Olá a todos,
Gostaria de fazer uma pergunta sobre o uso de reveladores e fixadores para negativos em preto e branco.
Sobre o revelador:
Se, por exemplo, eu preparar RODINAL/ADONAL numa diluição de 1+25 e tiver dois rolos de 35 mm na minha lata, posso simplesmente usar essa diluição para os dois rolos, bastando encher a lata com a quantidade correspondente de revelador?
Sobre o fixador:
No
Tetenal Superfix, na loja online FOTOIMPEX
, a descrição indica a seguinte
diluição: 1+9 = 10 litros de solução. Capacidade: 2 m² de papel fotográfico e 10 filmes por litro de solução. 1000 ml
?
Com a solução de 1 litro, quer-se dizer 100 ml de fixador + 900 ml de água (= 1 litro de solução), certo? Isso significa que posso fixar 10 filmes com essa solução de 1 litro e 100 filmes com a solução da garrafa inteira (ou seja, 10 litros), certo?
O mesmo vale para o revelador: se eu tiver dois filmes de 35 mm na lata e encher de acordo com isso, isso conta, logicamente, como dois filmes, correto?
Agradeço antecipadamente e cumprimentos
. Adendo
: Mais uma coisa sobre a temperatura:
É importante/necessário que todos os produtos químicos, incluindo a água, estejam na mesma temperatura na lavagem posterior, ou basta ter o revelador a, por exemplo, 20 °C, e o banho de parada, o fixador e o agente umectante podem ser preparados simplesmente com água fria da torneira?
Já li vários textos e assisti a vídeos em que ou todos os líquidos eram aquecidos a 20 °C, ou apenas o revelador era aquecido e os outros produtos químicos/a água não eram mais aquecidos.