveis, a imagem não fica mais mais dura (desde que os filtros não estejam desbotados). Divida a faixa abaixo disso por três e isso resulta em aproximadamente uma gradação.
?
A Krokus não oferecia cabeçotes de mistura de cores. Provavelmente, seu equipamento possui um cabeçote diferente (Meopta).
?
A fotoemulsão líquida tem controle limitado e a gradação depende da aplicação e do substrato. Nesse caso, qualquer tipo de tabela seria inútil. Proceda simplesmente com base na sua percepção. Está certo quando parecer bom para vocês!
Infelizmente, testar com papel revestido industrialmente e transferir para objetos auto-revestidos não funciona, pois o resultado do seu revestimento estará a anos-luz de distância do papel padronizado.
Portanto, sempre revesta objetos de teste e proceda como descrito acima.
?
Boa sorte!
TR
Olá, a Krokus tinha, de fato, um cabeçote de mistura de cores em seu catálogo:

€
Mas, como o Mirko já escreveu: os valores precisam ser ajustados a olho nu, já que cada negativo apresenta um contraste próprio diferente, devido às condições de iluminação e ao tempo de revelação (no caso de P&B). Para servir de orientação, anotei no meu Krokus os valores aproximados de gradação para cada posição do magenta. Mas isso serve apenas como orientação aproximada.
DennisG
Olá, pessoal, muito obrigado pela resposta detalhada de vocês, está me ajudando bastante. Vou testar isso ainda hoje à noite e terei prazer em compartilhar minhas experiências.
Mais uma pergunta: é recomendável fazer a série de exposições (para determinar a exposição) já com o filtro ou é melhor sem ele? Se for sem, é preciso levar em conta um fator de extensão nas cabeças de mistura de cores, assim como nas folhas de filtro?
Urnes
Sim. Você deve medir diretamente com o filtro, pois os tempos aumentam à medida que o filtro é apertado.
Depois de trabalhar um tempo, você conseguirá estimar o valor do filtro, fazer um teste de extração e, em seguida, ajustar o valor correto.
Atenciosamente, Sven.
DennisG
Olá de novo,
aqui está, como prometido, um resultado de ontem.
De alguma forma, ainda não consegui acertar bem o contraste.
O papel utilizado foi: Ilford Multigrade IV RC DE LUXE
Minhas configurações na cabeça de mistura de cores foram:
Y=0; M=aprox. 65
A imagem ainda está sem muito contraste, mas, na minha opinião, isso não acontece no negativo. O que eu poderia ter feito de diferente aqui?
Exposição por mais tempo e aumento do contraste? Exposição menos longa? Ou diminuição um pouco menor do magenta de novo.
Agradeço qualquer dica para que eu desperdice menos papel da próxima vez. (o papel é realmente caríssimo)
Na imagem anexada, infelizmente meu scanner aumentou o contraste, mas ela se aproxima do original.
Muito obrigado
Gast
Parece que ainda não está totalmente desenvolvido...
DennisG
Na verdade, deveria ser assim: uso Adox ECO NEUTOL, diluição 1+9. Deixei a foto revelar por cerca de 75 segundos.
Como já disse, o scanner aumentou tanto o contraste que tive que reduzi-lo artificialmente. Gostaria de anexar aqui o original digitalizado.
(Aqui, o contraste está claramente muito alto, o que não corresponde à realidade)
TR
Olá, se você quiser que os tons claros fiquem mais separados dos escuros (para aumentar o contraste), é claro que precisa aplicar o filtro adequado. Experimente usar Y 0 e M no máximo.
Urnes
Ao olhar para a foto, diria que o negativo recebeu luz demais na parte inferior. Parece um pouco desbotada e não está exatamente ideal.
Para aumentar o contraste, use mais magenta. Se for preciso, até mesmo o valor máximo. Se todas as suas fotos precisarem de tanto magenta, talvez você precise ajustar o processo de revelação do filme.
Para testar, você deveria comprar um pacote de papel barato, como o Fomatone.
Atenciosamente, Sven.
Morte
Para evitar o desperdício de papel, é preciso fazer tiras de teste. No início, elas podem ser bem pequenas ou estreitas, para que você possa ir se acostumando antes de passar para as partes importantes da imagem em uma tira maior. Só quando o resultado estiver bom é que você deve usar uma folha inteira para fazer uma prova de impressão de verdade.