TiMo
Alguém tem alguma dica sobre como devo revelar o filme KB mencionado acima com o revelador indicado? As fotos não são muito importantes, pois é apenas um teste para ver como as cores ficam no infravermelho. A sensibilidade ASA foi de 100 com filtro vermelho (+3 stops).
Como disse, os negativos não precisam ficar incríveis, só quero ter uma ideia geral do filme. No Digitaltruth, só encontrei valores para sensibilidades bem menores.
Obrigado e um abraço,
Tim
Olivinyl
Olá
É bem simples. Você provavelmente tinha ajustado o medidor de luz da câmera para 100 ASA, não é?
Então você mediu a exposição sem o filtro vermelho IR, colocou o filtro e ajustou a abertura em 3 pontos.
Depois é só fazer o cálculo inverso: 100 ASA – 50 ASA – 25 ASA – 12 ASA. Esse é o seu valor!
Que tipo de filtro vermelho era esse?
O Efke IR100 com um filtro IR de 720 nm funciona entre 6 ASA e 3 ASA. Portanto, ajuste a câmera para 25 ASA e abra 2 ou 3 pontos de abertura.
Pode ser que seu filme esteja sujeito a subexposição em 1 ou 2 pontos de abertura. Portanto, se necessário, reduza o tempo de revelação.
Atenciosamente, Oliver
TiMo
Olá, Oliver,
Mas não tenho os tempos de revelação para esse filme e esse revelador. Por isso, não preciso começar a encurtar o tempo agora, pois não tenho um valor de referência.
Tem certeza de que os tempos de revelação variam linearmente em função da sensibilidade?
A medição da exposição foi feita em TTL.
Atenciosamente, Tim
Olivinyl
Olá, Tim
Se você mediu com TTL e com o filtro, por que abriu a abertura depois da medição?
Que tipo de filtro estava na frente da lente?
EDIT:
Espere aí! Entendi o que você escreveu acima como se você tivesse medido com TTL, ajustado a abertura em 3 pontos e, só então, colocado o filtro.
Aparentemente, você deixou o filtro na lente, mediu o TTL e ajustou a câmera para 100 ASA. Certo?
Então você também realizou a exposição do filme com 100 ASA.
Oliver
TiMo
Olá, Tim
Se você mediu o TTL e o filtro, por que abriu a abertura depois da medição?
Que tipo de filtro estava na frente da lente?
Oliver
Eu não abri a abertura. O filtro vermelho tem fator 8 (=3 aberturas).
Olivinyl
Olá, Tim
Entendi que você não abriu a abertura.
Então, se o filtro for de 8x, ou seja, 3 pontos de abertura, já deve ser um filtro IR de 695 ou 720!
Em que valor ISO você configurou sua câmera? Você fez a medição através do filtro na lente (TTL)?
TiMo
Olá, Oliver,
Não é um filtro IR específico. É um filtro vermelho comum, como aqueles que se usam para filmes em preto e branco normais.
A sensibilidade ASA é 100. A exposição foi medida, naturalmente, com o filtro.
TR
A questão aqui não é como expor o filme, mas como revelá-lo. São duas coisas diferentes. Com a exposição (tempo de exposição), controla-se os detalhes das sombras; com a duração da revelação, controla-se as luzes e o contraste. Quando se mede a luz com TTL, especialmente sob luz solar, muitas vezes a exposição já fica insuficiente. Se você encontrou tempos de revelação para sensibilidades mais baixas ou para uma exposição mais generosa para este filme, então você também pode usar esses (e, por segurança, talvez prolongá-los em 1/4 do tempo). É um equívoco muito comum achar que tempos de revelação mais longos compensam uma subexposição. Com tempos de revelação muito longos, você estraga os detalhes das luzes.
Olivinyl
Olá, Tim
Ah, então é um filtro vermelho, provavelmente da Hoya/Hama, um R8/25; mas, nesse caso, R8 não é o fator de 3x, e sim a designação do modelo.
Então, você precisa revelar o filme a 100 ASA.
Como todos os dados de revelação se referem a 3-6 ASA, eu faria uma revelação em banho fixo em APH. 1+100 a 1+150 por 60 minutos a 20 °C em um tanque de revelação grande com 500 ml. Isso deve funcionar.
TiMo
Olá, T.R. e Oliver,
Na verdade, eu só queria saber se alguém tem tempos razoavelmente confiáveis para essa combinação de filme e revelador. Os tempos indicados no Digitaltruth para o RODINAL e esse filme não me parecem muito comprovados. Seguindo essas recomendações, eu teria programado meu revelamento em 1+50, 13 minutos.
TiMo
Ah, então é um filtro vermelho, provavelmente da Hoya/Hama, um R8/25; mas, nesse caso, R8 não é o fator de 3x, e sim a designação do modelo.
Então você precisa revelar o filme a 100 ASA.
Olá, Oliver,
é um filtro da Marumi. Fator de filtro 8.
Olivinyl
A questão aqui não é como expor o filme, mas como revelá-lo. São duas coisas diferentes. Com a exposição (tempo de exposição), controla-se os detalhes das sombras; com a duração da revelação, controla-se as luzes e o contraste. Quando se mede a luz com TTL, especialmente sob luz solar, muitas vezes a exposição já fica insuficiente. Se você encontrou tempos de revelação para sensibilidades mais baixas ou para uma exposição mais generosa para este filme, então você também pode usar esses (e, por segurança, talvez prolongá-los em 1/4 do tempo). É um equívoco muito comum achar que tempos de revelação mais longos compensam uma subexposição. Com tempos de revelação muito longos, você estraga os detalhes das luzes.
Isso é óbvio, mas quando se pergunta sobre o tempo de revelação, é preciso primeiro saber como o filme foi exposto. No caso do Tim, o filme foi exposto na sensibilidade nominal. Pelo uso do filtro vermelho R25, eu daria ao filme 1/3 de stop, ou seja, ajustaria a sensibilidade para 80 ASA.
@ Tim: Para um filtro vermelho “normal”, você não precisaria ter desperdiçado um Efke IR820. Você teria obtido o mesmo efeito de forma mais econômica com Agfa ASP 400S / Retro 400S / Superpan 200S etc., ou seja, com filmes superpan-cromáticos.
Os filmes IR de verdade só se tornam interessantes com filtros a partir de 695 nm. É aí que você chega aos valores de ASA de 6 a 1,5
Qual é a referência do filtro Marumi? MC-R2?
AGFA ASP 400S @ 200 ASA Xtol 1+2 15 minutos 20 °C Filtro vermelho Hoya R8/25
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Abraços, Oliver
TiMo
Qual é a referência desse filtro Marumi? MC-R2?
Exatamente.
Olivinyl
Qual é a referência desse filtro Marumi? MC-R2?
Exatamente.
Então, esse filtro é igual ao 25A / R8 - vermelho claro
Atenciosamente, Oli