TiMo
É possível determinar com bastante facilidade se o fixador é adequado para filme observando o tempo de clarificação. Para papel, esse mesmo teste terá menos valor. Li que, no escuro, deve-se mergulhar metade de uma tira de papel fotográfico no fixador; depois, acender a luz, lavar a tira e colocá-la no revelador. Se a metade que ficou no fixador permanecer branca, o fixador e o tempo estão corretos. Tentei isso e, em uma ocasião, mantive a tira no revelador por apenas 5 segundos, e ela permaneceu branca após o revelamento. Portanto, parece que o teste não funciona.
Existe outra possibilidade? As tiras de teste que se podem comprar não valem a pena, na minha opinião. Também não se trata de economizar dinheiro com o revelador, mas sim de minimizar o incômodo do descarte.
O ideal, claro, seria um teste relativamente rápido, que pudesse ser feito rapidamente antes de começar uma sessão na câmara escura.
Obrigado e um abraço,
Tim
piu58
Método mais simples:
Contar. Um litro de fixador rápido é suficiente para 20 m² ou 15 m² de papel barita. Isso varia um pouco de produto para produto, mas deve estar indicado na embalagem. Você pode converter isso em equivalentes de papel do tipo mais utilizado. No meu caso, é 18x24. Assim, com um litro de concentrado dá para processar 450 folhas de PE. Se há diluição na proporção de 1+4, um litro de solução de trabalho é suficiente para um quinto disso, ou seja, 90 folhas. Além disso, faz-se uma lista com riscas. Se for usada uma folha de 24x30, são apenas 2 riscas. Não precisa ser exato ao centésimo.
Tandemfahren
Oi, Tim, Uwe,
vocês estão certos quanto à contagem, mas se quiserem minimizar a quantidade de fixador a ser descartada, é preciso fazer uma dupla fixação. Nesse caso, a concentração depende apenas do primeiro banho, e ela pode chegar a 1,5–2 g/litro (!).
Para isso, eu uso os rolos de papel. Se eu não fosse tão preguiçoso, anotaria a quantidade de papel que o banho consegue processar até então e trocaria o banho sempre após esse número de folhas.
Mas aí os rolos de papel acabariam estragando... :-)
Talvez alguém tenha números sobre quanto menos fixador precisa ser descartado (eu diria que um fator de 3).
O preço do fixador não é exorbitante, isso está claro. O que me interessa principalmente é a qualidade constante da fixação, e isso só o duplo fixador consegue. Porque eu sempre retiro minha folha de um fixador praticamente novo, sem impurezas.
Mas acho que o Tim já faz isso mesmo. Devo te enviar alguns rolos de fixador na carta para T.?
Divirta-se
Frank
TiMo
Haha, Uwe, o bombeiro dos fóruns. Quase sempre a primeira a responder. Você deveria lançar um livro sobre a prática da fotografia.
Contar é uma boa ideia, estava nos planos, mas acabei esquecendo. Infelizmente, a descrição do Adofix não é muito precisa (PE ou barita) e as informações se misturam sem qualquer clareza. Por isso, eu gostaria de ter verificado isso por conta própria.
Oi, Frank,
que bom ter notícias suas ;)
Seguindo sua recomendação, eu sempre faço dupla fixação em filme e papel. Se você puder me dar algumas tiras de teste, ficaria muito feliz. Assim, posso determinar a quantidade. Continuamos por e-mail.
Então, o método com a tira de papel não é adequado?
piu58
Então, o método da tira de papel não serve?
Ainda não li essa recomendação em lugar nenhum.
Mas o que você pode fazer é guardar pedaços de filme e medir o tempo de clarificação no fixador de papel. É claro que precisa ser sempre o mesmo tipo de filme, ou seja, o seu filme favorito. Se o tempo dobrar, o fixador está esgotado.
Otto
O teste mais confiável é o teste do iodeto de potássio:
http://www.fotografie-in-schwarz-weiss.de/sw-fotografie/tipps-tricks/29-prozesskontrolle.html#toc_1032
Atenciosamente,
Otto!
TiMo
Obrigado pela dica, Otto.
Infelizmente, é praticamente impossível encontrar produtos químicos por aqui, por isso procurei uma maneira de fazer um teste com o material que já tenho à disposição.
Otto
Sim, mesmo nas grandes cidades não há mais nenhuma loja que se dedique principalmente à fotoquímica. É preciso aceitar isso. Sem o comércio por correspondência, um laboratório fotográfico em preto e branco praticamente não dá mais para funcionar. Na minha opinião, o teste do iodeto de potássio é um dos testes mais importantes no laboratório. Quando as impressões se deterioram após cerca de 2 a 3 anos e se pensa em todo o trabalho desnecessário que é preciso para conseguir substitutos, o teste do iodeto de potássio é uma brincadeira de criança.
Para a fotoquímica, há duas possibilidades:
- Ligar para as farmácias num raio de cerca de 30 km (graças à Internet, não é uma tarefa difícil)
- Compras por correspondência em lojas de outras regiões
Se você processa papel baritado regularmente, deve encomendar também sulfito de sódio para
auxiliar na lavagem.
Atenciosamente,
Otto!
TiMo
Se eu morasse na Alemanha, não seria problema. Mas aqui é difícil conseguir produtos químicos puros. Parece que não confiam na capacidade dos cidadãos de lidar com eles.
Eu compro meus materiais na Impex. Lá, sabemos que o dinheiro é reinvestido em projetos que beneficiam nosso hobby.
Saudações de Tóquio
Tim
PS: Site muito informativo (www.fotografie-in-schwarz-weiss.de)! Obrigado por isso, Otto.
Gucker
Estou testando meu fixador seguindo as instruções do livro "Larry Bartlett's Black and White Photographic Printing Workshop": realiza-se a exposição do filme normalmente; para isso, fotografei uma superfície branca; em seguida, rebobinei o filme no cartucho e o guardei na caixa opaca. Corta-se uma pequena tira do filme e mergulha-se metade dela no fixador recém-preparado; anota-se o tempo até que a metade mergulhada fique totalmente transparente (no meu caso, geralmente 20 a 25 s). Se repetir o teste com esse fixador quando ele estiver em uso, percebe-se que o tempo até a clarificação fica cada vez mais longo; de acordo com o livro, deve-se descartar o fixador assim que o tempo for mais do que o dobro do tempo do fixador recém-preparado (ou seja, no meu caso, mais de 50 s).
michael-kielgmxnet
Mas não é preciso fazer a exposição do filme de teste antes. Como, de qualquer forma, não há revelação da imagem de prata nesse teste, não importa se há ou não uma imagem latente.
Edit diz: devido à exposição dos números dos negativos no filme, já existe uma imagem latente, mesmo que apenas nas bordas.
HenningH
Edit diz: como os números do negativo são impressos no filme, já existe uma imagem latente, mesmo que apenas nas bordas.
Henning pergunta: Vocês fazem esse teste no escuro?
Tandemfahren
Oi,
Você não precisa fazer o teste no escuro. Afinal, o filme não vai ser revelado. Por isso, os números das bordas também não importam.
Ainda assim, acho que é recomendável guardar o filme de teste protegido da luz, pois a exposição prolongada à luz altera a emulsão mesmo sem revelação.
Eu, pessoalmente, uso rolos de medição e fixação dupla. Não há jeito mais seguro e limpo.
Saudações da Alta Baviera
Frank