Olivinyl
Olá a todos,
Hoje resolvi experimentar a técnica de “secagem de alto brilho”... mas acabou ficando só na tentativa, pois não obtive sucesso.
Queria dar um brilho a algumas fotos de teste que não fossem tão importantes.
Entendi que a secagem de alto brilho não é fácil, mas não está dando certo de jeito nenhum!
Meu procedimento: fotos banhadas em Mirasol 1+400. Deixei escorrer e coloquei sobre a chapa espelhada com o lado revestido para baixo.
A prensa tinha uma temperatura superficial de 82 °C (medida com termômetro infravermelho). Desliguei da tomada (infelizmente não há controle de temperatura na prensa — ainda não, será instalado posteriormente).
Limpei a folha espelhada, alisei as fotos com um rolo de borracha, coloquei na prensa e passei as tiras de tecido por cima. Mantive a temperatura entre 78 e 80 °C ligando e desligando a máquina. Um leve estalo após cerca de 2 minutos e... a borda se soltou um pouco e o resto da emulsão grudou impiedosamente na superfície de alto brilho!
Limpei a superfície de alto brilho com detergente, com álcool puro, com limpador de vidros, com a ajuda de um pano de microfibra. Também alisei as imagens quando estavam completamente molhadas. Sem sucesso.
Não totalmente, a área que se soltou por conta própria tem, pelo menos, um belo brilho!
A chapa espelhada está absolutamente limpa e sem imperfeições (ligeiros traços de limpeza).
Tentei com papel Agfa antigo, Orwo, Webaphot. Nada. Sem sucesso.
Já pensei em polir novamente a superfície da placa com um polidor/selante sem abrasivos. Exceto por leves marcas de limpeza, a folha está impecável e limpa!
Li em algum lugar que pode ajudar tratar a superfície com talco e soprar o resto para fora.
Abraços, Oliver
MirkoBoeddecker
Hmmmm, eu tentaria secar por mais tempo.
Se ainda estiver pegajoso, é porque ainda não secou.
Você também pode trabalhar só com o filme plástico, sem ligar o aquecimento da prensa, e deixar tudo descansando durante a noite.
Atenciosamente,
Mirko
Wolf_XL
...Você diluiu o Mirosol de forma incorreta — a diluição 1 + 400 é para filmes — para papel baritado, a diluição indicada é 1 + 40...
veja aqui
piu58
Isso já dá para ver na película depois de um tempo, pois ainda não estava completamente seca. O problema com a secagem de alto brilho são as chamadas “manchinhas”. Na época, nunca consegui resolver isso. Sempre apareciam uma ou duas na foto.
Olivinyl
Olá a todos,
parece que o problema número 1 já está resolvido: não usar o Mirasol na diluição 1+400, mas sim na diluição 1+40.
Atenciosamente, Oliver
Olivinyl
Olá a todos,
Bem, o Mirasol na diluição 1+40 não conseguiu resolver o problema, nem mesmo uma “dose” de álcool puro.
Fui até a minha oficina entre o almoço e o café e peguei o “Nevr-Dull”. São fibras de algodão embebidas em um produto de polimento. Eu uso esse produto regularmente para polir as peças cromadas e as rodas de alumínio do meu carro antigo.
Primeiro, testei-o na borda da chapa do espelho e não deixou mais arranhões. Assim, polir toda a chapa.
Depois, repolir com um pano de algodão e limpar a superfície com álcool.
Milagre, funciona!
Após cerca de 5 minutos, ouve-se um estalo e as imagens se soltam da chapa de alto brilho sem esforço. Sem quebra de borda e sem aqueles pontinhos que me incomodam.
Só o papel Webaphot não quer fazer o que eu quero. Como tem a espessura de um cartão, leva uns bons 10 minutos, mas fica com alto brilho apenas no meio; o resto, infelizmente, permanece fosco. O AGFA Brovia, um papel bem mais antigo e de espessura semelhante a cartolina, ganha brilho até a borda sem dar trabalho.
Fiz vários testes e não faz diferença se a chapa é limpa com limpador de vidros ou com álcool antes de colar as imagens; ambos funcionam muito bem. Eu sempre dou um polimento na chapa com um pano de microfibra antes de colar as imagens.
Não entendo por que o papel de espessura de cartolina não funciona. O pano também fica bem firme sobre as imagens.
Abraços, Oliver
Quase me esqueci: quando funciona, fica realmente muito bonito!
Wolfgg
Quando começar a ouvir um estalo, o papel começa a se soltar da folha. Só quando o estalo parar é que ele se soltou completamente por conta própria e está pronto. Não abra a prensa antes da hora.
Papelões mais grossos precisam de uma forte pressão do pano de tensão; caso contrário, eles se curvam e se soltam da folha antes da hora.
Prepare o Mirasol com água destilada, pois o calcário prejudica o brilho intenso.
Antigamente, havia uma dica secreta com álcool: mergulhar a imagem nele e amassar resultava no melhor brilho.
Atenciosamente, Wolfgang