Olá, Oliver,
por recomendação de outro fórum de fotografia analógica, comprei o
Osram Decospot LED 80003 vermelho (230 V, disponível com soquete de encaixe ou rosca E14)
. Fiz o teste de véu com ADOX MCP e Ilford MG IV sob iluminação indireta: funciona muito bem.
Atenciosamente,
Volker
Eu também já tinha me informado e comprei essa lâmpada da Osram.
Obrigado por mais um relato de experiência.
Além disso, ganhei um ajustador de nitidez da Hama. Já testei em um “treino a seco”. Vamos ver como ficam as cópias focadas a olho nu em comparação com as feitas com o ajustador de nitidez.
EDIT:
Bom, ganhei mais uma pilha de Ilford Multigrade MG IV em 10x15 e encomendei Adofix e Adotol NE ao anfitrião. Assim, no fim de semana posso passar algumas horas na “cozinha” e praticar um pouco.
Se os movimentos estiverem certos, vou encomendar mais ADOX MCP.
A propósito, eu descartaria o Calbe A300; ele talvez ainda funcione, mas é pouco prático devido aos longos tempos de fixação. Um fixador rápido moderno é bem melhor.
Já preparei o A300 na dosagem completa (1 sachê para 1.000 ml) e usei como fixador de papel. Ele realmente pifou bem rápido. Fixei com ele cerca de 30 folhas de 9×13 e 3 folhas de 18×24, e depois, fixar uma tira de filme (não Tmax) como teste já demorou mais de 15 minutos!
Atenciosamente, Oliver