wolfmark
Olá, pessoal do fórum,
Comprei um Rajah 5 no eBay. Na verdade, entendo bastante de ampliadores, mas essa coisa está me deixando louco. Alguém aqui poderia me dizer como faço para tirar a base da lente para limpar ou trocar as lentes? Tem um tipo de arame frágil que abre a base talvez um milímetro. Mas não consigo enfiar um pano de 9x12 ali, muito menos tirar o pó. Se alguém tiver um manual de instruções, ficaria muito grato se pudesse enviar uma digitalização.
Desde já, obrigado e um grande abraço,
Markus
wolfmark
Já consegui puxar a plataforma para a frente. As molas de pressão estavam totalmente enferrujadas. Parece que ainda tenho trabalho pela frente. O acabamento martelado está descascando, e por baixo há ferrugem.
O que vocês fariam: aplicariam um conversor de ferrugem e repintariam as áreas danificadas com pincel, ou mandariam jatear com areia a coisa toda (claro, sem os vidros)?...........ou talvez jogassem no lixo e comprassem um Laborator ou um Fujimoto 450??? A plataforma de projeção já parece bem velha, nada a ver com o meu Varioscop.
Ainda nem me apresentei:
Tenho 43 anos e revelei minha primeira foto em preto e branco no laboratório da escola há quase exatamente 30 anos e, desde então, na verdade, nunca parei com a fotografia analógica em preto e branco. Nos últimos anos, por causa dos filhos, não tive muito tempo para o laboratório e agora já se acumularam alguns negativos que precisam ser ampliados. Além disso, quero experimentar o grande formato (por isso também o Rajah).
Atenciosamente,
Markus
Urnes
Olá, Markus,
isso depende totalmente da sua motivação e do seu orçamento. Afinal, o Rajah 5 tem uma mesa de negativos grande, que acomoda o formato 4x5. Eu já tive o modelo menor para 9x12, mas em melhor estado. Comprei-o barato e, para começar, estava bom. Se você gosta de tecnologia antiga e sabe fazer as coisas sozinho, ou tem alguém que possa fazer algo por um preço acessível, tudo bem. Só precisa avaliar se vale a pena economicamente (ou por paixão). Mas Fujimoto, Durst ou De Vere são de outro nível. Se você estiver procurando algo mais novo, lembre-se sempre dos acessórios; se não servirem ou se faltar alguma coisa, pode acabar custando um pouco mais. Você conhece o fórum de grande formato? http://www.grossformatfotografie.de/ É sempre uma boa fonte de informações.
Atenciosamente, Sven.
wolfmark
Olá, Sven,
obrigado pela sua resposta. Também comprei a Rajah num leilão por uma pechincha. O vendedor era daqui da vizinhança. Mas ele não entendia nada do assunto e não descreveu o aparelho corretamente (supostamente em pleno funcionamento). Bem, sem a placa da lente e com a mesa de imagem enferrujada e emperrada, a ampliação não dá muito certo. Eu deveria ter dado uma olhada no aparelho antes.
Quanto ao grande formato, vejo isso mais como um projeto de longo prazo, então não tem pressa. Antes de investir muito tempo e dinheiro nessa porcaria, prefiro fotografar com a Hassi e ampliar com o Varioscop.
Talvez eu também reserve um pouco de dinheiro e compre uma Kienzle nova. Assim, espero que fique tudo tranquilo e as peças de reposição também não sejam um problema.
Atenciosamente
Markus