Wolf_XL
...e por quanto tempo devo deixar o CHM 100 de molho no FX-39? Não consigo encontrar nada sobre isso — nem na internet, nem na embalagem. O Digitaltruth também não dá nenhuma informação... Alguém tem alguma ideia???
Lichtjahr
...quem sabe ler, que leia...
„
Citação da descrição do filme da FOTOIMPEX:
„
"O CHM 100 pode ser submetido à mesma exposição e revelação que o APX 100 "NEW", o RPX 100 e o Kentmere 100."
„
A vida pode ser assim tão simples :spudnikheadstand:
Wolf_XL
...não é bem assim — o digitaltruth não faz distinção entre APX e APX new, e, no caso dos RPX, como eu mesmo constatei, aparentemente há duas emulsões diferentes em circulação. E quanto à Kentmere — veja a captura de tela. Entretanto, já sei qual é o tempo de revelação para o FX-39, mas esse tempo difere consideravelmente do tempo indicado pela digitaltruth para o RPX (5,5 min vs. 7,5 min). O que, aliás, confirmaria minha suposição sobre as diferentes emulsões do RPX...
€
P.S.
€
...e para completar a confusão, na embalagem do filme está escrito que o filme no FX-39 pode ser submetido à exposição de 160 ASA — sim, sim, tão simples quanto a vida... :lol:€
grommi
Sim, infelizmente, os RPX são um assunto complicado. É preciso partir do princípio de que, atualmente, todos os filmes OEM da Harman/Ilford são absolutamente idênticos aos Kentmere 100 e 400, ou seja, CHM, APXnew, RPX e quaisquer outros que possam existir. Por isso, para mim, os RPX tornaram-se dispensáveis hoje em dia.
€
No caso dos Agfaphoto (não AGFA!!) APX, o “new” já foi retirado; agora eles se chamam apenas APX e são idênticos aos Kentmere, o que também fica evidente nos 10 minutos de revelação do 100 em RODINAL 1+50. Eu mesmo comparei os Kentmere e os Agfaphoto APX, e eles são gêmeos idênticos. O mesmo vale para os atuais RPX 400, agora também idênticos aos Kentmere 400.
€
Os filmes originais da AGFA-Leverkusen parecem não estar mais listados no Massive Devchart. Lá é mencionado expressamente “Agfaphoto”, e isso não é a antiga AGFA. Os tempos para SILVERMAX e SCALA me deixam um pouco perplexo; eles deveriam ser idênticos ao antigo AGFA APX 100, não é?
€
Com o APX 100 (novo), aliás, também chego a quase 200 ASA reais no Caffenol-C; os 160 no FX-39 me parecem plausíveis.
Wolf_XL
...entretanto, revelei o filme em FX-39 com uma densidade de 7:30 — e, na minha opinião, ficou muito bom. A câmera estava ajustada para 100 ASA — e, pelo que parece, se tivesse usado 160 ASA, teria errado feio...