TiMo
Tenho uma lente que está com mofo por dentro e da qual, na verdade, não preciso; ou melhor, dá para encontrá-la em melhor estado por um preço bem mais acessível. Por isso, decidi abri-la e fazer algumas experiências.
A peça já está desmontada. Só não consigo chegar ao local onde está o mofo. Já procurei por desenhos de explodidos dessa lente, mas não encontrei nada. Lentes semelhantes diferem exatamente no ponto em que não consigo avançar.
Suponho que seja possível desaparafusar a parte frontal. Mas não consegui avançar com o cone de borracha; não importa em que ponto eu tenha tentado. É claro que também é bem possível que a conexão aparafusada esteja muito firme.
Se alguém tiver experiência com isso, agradeço dicas.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
AchimBauer
Konban Wa Timo San,
Também não entendo muito dessa lente, mas faço parte daquelas pessoas que gostam de desmontar coisas antigas só por diversão e para ver como a coisa funciona.
Por isso, na primeira foto, o que eu acho que você chama de cone de borracha teria duas ranhuras finas se fosse projetado para ser aparafusado. Suponho que a abertura posterior não esteja prevista, e que o cone esteja encaixado à pressão, podendo ser retirado apenas com um truque especial, se é que isso é possível. Se não fosse uma peça de mecânica de precisão e não houvesse o risco de a resina com que as lentes estão coladas derreter, eu faria como com peças de motor: colocaria no forno para que o metal se expandisse e o cone caísse. Aqui, no máximo, poderia-se tentar inserir uma ferramenta fina entre o cone e o metal e, com uma segunda ferramenta, girar ao redor, de forma semelhante à troca de pneus.
Mas o diagnóstico à distância é sempre difícil.
Go-kigen`yo Achim
TiMo
Olá, Achim,
Por “cônico de borracha”, eu me referia a uma ferramenta. Com ela, é possível soltar conexões aparafusadas pressionando o cônico, por exemplo, contra o anel que geralmente se encontra na parte frontal das lentes, e girando-o.
Não consigo imaginar que a lente esteja colada. Antigamente, eles não faziam porcaria dessas.
Atenciosamente,
Tim
AchimBauer
Olá, Tim,
A colagem de lentes é uma prática antiga; antigamente, isso era feito com resina, um material semelhante ao usado em microscopia para embebê-las em preparações. Esse costuma ser também o local onde o fungo vive, pois ele não consegue sobreviver apenas de ar e amor.
A colagem é uma necessidade de construção quando duas lentes precisam ser montadas vidro sobre vidro. Isso não significa, portanto, que todas as lentes sejam coladas.
Atenciosamente, Achim
TiMo
Olá, Achim,
parece que te entendi mal. Não me referia à colagem das lentes propriamente ditas, mas sim da caixa. Tenho quase certeza de que dá para abrir ainda mais. Só não sei exatamente onde. Na parte da frente, na área estriada, dá para ver três pontos onde há um degrau. Em um desses pontos, com certeza dá para abrir a coisa.
Atenciosamente, Tim
AchimBauer
Olá, Tim,
Bem, quando olho para a foto da parte da frente, vejo um ponto na parte superior e não sei o que é. Pode ser uma rosca vazia, mas também pode ser que haja algo lá dentro. Se tiver algo lá dentro, desaparafuse; pode ser um dispositivo anti-giro que impede que o anel cinza brilhante seja desaparafusado. Tive algo assim na lente de uma câmera de vigilância quebrada que encontrei no lixo e com a qual eu queria fazer um projeto.
Se não for isso, eu tentaria o primeiro anel preto fosco.
Se a lente não for mais necessária, chegaria a um ponto em que recorreria a medidas mais drásticas, como spray? (em uma lente, a gente acaba estragando mais do que consertando) ou ferramentas pesadas, serrar ranhuras para parafusar etc., para ganhar experiência para outros casos.
Mas se as peças estiverem realmente aparafusadas e não encaixadas à pressão — nunca se sabe o que eles inventaram para economizar —, deve dar certo.
Talvez valha a pena tentar dar uns puxões bruscos com o cone de borracha, se a rosca estiver emperrada. Depois das primeiras sacudidas, muitas vezes fica mais fácil girar.
Atenciosamente, Achim
Wolfgg
A maioria das lentes de distância focal fixa é composta por duas montagens de lentes: uma à frente do diafragma (e do obturador, no caso de lentes com obturador central) e outra atrás. Na parte frontal, os projetistas preferem não deixar parafusos visíveis, o que geralmente é conseguido por meio de um anel de cobertura giratório (o pseudo-para-sol preto). Nesse caso, recorte um anel de borracha adequado, de preferência de borracha de sola de sapato (que tem boa aderência), coloque-o sobre o anel de plástico, coloque algo redondo com diâmetro aproximadamente igual sobre ele para girar (tampa de garrafa adequada, pedaço de tubo ou algo semelhante) e gire na direção contrária ao ponteiro do relógio. Preste atenção a um eventual parafuso de segurança no anel de ajuste de distância, que também pode estar escondido sob a borracha de apoio do anel de distância.
Atenciosamente, Wolfgang
Commander8x
Oi,
Mandei limpar a minha em uma oficina.
Enquanto navegava pela internet, encontrei estas (embora sejam principalmente sobre a f/2.8):
http://akikorhonen.org/projects.php?action=view&id=774
http://www.jedi.com/obiwan/photo/nikon55-28.html
http://rick_oleson.tripod.com/index-102.html
http://conradhoffman.com/MicroNikkor55.html
A última foto aqui parece que o anel na parte frontal foi desaparafusado pela frente?
E aqui ( http://photo.net/nikon-camera-forum/00Fg74 ) diz:
"desaparafusar o anel de montagem da lente era a solução"
Boa sorte, Matthias
TiMo
Obrigado pelos links, Matthias. Infelizmente, a versão 2.8 tem um design diferente da minha. Não vale a pena consertar, porque pelo mesmo preço eu poderia comprar a lente duas vezes.
Mas agora já deu certo. Foi relativamente fácil quando coloquei a tampa de borracha não na parte plana da frente, mas um pouco mais para dentro; onde o material é fosco. O atrito é maior ali.
Na segunda foto dá para ver o elemento virado e ainda mais desmontado.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO][ANEXO NÃO ENCONTRADO]
PS:
@ Wolfgang: Tenho cones de borracha de vários diâmetros. Eles podem ser vistos na primeira foto. Geralmente dá para trabalhar muito bem com eles.
@ Achim: O buraco é de um parafuso; mas ele serve como batente para um anel externo, que já foi removido aqui.